Primosiston Bula – Para Que Serve? Corta a Menstruação? Engorda?

Primosiston é um comprimido, produzido pelo laboratório Bayer e sua comercialização é feita em caixas contendo 30 comprimidos. O seu uso só deve ser feito sob indicação médica com a dosagem ideal para cada caso.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Para que serve o Primosiston?

Primosiston é um medicamento que serve para retardamento ou antecipação da menstruação, bem como em casos de hemorragia uterina disfuncional.

O médico deve sempre ser consultado para que se obtenha maior esclarecimento a respeito da utilização e ação desse produto.


Como tomar?

Atenção: antes do início do tratamento, o médico irá realizar exames ginecológicos e clínicos detalhados. Isso pode incluir citologia cervical e mamas. O principal intuito é excluir por completo a existência de uma gestação.

Os comprimidos de Primosiston deve ser engolidos sem mastigar, inteiros e com a ajuda de um líquido. No entanto, quando houver necessidade de uma administração diferente, o médico irá recomendar.

Veja a seguir como usar Primosiston em cada uma de suas indicações.

mulher com dores menstruais

Hemorragia uterina disfuncional

Nesse caso, a posologia recomenda a administração de 1 comprimido por 3 vezes ao dia. O tratamento deve durar cerca de 10 dias. Já a hemorragia deve cessar dentro de 1 a 4 dias quando não estiver relacionada a nenhum tipo de lesão orgânica.

Em alguns casos isolados, a hemorragia diminui já nos primeiros dias de tratamento, mas pode estender-se por 5 a 7 dias depois do início do tratamento até que cesse por completo.

Mesmo depois que a hemorragia parar, o tratamento deve ser levado até o fim. Depois de 1 a 4 dias do fim do tratamento, irá ocorrer um novo sangramento por privação. Ele corresponde a uma menstruação, tanto em duração quanto em quantidade.

Sangramentos leves no uso de Primosiston

De forma ocasional, podem ocorrer leves sangramentos logo depois que o sangramento inicial cessar. Mesmo assim, não interrompa o seu tratamento com Primosiston, levando-o até o fim.

Persistência de uma hemorragia (intenso sangramento de escape)

Se mesmo com a ingestão regular do medicamento a hemorragia não parar, é preciso levar em consideração uma causa orgânica para a mesma. Dessa forma, o médico deve ser imediatamente procurado, visto que são necessárias novas medidas em grande parte dos casos.

O mesmo se aplica para os casos em que ocorrem sangramentos intensos depois da parada inicial da hemorragia. Isso, considerando o período de tratamento com Primosiston.

Primosiston na prevenção de recidivas (episódios repetidos)

A fim de evitar que o quadro de hemorragia disfuncional se repita, é possível usar Primosiston de forma profilática. Para isso, recomenda-se o uso do medicamento pelos 3 ciclos seguintes. Assim, deve-se tomar 1 comprimido, 2 vezes por dia, contando desde o 19º até o 26º dia do ciclo menstrual. Essa contagem deve ser feita considerando o primeiro dia do ciclo.

Um quadro de sangramento pro privação irá acontecer alguns dias depois da ingestão do último comprimido do medicamento.

Retardamento ou antecipação da menstruação

Se por circunstancias especiais s menstruação precise ser antecipada ou retardada, pode-se fazer uso de Primosiston. No entanto, prefere-se sempre a antecipação visto que a possibilidade de ocorrência de uma gravidez está excluída pela inibição da ovulação.

O retardamento da menstruação, por sua vez, pode exigir a necessidade de excluir a possibilidade de uma gestação durante a administração do medicamento. Isso pode ser um problema.

No caso do retardamento da menstruação, a indicação é que seja ingerido 1 comprimido, 3 vezes por dia. O período deve ser de 10 a 14 dias, começando 3 dias antes da menstruação. A menstruação será suspensa para 2 ou 3 dias depois da interrupção do uso do medicamento.

No caso da interrupção da menstruação, é sempre recomendado seguir as orientações do médico sobre horários, duração do tratamento e doses administradas. O tratamento não deve nunca ser interrompido sem que haja conhecimento médico.

Tem efeitos colaterais?

mulher com dores menstruais

Assim como qualquer medicamento, o uso de Primosiston pode levar ao surgimento de reações adversas. Assim sendo, em casos raros, podem ocorrer dores de cabeça, náuseas, desconforto gástrico e sensação de tensão nas mamas. Essas reações possuem uma frequência desconhecida.

Caso a paciente possua angioedema hereditário é preciso atenção. Isso porque os estrogênios exógenos podem levar à indução ou intensificação dos sintomas do mesmo.

Sempre informe ao médico, farmacêutico ou cirurgião dentista sobre o surgimento de reações adversas decorrentes do uso de Primosiston. Se possível, informe também à empresa responsável através do seu serviço de atendimento.

Primosiston é um anticoncepcional?

Primosiston é um medicamento que contem hormônios. No entanto, não deve ser considerado um anticoncepcional. Sendo assim mesmo com seu uso, deve-se utilizar algum outro método de contracepção, tal como o preservativo.

Este medicamento precisa de receita?

Sim, para fazer a compra de Primosiston é necessário a apresentação de receita médica branca comum. Vale lembrar que é sempre importante que haja a recomendação de um médico para o uso de um medicamento.

Primosiston corta a menstruação já iniciada?

caixa do remédio de Primosiston

A ação de Primosiston é na interrupção da ovulação, alterando a produção hormonal. Justamente por isso, é interrompida também a descamação do endométrio, que é de onde vem a menstruação. Nesse caso, a uma interrupção no fluxo sanguíneo.

Já o tempo de resposta à administração do comprimido pode variar de uma mulher para a outra. No entanto, segundo a bula, isso pode ocorrer entre 1 e 4 dias depois do início da administração. Mesmo assim, ainda podem ocorrer escapes.

Além disso, é preciso estar ciente de que, ao fim do tratamento, ocorrerá um sangramento. Ele deverá ter duração e intensidade igual ao de uma menstruação.

Primosiston engorda?

Na bula do medicamento não existe qualquer indicação de que o seu uso possa levar a um aumento de peso. No entanto, caso a paciente note alguma alteração no peso corporal depois do uso desse medicamento, deve conversar com o médico. Assim, ele poderá avaliar se essa é uma resposta individual do organismo à medicação ou se essa alteração do peso tem outra origem.

Qual o preço do Primosiston?

Primosiston é um medicamento que pode ser facilmente encontrado nas farmácias do nosso país. O seu preço pode apresentar variações de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, a caixa com 30 comprimidos de Primosiston pode ser encontrada por valores entre R$ 7,00 e R$ 10,00.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o medicamento Primosiston, como ele funciona, para que serve, como usar e todos os detalhes. Aproveite essas informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *