Tabela de Gravidez – O Que é? Como Usar? Quais os Tipos? Online!

Todo mundo sabe que uma gestação dura uma média de 9 meses, não é mesmo? No entanto, a passar a frequentar o obstetra, as mamães se dão conta de que o médico não conta a gestação em meses e sim em semanas. Justamente pro isso que existe a tabela de gravidez, pois não é tão fácil se acostumar a contar em semanas.

Claro que sempre parece muito mais simples contar por meses, não é?! No entanto, não foram os médicos que convencionaram esse tipo de parâmetro somente para confundir a todos.

A verdade é que existe um logica nisso tudo e ela está nas mudanças ocorridas no feto e no organismo da mãe. Elas ocorrem de forma rápida, então, em apenas um mês são diversas transformações. Por isso o uso de semanas.

No entanto, para tornar a missão das semanas um pouco mais simples é que existe a tabela de gravides. Então, se você quer saber um pouco mais sobre ela, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!


O que é a tabela de gravidez?

Não é nada fácil identificar o dia da fecunda, como você já deve imaginar. Isso porque o óvulo pode viver de 12 a 24 horas nas trompas enquanto o espermatozoide pode permanecer vivo por até 5 dias no corpo da mulher. Então, mesmo sabendo a data da última menstruação, essa não é uma tarefa simples.

Então, a idade da gravidez tem duas semanas  a mais do que a idade do feto. Isso porque a data da gravidez se conta a partir do 1º dia da última menstruação enquanto a idade do bebê se inicia 14 dias depois do último período, que é quando ocorre o período fértil.

Por isso há uma defasagem entre a idade do bebê e da gestação, o que é normal, embora pareça complicado. Justamente por isso é que na primeira consulta o médico irá usar um calendário para fazer o cálculo da idade gestacional e prever a provável data do parto.

Depois, ao realizar a primeira ecografia, essa data já deve ser ajustada. Daí em diante, conta-se em semanas a idade da gestação. No entanto, o que todos estamos acostumados é acompanhar uma gestação em meses, não é mesmo?!

Por isso é que existe a tabela gestacional. Com ela, você consegue interpretar e converter as semanas em meses. Assim você pode ficar sabendo que alguém que diz que está grávida de 17 semanas, por exemplo, está no 5º mês da gestação.

uma tabela chinesa

Como usar a tabela gestacional?

É muito simples usar a tabela gestacional! Nela, normalmente, você verá 3 colunas. A primeira delas mostra o trimestre, lembrando que uma gestação tem 3 trimestres.

Depois, casa um desses trimestres se desdobra em 3 meses, que ficam na segunda coluna. Assim, podemos somar 9 meses. Depois, cada um dos meses irá compreender 4 semanas.

Então, para converter de semanas para meses, você deve procurar a semana que você gostaria e depois procurar e que mês ela está inserida. O mesmo vale no contrário, para converter de meses para semanas. Veja na lista abaixo:

1º trimestre

  • Mês 1: de 1 a 4 semanas
  • Mês 2: de 5 a 8 semanas
  • Mês 3: de 9 a 12 semanas

2º trimestre

  • Mês 4: de 13 a 16 semanas
  • Mês 5: de 17 a 20 semanas
  • Mês 6: de 21 a 24 semanas

3º trimestre

  • Mês 7: de 24 a 28 semanas
  • Mês 8: de 29 a 32 semanas
  • Mês 9: de 33 a 36 semanas
  • Mês 10: de 37 a 40 semanas

Então, se alguém dizer que está grávida de 21 semanas, você sabe que ela está no começo do 6º mês de gestação.

Tabela de gravidez chinesa para saber o sexo do bebê

A tabela chinesa leva em consideração o mês da concepção e a idade lunar da mãe. Assim, promete descobrir o sexo do bebê. Vale lembrar que não é considerada uma ciência, mas tem um bom percentual de acertos.

Para usá-la, a mulher deve, primeiramente, descobrir a sua idade lunar ela deve somar a idade em que engravidou + 1. Então, se engravidou com 25 anos, sua idade lunar é 26. No entanto, quem nasceu nos meses de janeiro ou fevereiro não precisa acrescentar 1. A idade lunar aquela na qual engravidou mesmo.

Depois, basta saber o mês da concepção e procurar na tabela abaixo. Os quadros de cor azul representa o sexo masculino e o sexo rosa representa o sexo feminino. Veja a tabela logo a seguir:

Tabela de gravidez baseado no resultado do Beta HCG

uma tabela de gravidez meses para semanas

O HCG é o hormônio que começa a ser produzido pelo corpo da mulher logo que o óvulo é fecundado e começa sua implantação no útero.

O exame mais sensível para a detecção desse hormônio se chama Beta HCG quantitativo. Isso porque ele que ainda é baixo nas primeiras semanas. No entanto, o exame de sangue já pode detectar a presença do mesmo no organismo da mulher cerca de 3 a 5 dias depois da implantação.

A gestação de fetos femininos tem um HCG cerca de 25% mais elevado. Isso pode ser observado já depois de 16 dias da implantação do óvulo. Por isso, se o exame de beta-HCG apresentar uma quantidade mais elevada do hormônio para a semana de gestação, pode ser que seja uma menina.

No entanto, vale lembrar que o HCG não é um método considerado de confiança para sexagem fetal. Esse exame pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação.

E se eu não conseguir decorar a Tabela de gravidez?

Caso você não consiga decorar a tabela de gravidez não tem problema nenhum. Você pode consultá-la sempre que desejar. Uma boa dica é salvar uma imagem da tabela no seu celular, para ter acesso sempre que precisar marcar uma consulta ou precisar de algum acompanhamento.

Fora isso, se sinta livre para falar a idade da gestação em meses mesmo. Você não é obrigada a decorar nada. No entanto, mesmo parecendo um pouco complicado de início com o tempo você se acostuma.

Calculadora de gravidez online

Como não poderia ser diferente, a internet já contribui até mesmo para o acompanhamento da gestação. Isso porque a calculadora de gravidez online, que nada tem a ver com a tabela de gravidez, ajuda a controlar os acontecimentos da gestação semana a semana, bem como a possível data do parto, o tamanho do feto e etc.

Você pode utilizá-la tanto no seu navegador, pelo computador ou notebook, ou também optar por fazer o download de um aplicativo com essa função.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a tabela de gravidez, como ela funciona, para que serve e como ela pode ser útil para você na sua gestação. Aproveite essas informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *