Seios Doloridos e Inchados – O que pode ser?

Os seios doloridos são um problema que causa bastante desconforto em muitas mulheres. Pode ser originado por diferentes causas que vão desde a gravidez até mesmo uma inflamação ou patologia mais séria.

Por isso, para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre essa condição. Vamos lá?

Tipos de dores

A mastalgia, que é o nome correto dado para as dores no seio, pode ser classificada de duas diferentes maneiras. Essas são:

  • Mastalgia cíclica (dor normal): que a dor que acontece de forma periódica, normalmente alguns dias antes da menstruação. Isso é causado pela ação dos hormônios nas glândulas mamárias, que acabar se tornando inchadas e mais sensíveis. Essa situação deve se suavizar após o termino do período.
  • Mastalgia não-cíclica: essa dor não tem relação com a menstruação, sendo um pouco mais rara. Pode ser causada por diversas razões diferentes, acometendo uma ou dias mamas.

Causas dos seios doloridos

Existem diversas condições que podem causar a dor nos seios e das causas de dor não-cíclicas, podemos citar as seguintes:

  • Mastite: a mastite nada mais é do que uma inflamação que ocorre nas mamas. É bastante comum no período de lactação, mas também pode afetar mulheres que não estão amamentando.
  • Mamas demasiado grandes: o peso excessivo das mamas pode causar o estiramento do ligamento que dá estrutura e sustentação, causando dor.
  • Traumas: depois de sofrer lesões ou traumas as mamas podem apresentar um estado dolorido por um tempo.
  • Ectasia ductal: esse tipo de dor ocorre quando há a obstrução e dilatação do duto que transporta o leite materno. Isso por levar a uma inflamação, provocando um quadro semelhante à mastite.
  • Câncer de mama: um tumor maligno, denominado doença de Paget da mama, pode provocar ulcerações e inflamações nas mamas. Mas, essa é uma forma incomum de câncer.
  • Gravidez: as mudanças hormonais e o desenvolvimento das mamas na preparação do corpo para a gravidez podem causar dor não-cíclica.
  • Cirurgia da mama: caso a mulher tenha feito uma cirurgia ou biopsia, a cicatrização dos tecidos das mamas pode provocar um quadro de dor.
  • Remédios: determinados medicamentos podem levar ao surgimento de dores não-cíclicas, tais como antidepressivos, metronidazol, anticoncepcionais orais, espironolactona e clomifeno, entre outros.

Seios Doloridos

Causas do bico dos seios doloridos

As dores nos bicos dos seios (mamilos) também podem ser originadas por diversas causas, mas normalmente está associada com um quadro de elevação dos hormônios progesterona e estrogênio, bem como alterações locais. Algumas das causas podem ser as seguintes:

  • Período de pré e pós menstruação
  • Menopausa ou pré-menopausa
  • Utilização regular de métodos contraceptivos orais, alguns antidepressivos e fármacos de reposição hormonal.
  • Seios excessivamente grandes
  • Irritação no local, causada pelo uso de produtos dermatológicos irritantes para a pele da aureola e doa mamilos
  • Amamentação eu pode levar ao aparecimento de fissuras nos mamilos
  • Infecção, tal como micoses

Tratamento para os seios doloridos

Primeiramente, para que se possa tratar a mastalgia é preciso entender que isso não significa especificamente um sintoma de câncer e pode ser causado por diversas outras condições conforme foi citado acima, tal como uma gravidez.

Depois disso é preciso descobrir o que está causando essa dor, pois o tratamento é realizado de acordo com o problema que a origina.

Vale lembrar que na maioria das vezes esse problema desaparece antes mesmo que algum tratamento ou procedimento seja adotado.  Em outros casos, uma simples mudança nos hábitos alimentares já pode ser suficiente para sanar esse problema.

Além disso, é indicado que mulheres que tem os seios bem grandes façam a troca dos seus sutiãs com frequência, para que estejam sempre fornecendo o suporte adequado, sem esquecer do uso de um bom sutiã esportivo para a realização de atividades físicas.

Já nos casos de dores ocasionadas por medicamento, o recomendado é trocar o remédio ou diminuir a sua dose a fim de amenizar o quadro.

Caso o quadro de dor seja mais intenso, podem ser administrados analgésicos e anti-inflamatórios simples, com tratamento breve.

Para as dores severas serão solicitados exames a fim de identificar o quadro e podem ser receitados medicamentos como danazol e tamoxifeno.

Caso seja causado pela gravidez, a medica pode indicar a realização de compressas no local da dor, a fim de amenizar o problema e dar mais conforto à futura mamãe.

seios inchados e doloridos

Remédios

Em geral não é necessário o uso de medicamentos para o problema de dores nos seios, que podem desaparecer antes mesmo da adoção de uma terapia.

No entanto, para os casos de dor mais incômoda e inflamações, podem ser utilizados analgésicos e anti-inflamatórios simples para um tratamento breve.

Nos casos de dores mais severas é imprescindível a realização de uma investigação mais detalhada e o médico pode recomendar medicamentos como danazol e tamoxifeno, apesar de causarem frequentemente o aparecimento de efeitos colaterais.

Prevenção

Primeiramente, como já foi dito anteriormente, é preciso entender qual é a causa da dor, e mesmo descobrindo a causa, ela pode ter sido gerada por uma série de outros problemas, por exemplo, uma infecção que pode ser causada por uma má alimentação, por um trauma ou pela obstrução dos dutos mamários.

A dor também pode ser causada por um suporte inadequado, sutiã apertado ou peças de pouca sustentação. Sendo assim, caso seja esse o caso, o uso de uma peça mais adequada irá prevenir o reaparecimento do problema.

No caso de uma gravidez isso acontece por causa das mudanças hormonais e não há como prevenir, apenas amenizar o problema, visto que os hormônios levarão um tempo até encontrar sua estabilidade.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os seios doloridos, o que pode causar essa condição, como tratar e até mesmo as formas de prevenção.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *