Muco Cervical – O que é? Como identificar? Tipos de Muco

Toda mulher em idade fértil passa mensalmente por todas as etapas do ciclo menstrual, que normalmente dura 28 dias. Nesse processo, o muco cervical muda, adquirindo diferentes texturas e colorações.

Então, para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é o muco cervical?

O muco cervical nada mais é do que uma secreção com aspecto gelatinoso que o colo do útero produz de acordo com a influência hormonal que sobre.

Embora muitas pessoas acreditem que o muco cervical só está presente durante o período fértil. A verdade é que ele está presente durante todos os dias do ciclo. Com alterações no seu aspecto de acordo com a fase pela qual está passando, podendo não ser tão facilmente identificado.


Como funciona o muco cervical

O muco cervical nada mais é um líquido que ajuda a proteger o colo do útero. Ele impede que as bactérias presentes na área íntima entrem no útero e causem problemas, ou seja, ele ajuda a manter o útero saudável.

Mais do que isso, o muco cervical ainda auxilia o espermatozoide a chegar ao útero quando a mulher se encontra em seu período fértil.

Tipos de muco cervical

Pois bem, visto que o muco cervical está presente em todo o ciclo menstrual, as variações hormonais fazem com que ele assuma aspectos distintos de acordo com cada fase graças as variações hormonais.

Sendo assim, o muco cervical também serve como um indicador hormonal do corpo, podendo ser mais grosso ou mais fino de acordo com a produção hormonal de cada fase do ciclo.

Por isso, pode-se dizer que existem 5 principais tipos de muco cervical, que são:muco-cervical-clara-de-ovo

  • Pegajoso e Seco: Esse muco é bastante comum logo após a menstruação. Ele possui um aspecto mais seco e pegajoso, aparecendo em pequena quantidade.
  • Muco amarelado ou branco, cremoso e pegajoso: Esse topo de muco cervical acontece durante o período de pré-ovulação. Ele possui um aspecto mais cremoso, de coloração amarelada ou esbranquiçada, sendo mais pegajoso.
  • Hidro gelatinoso: Também conhecido como muco clara de ovo. Esse tipo indica que a ovulação está para chegar, podendo ser percebido cerca de 2 a 3 dias antes da mesma. No entanto, em algumas mulheres esse tipo de muco pode ser notado no dia da ovulação.
  • Transparente e fino: Esse muco é comum durante a ovulação. Tem aparência transparente e pode ser bastante elástico, mas mais ralo que o anterior.
  • Pegajoso e branco: Esse muco é mais comum após a ovulação e dura até a chegada da menstruação.

Como identificar o muco cervical

No início do ciclo, o muco tende a ser mais espesso e grosso. Pois tem a função de impedir a entrada de bactérias no útero, mantendo-o fechado.

Nesse período, ele ainda atua como uma barreira natural contra os espermatozoides, para que só consigam chegar ao útero durante o período fértil.

É na fase da ovulação que ele fica mais elástico e fino, a fim de favorecer a migração dos espermatozoides. Possibilitando que cheguem até as trompas, além de ser um lubrificante natural.

Além disso, é esse muco que ainda irá ajudar o espermatozoide a se manter vivo por mais tempo no corpo da mulher. Aumentando a possibilidade de fecundação.

Sendo assim, é importante conhecer o próprio corpo, acompanhar o ciclo e observar atentamente as texturas e cores do muco no decorrer do tempo, entendendo melhor as suas variações.

Como monitorar o muco cervical

Um bom momento para avaliar e monitorar o muco cervical é logo pela manhã, depois de urinar. Isso porque algumas mulheres apresentam uma quantidade de muco suficiente para ser percebida no papel higiênico assim que limpam a vagina.

Caso não seja o caso, é preciso coletar o material com o dedo. Para isso, basta inserir o dedo limpo (dedo indicador ou médio) no canal vaginal até que chegue ao útero e o muco cervical virá no dedo, podendo ser examinado e avaliado.

Dia mais fértil

Logo que a menstruação termina é comum que a mulher passe a sentir a vagina mais úmida. Acontece um aumento da secreção, se mantendo assim por alguns dias.

Quando esse muco cervical passar a adquirir o aspecto de clara de ovo. É a indicação de que a mulher está entrando no seu período fértil.

Isso porque é justamente esse tipo de secreção mais elástico que facilita a entrada do espermatozoide pelo colo do útero, possibilitando seu deslocamento.

Esse muco é característico por sua elasticidade e pode esticar até uns 4 cm sem que se rompa.

Muco cervical Fotos

Pergunta dos leitores

É normal aparecer muco cervical durante a gravidez?

Sim! Na menstruação pode ocorrer uma elevação da secreção vaginal. Isso normalmente ocorre para o bem, sendo que no início de uma gravidez o muco cervical é mais leitoso e sem odor.

Esse tipo de corrimento é bastante semelhante ao que ocorria antes da gestação, mas em maior quantidade visto que a irrigação sanguínea na região vaginal é aumentada.

Já mais perto do parto, a secreção pode adquirir uma consistência mais gelatinosa, podendo haver traços de sangue.

Isso acontece porque o útero possui uma camada interna de muco, chamada tampão mucoso. A saída desse tampão é um processo normal que indica a proximidade do parto, não significando que é a hora do mesmo.

É normal ter o muco cervical antes da menstruação?

Sim, o muco cervical está presente durante todas as etapas do ciclo menstrual. Sendo mais pegajoso ou grudento nos dias anteriores à menstruação.

Esse é o período de menor fertilidade da mulher, com uma secreção mais seca e esbranquiçada que pode lembrar o aspecto de leite talhado.

Muco cervical com sangue é grave?

Depende da causa. Como já foi dito anteriormente, pode acontecer a excreção do muco cervical com um pouco de sangue mais para o final da gestação, indicando a saída do tampão mucoso.

A saída de muco cervical com sangue antes da descoberta da gestação pode significar ainda o processo de nidação, no qual pode haver um pequeno sangramento juntamente com a secreção.

Então, o mais importante é procurar a orientação de um médico para que seja possível avaliar corretamente cada caso.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o muco cervical, para que serve, como ele é e todos os detalhes importantes.

3 Comments

  1. jaqueline 25 de abril de 2018 Reply
  2. Shirlei 9 de março de 2019 Reply
  3. Leticia 13 de março de 2019 Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *