Todo mundo sabe que uma gestação dura uma média de 9 meses, não é mesmo? No entanto, a passar a frequentar o obstetra, as mamães se dão conta de que o médico não conta a gestação em meses e sim em semanas. Justamente pro isso que existe a tabela de gravidez, pois não é tão fácil se acostumar a contar em semanas.
Claro que sempre parece muito mais simples contar por meses, não é?! No entanto, não foram os médicos que convencionaram esse tipo de parâmetro somente para confundir a todos.
A verdade é que existe um logica nisso tudo e ela está nas mudanças ocorridas no feto e no organismo da mãe. Elas ocorrem de forma rápida, então, em apenas um mês são diversas transformações. Por isso o uso de semanas.
No entanto, para tornar a missão das semanas um pouco mais simples é que existe a tabela de gravides. Então, se você quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!
O que é a tabela de gravidez?
Não é nada fácil identificar o dia da fecunda, como você já deve imaginar. Isso porque o óvulo pode viver de 12 a 24 horas nas trompas enquanto o espermatozoide pode permanecer vivo por até 5 dias no corpo da mulher. Então, mesmo sabendo a data da última menstruação, essa não é uma tarefa simples.
Então, a idade da gravidez tem duas semanas a mais do que a idade do feto. Isso porque a data da gravidez se conta a partir do 1º dia da última menstruação enquanto a idade do bebê se inicia 14 dias depois do último período, que é quando ocorre o período fértil.
Por isso há uma defasagem entre a idade do bebê e da gestação, o que é normal, embora pareça complicado. Justamente por isso é que na primeira consulta o médico irá usar um calendário para fazer o cálculo da idade gestacional e prever a provável data do parto.
Depois, ao realizar a primeira ecografia, essa data já deve ser ajustada. Daí em diante, conta-se em semanas a idade da gestação. No entanto, o que todos estamos acostumados é acompanhar uma gestação em meses, não é mesmo?!
Por isso é que existe a tabela gestacional. Com ela, você consegue interpretar e converter as semanas em meses. Assim você pode ficar sabendo que alguém que diz que está grávida de 17 semanas, por exemplo, está no 5º mês da gestação.
Como usar a tabela gestacional?
É muito simples usar a tabela gestacional! Nela, normalmente, você verá 3 colunas. A primeira delas mostra o trimestre, lembrando que uma gestação tem 3 trimestres.
Depois, casa um desses trimestres se desdobra em 3 meses, que ficam na segunda coluna. Assim, podemos somar 9 meses. Depois, cada um dos meses irá compreender 4 semanas.
Então, para converter de semanas para meses, você deve procurar a semana que você gostaria e depois procurar e que mês ela está inserida. O mesmo vale no contrário, para converter de meses para semanas. Veja na lista abaixo:
1º trimestre
- Mês 1: de 1 a 4 semanas
- Mês 2: de 5 a 8 semanas
- Mês 3: de 9 a 12 semanas
2º trimestre
- Mês 4: de 13 a 16 semanas
- Mês 5: de 17 a 20 semanas
- Mês 6: de 21 a 24 semanas
3º trimestre
- Mês 7: de 24 a 28 semanas
- Mês 8: de 29 a 32 semanas
- Mês 9: de 33 a 36 semanas
- Mês 10: de 37 a 40 semanas
Então, se alguém dizer que está grávida de 21 semanas, você sabe que ela está no começo do 6º mês de gestação.
Tabela de gravidez chinesa para saber o sexo do bebê
A tabela chinesa leva em consideração o mês da concepção e a idade lunar da mãe. Assim, promete descobrir o sexo do bebê. Vale lembrar que não é considerada uma ciência, mas tem um bom percentual de acertos.
Para usá-la, a mulher deve, primeiramente, descobrir a sua idade lunar ela deve somar a idade em que engravidou + 1. Então, se engravidou com 25 anos, sua idade lunar é 26. No entanto, quem nasceu nos meses de janeiro ou fevereiro não precisa acrescentar 1. A idade lunar aquela na qual engravidou mesmo.
Depois, basta saber o mês da concepção e procurar na tabela abaixo. Os quadros de cor azul representa o sexo masculino e o sexo rosa representa o sexo feminino. Veja a tabela logo a seguir:
Tabela de gravidez baseado no resultado do Beta HCG
O HCG é o hormônio que começa a ser produzido pelo corpo da mulher logo que o óvulo é fecundado e começa sua implantação no útero.
O exame mais sensível para a detecção desse hormônio se chama Beta HCG quantitativo. Isso porque ele que ainda é baixo nas primeiras semanas. No entanto, o exame de sangue já pode detectar a presença do mesmo no organismo da mulher cerca de 3 a 5 dias depois da implantação.
A gestação de fetos femininos tem um HCG cerca de 25% mais elevado. Isso pode ser observado já depois de 16 dias da implantação do óvulo. Por isso, se o exame de beta-HCG apresentar uma quantidade mais elevada do hormônio para a semana de gestação, pode ser que seja uma menina.
No entanto, vale lembrar que o HCG não é um método considerado de confiança para sexagem fetal. Esse exame pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação.
E se eu não conseguir decorar a Tabela de gravidez?
Caso você não consiga decorar a tabela de gravidez não tem problema nenhum. Você pode consultá-la sempre que desejar. Uma boa dica é salvar uma imagem da tabela no seu celular, para ter acesso sempre que precisar marcar uma consulta ou precisar de algum acompanhamento.
Fora isso, se sinta livre para falar a idade da gestação em meses mesmo. Você não é obrigada a decorar nada. No entanto, mesmo parecendo um pouco complicado de início com o tempo você se acostuma.
Calculadora de gravidez online
Como não poderia ser diferente, a internet já contribui até mesmo para o acompanhamento da gestação. Isso porque a calculadora de gravidez online, que nada tem a ver com a tabela de gravidez, ajuda a controlar os acontecimentos da gestação semana a semana, bem como a possível data do parto, o tamanho do feto e etc.
Você pode utilizá-la tanto no seu navegador, pelo computador ou notebook, ou também optar por fazer o download de um aplicativo com essa função.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a tabela de gravidez, como ela funciona, para que serve e como ela pode ser útil para você na sua gestação. Aproveite essas informações!