Tampão Mucoso – O que é? Como identificar? Tem cheiro?

A gravidez é uma fase na qual o corpo da mulher passa por uma grande variedade de mudanças. Acaba ficando difícil entender o que é normal e o que não é. Algo que causa susto em muitas gestantes é a perda do tampão mucoso. Quando ocorre nas condições adequadas, não deve ser motivo de preocupação.

Então, para saber um pouco mais sobre essa secreção, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

O que é o Tampão Mucoso

O tampão mucoso nada mais é do que uma secreção, considerada uma “rolha”. Ele serve para fechar o colo uterino da gestantes. Ele evita que ocorra a dilatação e torna a gravidez mais segura. Ele atua como uma barreira natural contra bactérias e demais ameaças.

Por que a saída do Tampão Mucoso acontece?

Tampão Mucoso


A saída do tampão mucoso acontece como um sinal de que o colo do útero está dando início aos preparativos para o parto. No entanto, vale lembrar que isso não significa que a mulher vai entrar imediatamente em trabalho de parto.

Esse tampão nada mais é do que uma secreção bastante espessa, que pode ou não conter sangue. Ele é bem diferente de uma secreção vaginal comum ou do líquido amniótico.

O fato é que a saída do tampão pode acontecer de forma integral ou parcial sem significar o início do trabalho de parto propriamente dito. Isso porque as contrações podem começar a acontecer dias ou até mesmo semanas depois, por isso, não é preciso correr para o hospital.

Como saber se perdeu o Tampão Mucoso

A saída do tampão depende do organismo de cada mulher e pode ocorrer de uma vez só, pode ainda nem acontecer ou ele pode sair aos poucos, fazendo com que a mulher nem mesmo perceba a sua perda.

A melhor maneira de confirmar isso é na consulta médica. O profissional, através do exame de toque é capaz de identificar se já houve a perda do tampão mucoso.

Além disso muitas mulheres têm medo de confundir o tampão mucoso com um corrimento, no entanto, vale lembrar que a textura de ambos é bastante diferente.

Isso porque o tampão tende a ser mais gosmento, com uma consistência gelatinosa e espessa, podendo conter a sangue, enquanto o corrimento é mais fluido.

Quando o Tampão Mucoso sai?

O tampão mucoso normalmente sai quando o corpo passa por uma baixa hormonal pois isso significa que já está se preparando para iniciar o trabalho de parto. Essa baixa acontece no momento em que o pulmão do bebê avisa que está ficando maduro para o nascimento.

Obviamente que cada gestação é diferente pois cada organismo reage de uma maneira, mas normalmente é dessa forma que as coisas acontecem.

No entanto, em algumas mulheres o tampão mucoso pode sair aos poucos, em outras pode sair de uma vez só antes do parto ou algumas semanas antes e em outras gestantes ele pode nem sair, sendo eliminado posteriormente.

Como identificar o Tampão Mucoso

O tampão mucoso nada mais é do que uma secreção bastante espessa e viscosa, que não se parece com as secreções vaginais comuns. Ele pode ter colorações variadas (branco, rosado, esverdeado, amarronzado e etc) e ser expelido com resquícios de sangue ou não.

Vale lembrar que a saída do tampão mucoso, por si só, não deve ser um sinal de preocupação, a menos que saia muito precocemente.

Tampão com sangue

Como identificar o Tampão Mucoso

É extremamente importante diferenciar a eliminação de um tampão que contém sangue, que é algo absolutamente normal e inofensivo, de uma hemorragia que pode significar que algo errado está acontecendo durante a gestação.

Caso a secreção for intensa, ou a gestação ainda não tenha completado as 37 semanas, o mais indicado é procurar o auxílio médico o mais rápido possível a fim de obter orientação médica a fim de garantir que está tudo bem e dentro da normalidade.

Pergunta dos leitores

Tampão Mucoso esverdeado é perigoso?

Não. A coloração do tampão mucoso pode variar sendo esbranquiçado, amarelado, amarronzado, rosado, avermelhado e até mesmo esverdeado. No entanto, se você ficar insegura ou com dúvidas á esses respeito, o melhor a fazer é consultar um médico.

Perca do Tampão no início da gravidez é perigoso?

O principal papel do tampão é impossibilitar a entrada de microrganismos no útero, evitando a contaminação do líquido amniótico que pode causar uma infecção no bebê. O fato é que quanto esse tampão é perdido de forma prematura, o útero pode ficar mais exposto.

Nesses casos é recomendado que a mulher faça repouso e algumas medidas complementares podem ser necessárias, de acordo com a orientação médica.

Tampão Mucoso tem cheiro?

Normalmente o tampão mucoso não possui um odor característico e caso apresente um cheiro desagradável pode ser interessante procurar um médico para verificar se está tudo em ordem.

O que fazer quando se perde o Tampão Mucoso?

Depois que ocorrer a perda do tampão mucoso a primeira coisa que a mulher deve fazer é manter a tranquilidade. Pois, ainda pode levar algumas semanas até que o trabalho de parto se inicie.

No entanto, sempre convém ficar atenta à outros sinais de trabalho de parto, tal como:

  • Perda intensa do líquido amniótico,
  • Sangramentos,
  • Contrações e dores.

Nessas condições sim, é imprescindível procurar o atendimento médico o mais rápido possível.

O Tampão Mucoso pode sair aos poucos?

Sim, a perda do tampão mucoso nem sempre acontece de uma só vez. Ele pode sair aos poucos, fazendo com que a gestante nem perceba a sua eliminação. Além disso, em alguns casos, pode ser que o tampão nem saia, sendo eliminado somente depois do parto com o restante dos resíduos e todas essas situações são normais e aceitáveis.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *