Qual o Período Fértil Feminino? Como Calcular? Dura Quantos Dias?


Quando um casal começa a planejar uma gravidez, uma das primeiras coisas que as mulheres pensam é no período fértil. Só que, para muitas delas, identificar a data mais provável da ovulação não é uma tarefa muito fácil, especialmente se elas têm o clico menstrual irregular.

Os homens são sempre férteis, mas as mulheres têm apenas um pequeno espaço de tempo em cada mês para conseguirem engravidar. Isso acontece por que cada óvulo da mulher, após ser liberado pelo nosso ovário, fica viável de ser fecundado por apenas 24 horas. Se a fecundação não acontecer nessa fase, ele então degenera e a mulher precisa aguardar até o próximo mês para tentar engravidar novamente.

Entender como funciona o período fértil é bom não só para as mulheres que desejam engravidar, mas também para aquelas que querem evitar uma gravidez.

O que é o período fértil feminino?

O período fértil é o momento ideal para uma mulher engravidar. Ele dura em torno de 6 dias. Abrange o período de ovulação da mulher. Após a menstruação, o organismo feminino produz muitos hormônios para formar os folículos ovarianos. Eles irão proteger o óvulo até ele amadurecer.


Depois disso, ocorre a ovulação, que é a liberação do óvulo para a fecundação. Aí é que acontece o período da mulher. Quando um óvulo, ao se encontrar com um espermatozoide, é fecundado. Se a fecundação não acontecer, então acontece a menstruação. A cada menstruação que acontece, um novo ciclo se inicia.

mulher anotando seu período fértil

Quais os sintomas?

Durante o período fértil, o corpo da mulher passa por algumas transformações e, nessa fase, alguns sintomas podem ser mais perceptíveis. Vejamos abaixo os principais sintomas que surgem durante o período:

  • Pequeno aumento de temperatura: isso acontece por que os folículos que liberam o óvulos causam o aumento da quantidade de progesterona, hormônio feminino, que é o responsável pelo aumento da temperatura de 0,3 a 0,8ºC. Para conferir, a mulher pode medir a temperatura com termômetro ao acordar, antes mesmo de se levantar da cama.
  • Alterações de humor: é comum algumas mulheres apresentarem mudanças de humor durante o período fértil.
  • Secreção vaginal transparente: este é o sintoma mais aparente e indica que a ovulação está prestes a acontecer. Nesse momento, ocorre a liberação de estradiol, um hormônio que estimula a produção de mais secreção que o comum. Essa secreção é semelhante à clara de ovo crua.
  • Dor no baixo ventre: algumas mulheres costumam sentir dor semelhante à cólica que vêm e vão. Esse sintoma indica que ela está ovulando.
  • Aumento do apetite sexual: nessa fase também as mulheres sentem mais desejo sexual e sentem-se mais atraentes. Tudo isso devido ao aumento dos níveis de hormônios.

Como saber qual é o meu período fértil?

Para calcular o período fértil para um ciclo de 28 dias, basta contar 14 dias a partir do primeiro dia da última menstruação.

Como calcular o período fértil?

O cálculo do período fértil é feito considerando que a concepção ocorre no meio do ciclo. Para um ciclo menstrual de 28 dias, o meio do ciclo é por volta do 14º dia. O cálculo começa a partir do primeiro dia da menstruação. A partir daí, conta-se mais 14 dias. A ovulação acontecerá 3 dias antes e 3 após desta data. Esse é considerado o período fértil.

E quando fica irregular?

Para calcular em um ciclo irregular, embora seja mais complicado, não é impossível. É preciso comparar os últimos ciclos para que se possa ter uma média mais assertiva. Os três últimos ciclos já são suficientes. Calcule a média dos três ciclos. Por exemplo: suponha que os intervalos entre as 3 últimas menstruações sejam de 30, 32 e 35 dias. Nesse caso, a média será 32 dias. Para essa situação, o dia fértil será o 16º dia depois das 3 menstruações.

Período fértil e os anticoncepcionais

Quem usa anticoncepcional corretamente, não ovula. Dessa forma, não tem período fértil. Assim, não há chances de engravidar, pois não haverá óvulo maduro para ser fecundado.

Pergunta dos leitores

tabela do período fértil

O período fértil dura quantos dias?

A duração do período fértil gira em torno de 6 dias para mulheres com ciclo menstrual de 28 dias. A vida útil do óvulo é de até 24 horas. Sendo assim, ele precisa ser fecundado nesse espaço de tempo. Mas acontece que o espermatozoide sobrevive mais tempo, entre 3 a 7 dias.

Isso ajuda muito pois, como não sabemos a data exata que a ovulação acontecerá, o óvulo pode ser fecundado mesmo que a relação sexual tenha acontecido dentro desse período, não sendo preciso saber com exatidão o dia da ovulação. É por esse motivo que o período fértil dura um período maior.

O melhor mesmo é que, ao chegar às trompas, já tenha uma boa reserva de espermatozoides à espera do óvulo. Assim, as chances de uma fecundação são bem maiores.

Durante o período fértil tem mais chances de poder engravidar?

É no período fértil que acontece a ovulação. Se acontecer relação sexual nesse período sem prevenção, as chances de uma gravidez são de 10% em cada mês. Esse é, sem dúvida, o melhor momento para tentar uma gravidez, ou para evitar, se for o caso. A mulher só engravida se estiver ovulando, ou seja em seu período fértil.

Período fértil é antes ou depois da menstruação?

O período fértil acontece cerca de 14 dias após a última menstruação, considerando um ciclo regular de 28 dias. Ou seja, sempre que acontece a menstruação, um novo ciclo está começando.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *