Sintomas de gravidez na primeira semana

Os sintomas de gravidez na primeira semana acontecem geralmente durante a terceira semana após a fecundação, que é quando os sintomas se intensificam. Cada mulher pode se manifestar de uma forma diferente, portanto é sempre bom ficar atenta aos primeiros sintomas.

Todos os sintomas de gravidez na primeira semana

Independente dos sintomas comuns de uma gravidez na primeira semana, a gestação só pode ser confirmada após um teste de farmácia ou exame de urina. O teste de gravidez pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso menstrual ou após 14 dias do ato sexual dentro do período fértil. Os sintomas de gravidez na primeira semana são:

Corrimento vaginal rosado

Após a fecundação do óvulo, pode ser que a mulher tenha um leve corrimento vaginal cor de rosa. Esse sintoma pode ser observado quando a mulher vai urinar e em até 03 dias após a relação sexual, que é o período de vida do espermatozoide dentro do organismo feminino.

Inchaço

Quando o óvulo está fecundado, ocorre um aumento de fluxo sanguíneo na região abaixo do abdômen, onde os hormônios femininos preservam o embrião para dar prosseguimento á gravidez, onde durante esse processo a mulher pode sentir dores abdominais, que provocam um inchaço no abdômen.


Sintomas Gravidez Primeira Semana principais

Mamas sensíveis

Esse sintoma pode ser percebido em maior escala a partir da segunda semana, porém durante a primeira semana de gravidez, os seios ficam mais sensíveis, pois os hormônios começam a estimular as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação. Nesse período os mamilos ficam mais sensíveis e podem ficar inchados.

Vontade excessiva de urinar

Durante toda a gravidez a mulher pode sentir vontade de urinar, onde até mesmo quando não está com vontade, pode sentir sensação de que a bexiga está cheia. Durante as primeiras semanas é comum a mulher levantar no meio da noite várias vezes para urinar.

Pele oleosa

Devido ás alterações hormonais durante a gravidez é comum que a pele da mulher fique mais oleosa, podendo aparecer espinhas, cravos e acne.

Sintomas Gravidez Primeira Semana dor

Cansaço

Um dos mais frequentes sintomas de gravidez na primeira semana é o cansaço, onde a mulher pode até estranhar o excesso de sono, pois mesmo tendo uma noite tranquila, acaba ficando sonolenta durante todo o dia, isso ocorre devido ás alterações hormonais e também da quantidade de açúcar no sangue.

Náuseas

Um dos sintomas de gravidez na primeira semana de gestação mais comuns. A mulher pode sentir enjoos e sofrer vômitos, devido ao aumento da salivação.

Tontura

Algumas mulheres podem ter queda de pressão arterial durante a gravidez, isso ocorre devido á diminuição da glicose no sangue e da alimentação desregrada por causa dos enjoos e vômitos. É comum durante á primeira semana sentir tontura e dores de cabeça.

O que fazer na primeira semana de gravidez

Como os sintomas de gravidez na primeira semana ainda não estão intensos, onde não é possível confirmar a gravidez, a mulher deve fazer a ingestão do ácido fólico, que é importante para prevenir defeitos do tubo neural no feto.

Caso a gravidez seja programada, é importante realizar a ingestão com até dois meses antes da concepção. Como gerar uma vida não é brincadeira, todo cuidado é pouco para que não ocorra nada de grave ao feto. Após apresentar os primeiros sintomas e aguardar o prazo de 05 dias, a mulher já pode fazer o teste de gravidez e procurar uma orientação médica.

O que não fazer na primeira semana de gravidez

Para quem planeja engravidar ou já está em alerta aos sintomas de gravidez na primeira semana, é necessário cultivar hábitos saudáveis para que tenha uma gestação tranquila. Confira abaixo o que deve ser evitado na primeira semana de gravidez:

Remédios: Durante a gravidez não é indicado o uso de analgésicos e antitérmicos, onde o uso de qualquer medicamento deve ser autorizado pelo obstetra.

Atraso menstrual: Caso você perceba atraso durante o período menstrual e você tenha asma, diabetes e hipertensão é necessário regular as doses dos medicamentos necessários para o controle dessas doenças.

Cuidados com a pele: Durante os primeiros sintomas, onde ainda não é possível confirmar a gravidez, evite o uso de cremes dermatológicos que contenham ácido retinóico em sua composição, pois podem causar malformações.

Drogas: O uso de cigarros e bebidas alcoólicas são prejudiciais em gestantes, onde o alerta também vale para os pais.

Bebidas: É necessário evitar o consumo de café, chá preto e refrigerantes á base de cola e chocolates durante os primeiros sintomas da gravidez.

Alimentação: A alimentação é de extrema importância em uma gestação, portanto deve ser evitado o consumo de carnes cruas e alimentos gordurosos. Frutas e verduras são fundamentais, assim como se faz necessária á ingestão de vitaminas do complexo B, Cálcio, Ferro e Zinco, pois equilibram a energia da mãe e ajudam no desenvolvimento do bebê.

Quando buscar ajuda médica

Sintomas Gravidez Primeira Semana riscos

Em grande parte das gestações, elas se desenvolvem de forma normal. Porém os riscos sempre devem ser considerados. Por isso se você sentir sintomas de forma intensa e reações anormais. Deve procurar uma emergência médica com urgência.

Sangramento vaginal, principalmente de cor vermelho intenso, podem ocorrer após a relação sexual ou devido a exames ginecológicos. Porém se eles se agravarem , você deverá procurar o seu médico.

Caso ocorram contrações fortes durante a gravidez, você deve procurar se repousar. Porém se as contrações forem dolorosas, é indicado procurar atendimento médico com urgência.

Se durante a gravidez, você acaba percebendo que não á movimentos do bebê, é bom ficar em alerta. Pois é comum durante a gestação a movimentação do bebê que está em processo de desenvolvimento durante todo o período.

Dores de cabeça intensas, vômitos constantes e febre acima dos 38ºC é motivo de preocupação. Onde nesses casos a gestante deve procurar uma emergência médica.

Cuidados a se tomar

Durante a gestação o risco de alergias é maior. Por isso evite ingerir alimentos novos ou que você saiba que podem manifestar reações adversas ao seu organismo.

Tome cuidado ao usar cremes para celulite, estrias, manchas e flacidez. É comum nesse período as mulheres ficarem preocupadas com o corpo, onde as variações de humor são constantes. Porém os cuidados estéticos devem ser redobrados. Só use produtos e medicamentos indicados pelo seu médico/dermatologista.

Manter uma alimentação saudável e ingerir bastante líquido é fundamental durante a gravidez.

Sintomas Gravidez Primeira Semana

Como a gravidez não é doença, a mulher pode continuar com a sua rotina normal. Caso não tenha uma gestação de risco. Porém é sempre bom lembrar que você está gerando uma outra vida, portanto exercícios físicos devem ser realizados com cautela. Assim como os serviços domésticos e entre outras atividades que requerem um esforço maior do corpo.

Sustos, notícias ruins e qualquer tipo de aborrecimento devem ser evitados durante a gravidez. Para que a gestação aconteça de forma tranquila.

Existe algum sintoma de gravidez depois da relação?

Não, pois os sintomas costumam aparecer apenas depois de 5 dias, após a relação sexual. A não ser que você esteja sem menstruar durante esse período. Mas os principais sintomas de uma gravidez como cansaço e enjoo costumam se intensificar após semanas.

Como o exame que confirma a gravidez só pode ser realizado após á quinta semana. Caso a mulher tenha intuição de que está grávida depois da relação. Deve aguardar esse período e os surgimentos dos sintomas. De modo que isso não caracterize em uma gravidez psicológica.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *