Parto Normal – Tudo Sobre o Parto Normal, Riscos e Benefícios! Vídeo

Receber a notícia de uma gravidez é sempre especial, mesmo que seja uma surpresa, é um momento único na vida de uma mulher, afinal gerar uma vida é um marco. É normal durante a gestação a futura mamãe começar a pensar no que será necessário para a chegada do bebê e o mais importante: como ele virá ao mundo. Conversar com o obstetra, fazer o acompanhamento do pré-natal e se informar sobre os os tipos de parto.Nesse artigo você irá conhecer um pouco mais sobre o parto normal, conhecendo melhor os seus riscos e benefícios.

 

 

Passo a passo de como realizar o parto normal

O trabalho de parto normal pode durar cerca de até 14 horas, nos casos de mamães de primeira viagem, nos próximos partos esse tempo tende a diminuir.

O acompanhamento do parto normal começa com os batimentos cardíacos do feto, pressão arterial e avaliação das contrações, para que seja observada a posição de descida do feto.

Na dilatação do colo de útero, que é o que permite a passagem do bebê ocorre devido ás contrações que podem começar aos poucos e indo aumentando gradativamente. Após a diminuição dos intervalos das contrações, é um aviso de que o parto está próximo.


Durante esse período de contrações é importante a mulher manter a calma. Caminhar também ajuda na dilatação, que quando ficar completa, o útero automaticamente fará pressão sobre o bebê, que juntamente com o esforço da mãe, fará com que o nascimento ocorra.

O parto é finalizado com a saída da placenta, que ocorre de maneira natural cerca de 10 a 20 minutos após o nascimento da criança. Não precisa de nenhum esforço da mãe, onde a placenta se descola e sai pleo canal do parto sozinha.

Parto Normal beneficios

Vantagens do parto normal

O parto normal é bastante elogiado por uns e criticado por outros, confira abaixo as principais vantagens de realizar um parto normal:

  • Recuperação no pós-parto mais rápida;
  • O internamento é de 2 dias apenas;
  • O risco de infecção é menor, assim como o risco de complicações;
  • A mamãe consegue se movimentar em poucas horas após o parto;
  • Aumenta a autonomia da mãe e a sua capacidade para cuidar do bebê;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • A recuperação física é mais rápida;
  • Favorece a subida e produção do leite materno;
  • O bebê se adapta melhor ao novo ambiente, pois a sua saída é natural do ventre materno;
  • É diminuído os riscos de problemas respiratórios para o bebê;

Desvantagens do parto normal

Não são muitas desvantagens do parto normal, onde as principais são:

  • Possibilidades de danos ao períneo (região que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus);
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Dores fortes na hora do parto, pois não é usado anestesia para o parto normal;

Mitos e verdades

1. O parto normal é a melhor opção para o bebê?

Verdade, pois se a gestação foi tranquila, a passagem do bebê pelo canal vaginal é importante para preparar o pulmão para o novo ambiente.

2. Uma mãe que fez cesárea não pode ter parto normal na próxima gestação?

Mito. Caso a mulher tenha feito apenas uma cesariana, ela pode optar pelo parto normal, porém é necessário cautela, pois existem chances de rompimento uterino, mas isso pode variar para cada mulher, portanto não é um empecilho ter um parto normal, após já ter tido cesárea.

3. O parto normal dói muito?

Depende. A dor do parto normal pode ser mais atrelada ao psicológico da futura mamãe do que ela já ouviu falar sobre o parto do que a dor propriamente dita. Na cesária, apesar de ser aplicada anestesia, a mulher pode sofrer fortes dores no pós-operatório, quando o efeito da anestesia terminar, já a mulher que opta pelo parto normal consegue se recuperar mais rápido.

4. Fazer exercícios durante a gestação ajuda no parto normal?

Verdade. Qualquer tipo de atividades físcias trazem inúmeros benefícios para as mamães.

5. O parto normal deixa o canal vaginal mais largo?

Mito. A musculatura da vagina é elástica e volta ao normal depois do parto. É recomendado o período de quarentena (sem fazer sexo) para que não tenho risco de nenhum tipo de infecção.

6. Mulheres com quadris largos têm mais facilidade para ter o parto normal?

Mito. O tamanho do quadril não interfere no parto normal, pois tudo irá depender da bacia interna. As mulheres que possuem as bacias mais abertas têm mais facilidade e as estreitas podem não ter passagem.

7. O parto normal demora mais do que a cesárea?

Parto Normal dor

Verdade. A cirurgia realizada demora entre 1 a 2 horas, porém o parto normal pode durar até 14 horas.

8. A falta de dilatação é um impedimento para o parto normal?

Mito. A falta de dilatação está mais relacionada a ansiedade da futura mamãe em não esperar as contrações atuarem no colo do útero, por isso ela pode sim dar uma parada durante o parto.

Melhor posição para o parto normal

A posição do parto mais conhecida é a deitada, porém ela é a menos indicada, pois pode reduzir a quantidade de oxigênio que o bebê recebe durante as contrações. Confira abaixo quais são as posições mais indicada para o parto normal:

Cócoras: Essa posição é uma das mais usadas, onde a mulher fica na posição vertical apoiada ao marido ou em um objeto. Pode ser no banco de cócoras, na banheira ou na cama. Esse parto abre mais espaço na pelve, facilitando a saída do bebê.

Água: A água morna alivia as contrações, relaxando a saída do bebê. Não há risco do bebê se afogar e a mulher pode escolher a posição que se sentir melhor.

De lado: O parto de lado é onde a mulher fica deitada de lado com uma perna levantada, sendo uma opção para quem prefere ficar deitada.

Como acelerar o trabalho de parto

É possível acelerar o parto realizando exercícios físicos, pois eles estimulam o inicio das contrações.

A relação sexual também é uma forma de acelerar o parto, devido ao estímulo uterino que os orgasmos provocam e também ao fato do sêmen conter prostaglandina, que deixa o colo do útero melhor preparado para a dilatação.

Fazer sessões de acupuntura na fase final da gestação é capaz de diminuir o tempo do trabalho de parto e também é uma forma de facilitar o trabalho de parto.

Parto Normal vídeo

Dicas ao realizar

No final do primeiro trimestre de gravidez, a futura mamãe já pode começar a praticar exercícios, para que possa ter uma gestação tranquila.

O parto deitada na cama, dificulta a saída do bebê, não sendo uma boa opção. É importante também manter a calma para não acabar atrapalhando o bebê a descer.

Precauções

Após o parto, é primordial cuidar da higiene do bebê, sendo de extrema importância para evitar infecções e outras complicações.

Mantenha cuidado com a higiene intima, onde as perdas de sangue e a sensibilização de toda a área genital exigem mais atenção para aumentar o conforto e diminuir possíveis incômodos.

A relação sexual deve voltar a ocorrer após 40 dias, de forma que possa evitar infecções.

Antes da alta hospitalar (no caso de parto normal em média são 2 dias). Tire todas as suas dúvidas sobre os cuidados com o bebê e para a sua recuperação.

A consulta de revisão ou do puerpério deverá ficar marcada. O prazo médio é de 4 a 6 semanas pós parto.

Vídeo de um parto normal

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *