33 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas!


Cada dia e semana de uma gestação é marcada por algo importante visto que o desenvolvimento da gestação é rápido e o bebê se prepara para nascer a cada dia que passa. Isso vale para as 33 semanas de gestação, quando provavelmente o bebê irá se encaixar para o nascimento.

Então, para saber um pouco mais sobre essa fase, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê está se desenvolvendo com 33 semanas de gestação

Ao chegar nas 33 semanas de gestação o desenvolvimento da audição está praticamente completo e o bebê já distingue claramente a voz da mãe das demais, e isso funciona como um calmante natural.

Além disso, mesmo sendo acostumado com o batimento cardíaco e o som da digestão da mãe, o bebê pode se assustar com algum tipo de som mais grave que seja desconhecido.


É nessa etapa também que pode haver o início do posicionamento para o parto, ficando de cabeça para baixo e o médico irá passar a monitorar esse posicionamento a partir de então.

33 Semanas de Gestação fotos

No entanto, para quem já teve outras gestações, é possível que o encaixe só aconteça na semana anterior ao parto sendo que em algumas mulheres isso podo ocorrer justamente no início do trabalho de parto.

Algo que muitos pais gostam de ver é que em algumas ultrassonografias já é possível ver os dedinhos do bebê se movimentando nas imagens.

Com 33 semanas de gestação o líquido amniótico já chegou no limite máximo es se a gestação for gemelar, é bem provável que o parto aconteça em seguida, pois a maioria acontece antes das 37 semanas nesses casos.

Algo muito interessante é que a cabeça do bebê ainda está um tanto flexível, visto que os ossos não se fecharam completamente, e isso facilita sua passagem pelo canal do parto.

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Ao chegar nas 33 semanas de gestação o desconforto ao se alimentar pode ser grande. Visto que o tamanho do útero faz com que o mesmo pressione as costelas e o estômago.

No entanto, quando o bebê encaixa na posição de parto é possível que esse desconforto diminui. Visto que ele fica mais para baixo, fazendo menos pressão.

Também podem aparecer cólicas e uma leve caminhada e respiração podem ajudar a amenizar o problema. Ajudando a diminuir a contração.

O inchaço nos pés e mãos também tende a ser cada vez maior. Se manter hidratada é a melhor solução para amenizar o problema. No entanto, se i inchaço acontecer de forma repentina, com muita retenção, é importante comunicar ao médico imediatamente pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

Mais do que o inchaço, as dores nas costas e nas pernas também se tornam cada vez ais presentes e por isso é importante se alongar e relaxar o corpo sempre que possível.

Tamanho e peso do bebê com 33 semanas de gestação

Ao chegar nas 33 semanas de gestação o bebê já mede aproximadamente 42,4 centímetros. Considerando da cabeça a até o calcanhar, e pesa cerca de 1,4kg. No caso de gravidez de gêmeos o peso dos bebês pode ser de cerca de 1kg.

Dica para as mães

Com 33 semanas de gestação, especialmente se tiver calor, é possível que a mulher se sinta um pouco mais inchada. Principalmente no fim do dia por causa da retenção de líquidos, que é algo normal.

O mais surpreendente de tudo é que tomar bastante água pode ajudar muito a suavizar os efeitos do inchaço no corpo. Lembrando que ambos precisam de muito líquido, por isso a dica é tomar muita água.

Uma dica importante e que se o inchaço acontecer de maneira repentina e acentuada. A gestante não deve hesitar em procurar a orientação médica. Isso porque esse tipo de quadro pode ser sinal de pré-eclâmpsia, que leva a um aumento perigoso da pressão arterial.

Essa também é uma excelente hora para começar a pensar no enfeite de porta da maternidade, nas lembrancinhas e demais detalhes. Os que podem ser aprontados com antecedência para que a mãe fique mais despreocupada.

33 Semanas de Gestação cuidados

Pergunta dos leitores

Bebê com 33 semanas de gestação já pode nascer?

Sim, com 33 semanas de gestação as enzimas digestivas do indivíduo já estão ativas. E caso ele venha a nascer, será capaz de fazer a digestão do leite. Além disso, caso seja uma gravidez de gêmeos, é bem provável que o parto ocorra antes das 37 semanas. Embora o parto até possa acontecer depois das 38 semanas em casos menos comuns.

Com 33 semanas de gestação, quantos dias faltam para o bebê nascer?

Com 33 semanas de gestação faltam apenas 49 dias para o nascimento do bebê. Ou seja, você já está na reta final.

Um bebê com 33 semanas de gestação é prematuro?

Sim! São considerados bebês a termo (que nascem no tempo correto) os bebês entre 40 e 42 semanas de gestação. Antes das 40 semanas os bebês são considerados prematuros e depois disso são considerados pós-termo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as 33 semanas de gestação. Como está o desenvolvimento do bebê, como a mãe está se sentindo e algumas dicas importantes para uma gestação tranquila. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *