Uxi Amarelo – Para Que Serve? Como Tomar? Emagrece? Cura Mioma?

Quem deseja engravidar está sempre buscando novos recursos para atingir o seu objetivo e uma dessas alternativas é o chá de Uxi Amarelo, que segundo a crença popular, ajuda nesse processo.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

O que é Uxi amarelo?

O uxi amarelo, também conhecido como uxipuçu tem sua origem no estado do Pará e seu nome científico é Endopleura uchi.

As folhas da planta são dentadas, ela gera sementes oleaginosas e seu tronco liso e reto é recoberto por uma casca de coloração acinzentada. Além disso, seu tronco é formado por uma madeira de ótima qualidade.


O mais interessante é que a árvore de uxi amarelo pode chegar a ter 30 metros de altura e oferece uma série de propriedades medicinais para quem o utiliza.

Para que serve o Uxi amarelo (indicações)

O Uxi amarelo é uma planta medicinal que é popularmente utilizada por pessoas que querem engravidar. Isso porque a crença popular afirma que as suas inúmeras propriedades ajudam a combater miomas no útero, cistos, irregularidades no ciclo menstrual e infecções urinárias.

Mais do que isso, há quem dica que ele também serve para o tratamento de outros problemas, tais como bursite, artrite, reumatismo, problemas de origem cardíaca, asma cirrose, diabetes, gastrite, prostatite, pressão alta e herpes, entre outros.

O fato é que esta planta medicinal tem várias indicações e serve para uma grande quantidade de problemas de saúde visto que oferece inúmeras propriedades, como veremos no tópico a seguir.

Uxi amarelo emagrece

Propriedades

Como já foi dito anteriormente, o uxi amarelo é uma planta medicinal que oferece uma série de benefícios para quem a utiliza graças às suas inúmeras propriedades, que são:

  • Diurético
  • Depurativo
  • Antioxidante
  • Antitumoral
  • Citostático
  • Antiviral
  • Hipotensor
  • Regeneração celular
  • Estimulação do sistema imunológico
  • Vermífugo

Contraindicações

O uxi amarelo é contraindicado para mulheres que se encontram em período de lactação e também para gestantes.

Efeitos colaterais do Uxi amarelo

Até o momento, não foram descritos efeitos colaterais decorrentes do uso do uxi amarelo com fins medicinais.

Como preparar o chá de Uxi amarelo

Para preparar os benefícios do uxi amarelo é muito simples e basta preparara um chá como o ensinado a seguir.

Para isso, basta utilizar a proporção de uma colher de sopa de cascas da planta para casa meio lito de água. Depois, basta misturar os dois e levar ao fogo contando de 3 a 4 minutos depois que levantar fervura.

Depois, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por mais uns 10 minutos, tampando o recipiente em que o chá foi preparado.

Por fim, basta coar e beber sem acrescentar açúcar para que as propriedades da planta se mantenham inalteradas.

A recomendação é que se tome cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Onde comprar Uxi amarelo

Isso é uma questão bastante delicada e que depende muito da região do país na qual você se encontra dos locais de venda de produtos da sua cidade.

No entanto, normalmente, as cascas do uxi amarelo para fazer chá podem ser encontradas em farmácias de produtos naturais e também em feiras livres, basta perguntar aos vendedores.

Uxi amarelo chá

Pergunta dos leitores

Uxi amarelo serve para engravidar?

Obviamente que ele não faz milagres e não basta tomar o chá hoje e esperar engravidar já no mesmo ciclo.

Na verdade, o mais indicado é que não haja tentativa de engravidar enquanto se estiver fazendo o tratamento com o chá visto que a utilização do mesmo não deve ser feita por gestantes e lactantes.

Sendo assim, caso você vá tentar engravidar, faça uso do chá somente até o período de ovulação. E suspenda o uso depois.

O fato é que o poder anti-inflamatório do uxi amarelo age beneficamente. No tratamento de inflamações uterinas e também de miomas. Logo, se a dificuldade de engravidar estiverem relacionadas a esses problemas, pode-se dizer que o chá ajuda sim e engravidar. Pois diminuis os cistos e miomas e ainda ajuda a desinflamar o útero.

Uxi amarelo cura mioma?

O indicado para o tratamento de miomas é de meio litro de chá pela manhã e mais meio litro a noite. Até mesmo o Globo Repórter, da Rede Globo já fez uma matéria. Sobre essa o uso do uxi amarelo para essa finalidade.

O programa ainda contou a história de um casal que só  conseguiu engravidar depois de 7 anos tentando. Tudo graças a ajuda desta planta medicinal no tratamento de miomas.

Além disso, um médico entrevistado pelo programa, dr. Afrânio Melo Lins ainda afirmou que 90% das mulheres que utilizaram os chás conseguiram obter um resultado satisfatório.

Uxi amarelo emagrece?

Sim, uma propriedade do uxi amarelo é que além de ajudar na saúde ainda ajuda na perda de peso rápido. Sendo um excelente aliado para quem está de dieta.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *