Menstruação Escura – Saiba quando buscar ajuda médica!

O que o ciclo menstrual feminino tem de natural ele também tem de complexo. Tem condições que deixam muitas mulheres completamente confusas, como é o caso da menstruação escura, que sempre causa um pequeno susto.

Então, para saber mais sobre essa situação, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

O que pode ser Menstruação escura

De uma forma geral, a menstruação escura nada mais é do que um sangramento de pouca intensidade. Possui uma coloração marrom, sendo chamado também de menstruação borra de café.

Esse tipo de sangramento não contém somente sangue, mas também fluidos que são produzidos no útero e que ficam mais tempo guardados por lá. Ou seja, que não são expelidos tão prontamente.


Assim, por estarem por mais tempo dentro do canal vaginal, esse material se degrada naturalmente, assumindo uma coloração mais escura do que o sangue vivo.

Então, esses fluidos expelidos são mais escuros e se parecem à coloração da borra de café, por isso são chamados dessa maneira.

As três principais causas da menstruação escura podem ser:

  • Os anticoncepcionais que possuem baixa dosagem hormonal
  • Gravidez
  • Endometriose

Claro que existem outras possíveis, mas a mais comum delas são essas.

Diagnóstico

O diagnóstico da menstruação escura começa quando a mulher identifica visualmente o problema. Ou seja, quando a menstruação de um ciclo veio com uma coloração bem mais escura do que vem normalmente.

O segundo passo é contar com a avaliação de um profissional a fim de avaliar se o problema é sério ou apenas um processo comum dor organismo.

Quando buscar ajuda médica

Esse tipo de alteração que ocorre no sangramento menstrual, normalmente, é algo normal e não é sinal de qualquer tipo de problema. No entanto, é sempre importante contar com a avaliação de um médico no caso do surgimento de outros sintomas. Tais como:

  • Sangramento menstrual com duração de mais de 7 dias
  • Ausência de menstruação por mais de 3 meses
  • Sangramentos de escape frequentes
  • Dor na área íntima
  • Tonturas
  • Febre superior a 28º
  • Palidez da pele ou embaixo das unhas

Também vale ressaltar que determinados casos de gravidez também podem ocasionar um sangramento escuro que, às vezes, pode ser confundido com a menstruação.

Sendo assim, caso ocorram mais sintomas além da menstruação escura, procure um médico para ter uma avaliação precisa e um diagnóstico correto da situação. No entanto, somente a ocorrência de um sangramento mais escurecido não é motivo de alarde.

Tratamento para a Menstruação escura

Não existe um tratamento específico para a menstruação escura visto que somente ela não é sinal de nenhum problema. No entanto, na presença de outros sintomas, é imprescindível procurar por ajuda médica a fim de obter um diagnóstico preciso e então instituir o melhor tratamento para o caso.

Vale lembrar que esse é um processo natural dor organismo, mas também pode ser causado pelo tipo de anticoncepcional escolhido, por uma patologia chamada endometriose ou mesmo pela ocorrência de uma gravidez, entre outros.

Independentemente do caso, o tratamento só pode ser determinado quando se tem conhecimento da condição a ser tratada.

Quando Menstruação escura pode ser gravidez

O que pode ser menstruação escura?

Normalmente a gravidez é marcada justamente pela ausência da menstruação, porém, existe uma situação chamada nidação, que acontece no início da gestação, que muitas mulheres acabam confundindo com a menstruação.

A nidação nada mais é do que o processo no qual o óvulo fecundado faz a sua fixação na parede do endométrio, criando um espaço para se alojar.

Essa condição pode gerar um sangramento rosado ou amarronzada, que dura até 3 dias e muitas mulheres confundem com a menstruação.

Nesse caso, a menstruação escura (que não é uma menstruação propriamente dita) pode ser um sinal de gravidez.

Pergunta dos leitores

Quando a menstruação escura é considerada normal?

A menstruação escura é uma condição considerada absolutamente normal sempre que não estiver acompanhada de outros sintomas, tais como dor, febre, desconforto e outros, sendo algo comum do organismo.

No entanto, se essa situação acontece com frequência pode ser um sinal de que algo não está correto. Por isso, procurar ajuda profissional é sempre o mais indicado.

Menstruação escura é por causa do anticoncepcional?

Uma das causas da menstruação escura pode ser o uso de pílula anticoncepcional com baixa dosagem hormonal e até mesmo para quem não usa pílula esse é um processo natural, que só merece mais atenção caso aconteça com frequência ou apresente outros sintomas.

Menstruação escura e com cólica é grave?

Como já foi disso, de uma forma geral a menstruação escura não é motivo para preocupação, no entanto, na presença de outros sintomas, como dores e cólicas fortes ou persistentes, é preciso atenção.

Isso não quer dizer que uma menstruação escura com cólica é algo grave. Mas, certamente merece a devida atenção do seu médico ginecologista para uma avaliação precisa, visto que pode significar endometriose.

One Response

  1. Joelma valentin pires 6 de abril de 2018 Reply

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *