O Que é Ovulação? Como saber se estou Ovulando? Quais os Sintomas?

A ovulação é um assunto que interessa muito para quem está pretendendo engravidar e procura saber corretamente seu período fértil. Desta maneira é muito importante que a mulher perceba os sintomas da mesma.

Reconhecendo o período da ovulação, fica mais fácil se dedicar as relações com o parceiro a fim de conseguir seu intento.

Durante o ciclo menstrual a mulher sofre várias alterações hormonais, que vão lhe dar alguns sinais do que está ocorrendo no seu corpo. Porém, as vezes, estes sinais não são tão claros assim. Nesses casos, a melhor forma de identificá-los é sabendo o que ocorre no seu corpo.

Algumas mulheres têm total conhecimento do seu corpo e conseguem identificar qualquer modificação através dos sintomas. Se este ainda não é o seu caso, você pode pelo menos tentar fazer isto através das informações que está buscando.


Uma curiosidade é que, diferentemente dos homens, que produzem os espermatozoides, a mulher já nasce com a quantidade de óvulos que vai dispor ao longo da vida.

Quando inicia seu ciclo menstrual, a mulher possui mais ou menos 500 mil óvulos. Destes, apenas quinhentos chegarão a fase madura pois a mulher vai ovular em média quinhentas vezes. O que acontece é que a cada ciclo mil óvulos irão perecer até que se acabe a reserva toda.

Em torno dos 50 anos a mulher inicia menopausa que é o termino desta fase de ovulação e fertilidade.

O que é a Ovulação?

um óvulo

A ovulação é o processo que ocorre no corpo da mulher que permite que a gravidez ocorra. Caso isto não aconteça o óvulo é expelido através da menstruação.

Este processo de ovulação ocorre em ciclos. Quando as mudanças hormonais passam a estimular um dos ovários para desprender um óvulo.

A gravidez vai acontecer quando este óvulo que foi liberado for fecundado pelo espermatozoide no prazo de 24 horas. Se não for fecundado o organismo vai descarta-lo em mais ou menos 14 dias através da menstruação. Portanto se você está tentando engravidar é essencial conhecer o dia da ovulação.

Algumas mulheres calculam o dia da ovulação contando o período após a menstruação (que seria de 14 dias). No entanto, este dado e apenas uma média. A ovulação pode ocorrer em dias diferentes para cada uma. Algumas mulheres tem um ciclo considerado curto de 25 dias, outras um ciclo longo de 35 dias.

Por isso a melhor maneira é calcular seu ciclo observando seus sinais, mantendo uma assiduidade de relações, deixando margem num período de até 2 dias antes e 2 dias depois do que você considerar seu dia de ovulação. Outra opção é fazer o teste de ovulação.

Quais os sintomas da Ovulação?

Para quem tem um ciclo menstrual de 28 dias, que ocorre com a maioria das mulheres, a ovulação acontece no 14º dia e pode apresentar alguns sinais como:

  • Aumento do apetite.
  • Dor pélvica, como uma cólica leve.
  • Aumento da temperatura do corpo.
  • Secreção vaginal viscosa e transparente, parecida com a clara do ovo. Esta secreção tem a finalidade de auxiliar o espermatozoide a chegar ao óvulo que está pronto para ser fecundado.
  • Aumento da libido (desejo sexual).
  • Oscilação do humor.

Estes sintomas são apenas referências e podem variar bastante de mulher para mulher.

Ovulação e período fértil é a mesma coisa?

Poderíamos dizer que período fértil e ovulação é praticamente a mesma coisa. Isso porque a ovulação acontece no decorrer do período fértil.

A ovulação acontece quando o óvulo maduro segue pelas trompas de falópio onde ficará por um período de 24 horas aguardando a fecundação pelo espermatozoide. Se neste período a mulher tiver relações sexuais, sem o uso de preservativo, existe enorme probabilidade de engravidar. Se fecundado o organismo encaminha para o útero onde se dará início ao processo de gestação.

A ovulação acontece no 14º dia para as mulheres que são reguladas e possuem um ciclo de 28 dias. Este 14º dia é contado após o 1 dia do último ciclo menstrual. O que ocorre é que existe uma margem para que isto aconteça. Pode acontecer três dias antes ou três dias depois do 14º dia. A esta etapa é dada o nome de período fértil.

Quem toma anticoncepcional ovula?

A mulher que faz uso do anticoncepcional regularmente, todos os dias, no mesmo horário, não vai ter período fértil e consequentemente não vai ovular. O óvulo não amadurece e não pode ser fecundado.

No entanto ao esquecer de tomar um dia o medicamento, já existe um risco de engravidar pois o espermatozoide pode resistir de 5 a 7 dias no organismo da mulher propiciando assim a fecundação se alcançar o óvulo.

Como saber se estou Ovulando?

Para saber se está ovulando você deverá observar seu corpo. Ele emite sinais do que esta acontecendo. Às vezes alguns destes sinais são sutis, outros nem tanto.

Além dos sintomas que relacionamos acima, algumas mulheres relatam que sentem os seios sensíveis ou inchados e um certo desconforto abdominal. Se você não observa nenhum sinal, pode fazer um teste de ovulação e assim terá um resultado mais eficiente.

Como saber se óvulo foi fecundado?

Neste caso você também tem que ser muito observadora. O ideal é esperar surgirem os primeiros sintomas, que ocorrem algumas semanas após a fecundação.

Você pode observar um corrimento rosado e uma dor abdominal que podem acontecer quando o embrião for firmado na parede do útero para que se desenvolva a gestação.

Além disto existem outros sintomas que você pode observar:

  • Cólica abdominal após o 6 ou 7 dia do período fértil.
  • Uma leve dor de cabeça.
  • Seios doloridos e inchados.
  • Sonolência e Cansaço.
  • Corrimento rosado após o 10 ou 12 dia do período fértil.

Depois de quatro semanas começarão a surgir os sintomas propriamente ditos da gravidez, tais como enjoo matinal e o atraso da menstruação.mulher tendo uma Ovulação

Calculadora de Ovulação

A maneira mais eficiente de calcular a ovulação, vai exigir de você a observação do seu corpo por todo um período (as vezes mais de um mês) para que você entenda as diferenças que seu corpo apresenta no período fértil.

Um dos testes mais utilizados é a temperatura corporal. Neste caso, a temperatura deve ser medida todos os dias no mesmo horário, com o mesmo termômetro e na mesma região do corpo. No período fértil você vai observar uma leve elevação de temperatura, que pode ser de até 1ºC.

Existe no mercado um teste de urina, que pode ser adquirido nas farmácias. Com ele é possível constatar o nível hormonal durante a ovulação.

Pergunta dos leitores

A Ovulação dói?

A dor é um dos sintomas típicos da ovulação relatado por algumas mulheres.

A ovulação ocorre nos ovários onde ficam armazenados todos os óvulos que a mulher fabrica ainda quando está dentro da barriga da sua mãe. Quando a mulher entra no período fértil, estes óvulos são impelidos através de hormônios a se tornarem maduros. Nesta fase eles se rompem e a mulher ovula. A dor da ovulação surge quando este processo chega ao seu auge.

Devido a toda a atividade hormonal que ocorre, os ovário aumentam de tamanho provocando a sensação de inchaço, incomodo e dor. Esta é uma queixa geral, mas algumas mulheres passam pelo processo se nenhum desconforto.

Quantos dias depois da ovulação posso engravidar?

Se é desejo da mulher engravidar e ela está observando seu período mais fértil, as probabilidades aumentam muito pois ela pode ter relações programadas que coincidem com sua ovulação.O período de fecundação pode ocorrer entre as 24 horas que precede o pico da ovulação e 48 horas depois disto.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a ovulação, como ela acontece, suas particularidades, como saber se está ovulando e outros detalhes. Aproveite essas informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *