35 Semanas de Gestação – Crescimento do bebê e Dica para mães


Cada semana da gestação traz consigo uma série de novidades e uma pitada a mais na ansiedade dos papais para ver o rostinho do bebê, assim como com 35 semanas de gestação, quando o bebê completa 8 meses.

Então, para saber um pouco mais sobre essa etapa do desenvolvimento de uma gestação, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

Como o bebê está crescendo com 35 semanas de gestação

A partir das 35 semanas de gestação os movimentos do feto dentro do útero já começam a ficar um pouco distintos. Isso porque ao invés de chutes a mulher passa a sentir uma espécie de “rolamento”, pois o espaço para a  movimentação está cada vez menor.

A essa altura o bebê já tem os rins completamente desenvolvidos e começando a funcionar. Os demais órgãos estão praticamente todos formados. Desse momento em diante, a principal tarefa do organismo do bebê será a de ganhar peso.35 Semanas de Gestação


1 – Menos saltos mortais: Ele é muito confortável em seu útero, mas ainda está fazendo muitos chutes

2 – Ele pode processar seus próprios resíduos: Seus rins estão completamente desenvolvidos e seu fígado está funcionando.

3 – Seu útero expandiu 15 vezes: O que significa que os ácidos do estômago podem ser apoiados no esôfago, levando a azia

Além disso, essa fase de seu desenvolvimento o bebê já está pronto para mamar. Ele já apresenta prontos os movimentos reflexos, tal como a sucção.

Com isso, a vida fora do útero já está praticamente garantida, não parando de crescer e ganhar peso nem um só minutos até o dia do parto.

O que a mãe está sentindo (Sintomas)

Nessa fase a mulher já se sente enorme, como se não tivesse mais para onde se desenvolver. Isso é normal visto que o útero já cresceu cerca de mil vezes em relação ao tamanho que tinha antes da gestação e está pressionando as suas costelas.

No entanto, a boa notícia é que o ganho de peso da mãe já está praticamente no limite, ou seja, já engordou tudo o que deveria, cerca de 11 a 13kg.

Nessa fase as consultas com o médico obstetra tendem a acontecer a cada 15 dias. O teste para streptococo do tipo B pode ser solicitado. Esse exame serve para identificar a presença de um microrganismo prejudicial ao bebê, que pode ser combatido com o uso de um antibiótico no momento do parto.

Tamanho e peso do bebê com 35 semanas de gestação

Com 35 semanas de gestação o bebê já está pesando cerca de 2,4kg e apresenta um comprimento de 45 centímetros. Passando a ficar com pouco espaço para se movimentar no útero.

Dica para as mães

A primeira coisa que a mulher com 35 semanas de gestação deve fazer é instituir um tempo para descanso. Faça isso especialmente depois do almoço, para que se sinta mais disposta.

Além disso, é importante já ir deixando tudo organizado, tanto em casa quanto no trabalho, pois não há como saber quando uma parada pode ser necessária.

Tente se preparar o melhor possível, mas não se estresse com detalhes pois estar tranquila é o mais importante para que tudo dê certo. Isso te ajudará a enfrentar essa reta final com mais segurança.

Nessa fase a mãe também pode passar a estimular os 5 sentidos do bebê, visto que eles já estão completos. Isso pode ser feito com uma massagem na barriga, uma música relaxante e até mesmo o som da própria voz.

Lembre-se que esse estimulo e interação prematuros são essenciais para o desenvolvimento emocional e saudável da criança.

Caso a mãe tenha outros filhos, uma excelente dica é separa um tempo do dia para dedicar a eles. Aproveite para explicar de forma natural sobre a chegada do irmão ou irmã.

Deixe ainda que eles ajudem a arrumar coisas do bebê que vai chegar, que toque a barriga e também que falem com o bebê no útero. Isso tudo será importante para a vida de ambos depois.

Pergunta dos leitores

35 semanas de gestação são quantos meses?

As 35 semanas de gestação corresponde a 8 meses. Essa é a fase em que o bebê já está totalmente formado e sua aparência já é bastante próxima a que terá no momento do nascimento. O que muda é que ele ainda vai ganhar um pouco de peso.

Um bebê com 35 semanas de gestação pode nascer?

Por definição, a criança com menos de 37/38 semanas é considerada prematura. Podem haver complicações visto que os pulmões do bebê só ficam maduros para respirar por volta das 37 semanas.

Sendo assim, caso a mulher entre em trabalho de parto, pode ser necessária a utilização de corticoides para acelerar a maturação pulmonar do bebê, melhorando suas condições de vida fora dó útero.

Com 35 semanas de gestação é normal ficar com a barriga dura?35 Semanas barriga dura na gestação

Normalmente quando a barriga fica dura após a 20ª semana de gestação, nada mais é do que o processo de treinamento do útero, chamado de contrações de Braxton Hicks.

Essas contrações podem acontecer diversas vezes por dia e, normalmente, não causam dor nem incômodos. Muitas grávidas sequer percebem que elas estão acontecendo.

Esse endurecimento é mais comum à noite, quando a mulher está em repouso. Não é preciso fazer nada quando isso acontecer, pois é algo normal e esperado.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece com a mulher e o feto quando chega nas 35 semanas de gestação. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *