Quais os Benefícios da Natação Infantil? É Perigoso? Precauções! 🤔

Nadar é um dos exercícios físicos mais complexos e saudáveis que há. A prática do esporte fortalece todos os músculos do corpo. Ainda trabalha as articulações e faz um enorme bem para os pulmões e o  coração. A natação infantil, então, é ainda melhor, pois ajuda no desenvolvimento geral dos pequenos.

Quais os benefícios da natação infantil?

A natação infantil é uma excelente opção de atividade física para as crianças. Entre os principais benefícios para os pequenos da natação infantil, estão:

  • Melhora a capacidade cardíaca;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Desenvolvimento do Tônus muscular;
  • Fortalece os ossos;
  • Estimula a capacidade do aprendizado;
  • Aumento da resistência física;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Aumenta a Autoconfiança;
  • Promove a sociabilidade.
  • Desenvolve a sensação de segurança;
  • Possibilita a sobrevivência, em casos de acidentes na água; entre outros

Contraindicações

A natação é um esporte que, no geral, possui pouquíssimas contraindicações. Até mesmo deficientes físicos têm, hoje, aulas adaptadas para eles. No entanto, em alguns poucos casos, realmente é melhor que o esporte não seja praticado, como:


  • Faringite, otite e sinusite ainda em tratamento
  • Problemas pulmonares como asma e bronquite
  • Problemas de pele, por conta do cloro que vai na água piscina.

crianças praticando a natação infantil

Precauções a se tomar

A natação infantil exige alguns cuidados a serem tomados. Isso para as crianças aproveitarem as aulas e não sofrerem acidentes na piscinas.

As piscinas contém muito cloro, portanto, capriche no banho após a aula. Lave muito bem o corpo e os cabelos das crianças para remover todo o produto da piscina. O cloro também tem a tendência a ressecar pele e cabelos. Não se esqueça, então, de hidratar o corpo da criança após o banho. Aposte também em bons xampus e condicionadores para manter os cabelos saudáveis.

As piscinas para a natação infantil são, em geral, de uso coletivo – o que favorece o desenvolvimento de micoses. Para isso não acontecer, após as aulas, banhe a criança e seque muito bem seu corpo. Seque principalmente os vãos dos dedos dos pés – local mais propício para as micoses se desenvolverem. Seque muito também as axilas.

Independente da época do ano é importante agasalhar a criança antes e de pois da aulas. Nas épocas mais frias, então, o cuidado deve ser redobrado. Mantenha sempre um secador nos utensílios de banho, para que a criança deixe a escola de natação com os cabelos secos. Esses cuidados evitam que os pequenos contraiam possíveis resfriados, gripes, dor e ouvido e outros problemas devido à friagem.

Precauções a se tomar – Parte 2

É essencial que a criança use toucas para praticar as aulas. Esses acessórios protegem o cabelos dos pequenos do cloro da água, além dos fios não atrapalharem a movimentação da criança na piscina.

Além disso, não adianta matricular a criança em aulas de natação infantil e manter péssimos hábitos em casa. Mantenha, portanto, hábitos saudáveis de vida e preste atenção, principalmente, à alimentação, que deve ser balanceada e saudável.

Alias, os pequenos gastarão bastante calorias durante a aula de natação infantil. Antes da aula, ofereça, por exemplo, uma barrinha de cereais. Depois da aula, os pequenos devem fazer uma alimentação mais completa e diversificada para repor as energias gastas.

Natação infantil é seguro?

Sim, a natação infantil pode ser um esporte bastantes seguro para crianças. Isso desde que o estabelecimento de ensino tome algumas providências para garantir a segurança dos pequenos alunos durante a prática das aulas.

Alguns procedimentos a serem tomados são:

  • Convém que as piscinas para a natação infantil sejam protegias por cercas, como grades de pelo menos 60 cm de altura
  • Quando a piscina não estiver sendo usada, recomenda-se cobri-la com lonas de proteção firme, que suportem o peso das crianças, caso alguma delas caia.
  • A área onde acontecem as aulas da natação infantil  deve ser reservada. Devem ficar fechadas por portas, por exemplo. Isso para impedir o acesso de crianças sozinhas.
  • Se a piscina não estiver sendo usada, não deve-se colocar perto dela objetos coloridos. Isso costuma atrair a atenção e o interesse das crianças, principalmente das menores, causando possíveis acidentes.
  • Usar coletes protegem as crianças, mas elas acabam criando muita confiança no acessório. Assim, mesmo usando esse item de segurança, elas sempre devem ser orientadas e acompanhadas por adultos na hora de entrar e sair da piscina.
  • Dentro da piscina, durante as aulas de natação infantil , os pequenos sempre devem fazer uso dos coletes de proteção. Além de evitar o afogamento, esses coletes impedem que os pequenos engulam água acidentalmente.
  • É indicado a presença de diversos adultos durante a natação infantil  e não só do professor. Geralmente, os pais cumprem esse papel de segurança.

Natação infantil é seguro? – Parte 2

É raro acontecer casos de afogamento em aulas de natação infantil, porém, se um acidente desses acontecer, provavelmente haverão pessoas especializadas em como agir nesse caso, além dos professores. Geralmente, o procedimento a ser seguido, no caso, de afogamentos infantis em piscinas é que as pessoas habilitadas para o salvamento promovam a calma de todos os presentes, principalmente dos responsáveis pela criança e dos outros alunos.

A criança deve ser retirada da água imediatamente, mas com delicadeza – isso para não machucá-la e não causar pânico em quem estiver perto do acidente. Deve ser também observada a respiração da criança. Se ela estiver respirando, a conduta correta é manter seu corpo deitado, para que ela expila a água que, provavelmente, engoliu.

Para que a criança respire melhor e expila a água que engoliu, o segredo é manter a cabeça um pouco abaixo do peito. Isso também evita que ela engasgue com a água que sair.

Caso a criança não esteja respirando. A pessoa responsável pelo resgate deverá aplicar a técnica da respiração boca a boca, enquanto massageia o tórax do pequeno. Tal conduta costuma fazer com que a criança recupere a respiração, Mas se isso não acontecer, procure atendimento emergencial médico, pois ficar muito tempo sem respirar pode causar lesões cerebrais.

Quando a criança voltar ao seu estado normal, leve-a para um local mais quente e sem tantas pessoas e a deixe descansar por um tempo, sentada ou deitada. Envolva-a com toalhas ou outros objetos para esquentá-la.

Acalme a criança, mostrando que acidentes podem acontecer com qualquer um e que, durante as aulas de natação, sempre haverão pessoas para socorrê-la. Isso para que o pequeno não pegue trauma da piscina e até mesmo não queira mais praticar a natação infantil.

uma criança praticando a natação infantil

Curiosidades sobre a natação infantil

Agora que você sabe sobre os benefícios da natação infantil, cuidados e precauções para a prática do esporte, confira algumas curiosidades interessantes sobre a natação infantil:

  • Melhora a imunidade: como a natação infantil é um exercício completo, sua prática fortalece o sistema imunológico  das crianças. Com isso, os pequenos se mantêm protegidos de contrair doenças diversas.
  • Ajuda no desenvolvimento cognitivo: a natação infantil estimula a criança a desenvolver novas habilidades psicomotoras; como noção se espaço, ritmo e tempo e a percepção tátil.
  • Auxilia a dormi melhor: você pode estar se perguntando que relação tem a natação infantil  com o sono da criança. Os pequenos gastam muito mais energias na água quando estão praticando a natação infantil – o que favorece boas e tranquilas noites de sono a eles.
  • Estimula o apetite: praticar a natação infantil, como já mencionado, aumenta o gasto de energia dos pequenos. Além disso, acelera o sistema metabólico em geral. Com isso, as crianças que praticam a natação costumam comer melhor.

Onde encontro uma escola de natação infantil?

Diversas escolas de natação, clubes e associações oferecem aulas de natação infantil. Porém, antes de matricular seu filho em uma delas, confira as dicas dadas aqui quanto á segurança do local.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *