Nidação – O que é, Dura quantos dias, Sintomas


Um sangramento fora do período correto do ciclo menstrual pode causar um grande susto nas mulheres. Exceto para aquelas que estão tentando engravidar e esperam ansiosas pelo sangramento da nidação.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Quando acontece, como identificar e tudo mais sobre essa condição. Vamos lá?!

O que é?

É o momento em que o óvulo que já foi fecundado pelo espermatozoide consegue chegar ao útero e se fixa por lá. Essa ação pode ou não gerar um pequeno sangramento que não deve ser confundido com a menstruação.

Causas

Esse é um processo essencial para o desenvolvimento da vida. Representa o momento em que o óvulo, que é fecundado nas trompas, se fixa ao útero para dar início ao desenvolvimento fetal.


Sintomas

A implantação do óvulo fecundado no útero por apresentar alguns sintomas, tais como:

  • Leve sangramento aguado, de cor rosada ou amarronzada. Tem duração máxima de 3 dias, sem a presença de fluxo intendo ou sangue de cor viva
  • Cólicas semelhantes às menstruais
  • Pontadas leves na região do baixo ventre

Vale lembrar ainda que a nidação pode apresentar sintomas ou não. É mais comum que esses sintomas não sejam percebidos com facilidade.

Além disso tudo ainda vale lembrar que nem todo sangramento que ocorre no meio do ciclo menstrual é especificamente da nidação. Na maioria das vezes, ele é decorrente do processo de ovulação.

Assim sendo, nem todo o sangramento leve, de cor suave que acontece entre ciclos é um sintoma de nidação.

Nidação

Quando ocorre os sintomas da Nidação

Pois bem, os sintomas referentes a esse processo acontecem entre 7 e 15 dias a contar do período fértil caso tenha acontecido a fecundação. No entanto, fugindo à essa regra, em algumas mulheres podem os sintomas da nidação podem acontecer bem depois desse período, mais próximo da menstruação.

Sendo assim, nos casos de uma ovulação tardia, pode ser que esses sintomas apareçam até 15 dias depois de passada a ovulação.

Vale lembrar que nesses casos é comum que os testes de farmácia e também os exames de beta HCG apareçam negativos. Pois, esse hormônio só passa a ser produzido pela mulher depois que ocorre a implantação desse zigoto no endométrio.

Diagnóstico

O diagnóstico acontece com a confirmação da gravidez. No entanto, vale lembrar que um resultado negativo não significa que a gravidez não ocorreu, apenas que pode estar ainda muito recente.

Sendo assim, o melhor a fazer é procurar um médico para fazer os exames adequados e até mesmo para ter certeza se o sangramento é realmente da nidação ou se provém de algum outro problema ginecológico.

Quantos dias dura a Nidação

É apenas uma pequena quantidade de sangue, parecida com uma borra de café, que não tem cor muito viva, nem aspecto denso ou se apresenta em grande quantidade. Esse sangramento, que é leve, acontece pelo tempo máximo de 3 dias, vindo cada vez mais claro e suave.

Vale reforçar ainda que mesmo que os sintomas sejam diferentes para cada mulher, um fluxo maior ou com sangue mais vivo precisa ser examinado. Pois, não corresponde às características dessa condição.

Características do sangramento da Nidação

O sangramento, quando houver, não deve ter um volume que leve à suspeita da condição, ou seja, se o volume do sangramento for suficiente para que a mulher fique na dúvida se está menstruando, certamente é preciso investigar as causas.

Além disso, a nidação ainda pode parecer uma borra ou ter o aspecto de um corrimento de coloração amarronzada, dependendo de mulher para mulher, no entanto, é sempre em pouca quantidade.

Nidação de gêmeos

A de múltiplos não apresenta nenhum sintoma diferente da nidação única, possuindo exatamente os mesmos sintomas.

Diferenciando Nidação com Menstruação

A nidação pode ocorrer até mesmo antes de que a mulher perceba que a sua menstruação atrasou e não é algo que aconteça com todas as mulheres embora seja algo bem comum e um dos principais sinais dessa condição, além do sangramento, é aquela sensação de desconforto com cólicas moderadas no útero. No entanto, para diferenciar a nidação da menstruação existem algumas dicas que podem ser seguidas:

  • O fluxo: o volume de sangue da nidação e da menstruação são bem diferentes. O da nidação é leve e, normalmente, tem a cor bem clara. No entanto, o da menstruação é mais escuro e denso.
  • A cor: a menstruação tem uma coloração vermelha intensa. Já a nidação apresenta uma coloração mais suave, levemente rosada ou amarronzada.
  • Regularidade: enquanto a menstruação é regular e vem por uma sequência de dias a nidação pode ir e vir, durando mais ou menos dois dias.
  • Cólicas: as cólicas da menstruação são mais intensas e a da nidação são mais frequentes e suaves.

Seguindo essas dicas simples já fica um pouco mais fácil diferenciar a nidação da menstruação.

Nidação ou Menstruação?

Quando buscar ajuda médica

A mulher deve buscar o auxílio e um médico sempre que não se sentir segura ou desconfiar de que algo não vai bem com o seu ciclo. No entanto, um sinal e alerta que a mulher deve estar atenta é para um sangramento em maior volume, que tenha duração superior a 3 dias ou ainda que seja de um sangue vivo e intenso.

Isso por que essas características não têm relação com os sintomas mais comuns da nidação, que são sangramentos leves e bastante suaves.

Além disso, a presença de dor forte, febre ou demais problemas são sinais de alerta de que algo não vai bem e precisa ser avaliado.

Sangramento de Nidação – Fotos

Fotos de Nidação

Foto: babycenter

Pergunta dos leitores

Nidação ocorre quantos dias antes da Menstruação?

Essa é uma condição que ocorre cerca de 10 dias antes da menstruação. Tem duração de 1 a 3 dias. No entanto, ela pode aparecer entre 7 a 15 dias, variando de mulher para mulher.

Nessa condição pode acontecer também um sangramento acompanhado de cólica, corrimento e também pontadas na região inferior do ventre. Lembrando que essas características não se manifestam em todas as mulheres.

Nidação tem cheiro?

Não, ela pode gerar um sangramento ou corrimento leve que não possui um odor forte nem característico. Caso a secreção expelida possua um odor mais forte pode ser um sintoma de infecção que deve ser avaliado.

9 Comments

  1. Feita para maternidade - Dora 17 de fevereiro de 2018 Reply
  2. Gislene Trindade 19 de março de 2018 Reply
  3. Gislene Trindade 19 de março de 2018 Reply
  4. Chelinha 10 de abril de 2018 Reply
  5. Anonimo 1 de maio de 2018 Reply
  6. Cassia Oliveira 16 de maio de 2018 Reply
  7. Jhenifer Nunes de Lacerda 14 de setembro de 2018 Reply
  8. world wide web TV HD 26 de setembro de 2018 Reply
  9. Lídia 13 de fevereiro de 2019 Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *