Menstruação Atrasada – 7 Principais Motivos do Porquê isso Acontece

Os ciclos menstruais, normalmente possuem 28 dias, mas como dependem dos hormônios para acontecerem, podem sofrer influências de fatores externos, ocorrendo a menstruação atrasada.

De fato, a menstruação atrasada é o terror de todas as mulheres, mas a verdade é que nem sempre ela é motivo para preocupação. Então, para saber mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Quais são os motivos da menstruação atrasada?

Existem diversos motivos pelos quais a menstruação pode atrasar, variando muito de acordo com a situação, podendo ser:

  • Estresse ou ansiedade
  • Gravidez
  • Infecções e patologiasQuantos dias a menstruação pode atrasar?
  • Descontinuação da pílula anticoncepcional
  • Mudanças recentes do peso corporal
  • Obesidade
  • Amamentação
  • Atividade física em excesso
  • Distúrbios alimentares ou magreza excessiva
  • Disfunções na tireoide
  • SOP – Síndrome dos ovários policísticos
  • Menopausa
  • Amenorreia
  • Início recendo do ciclo menstrual

Vamos conhecer a seguir um pouco mais dessas causas.

Parar de tomar anticoncepcional

De uma forma geral, aquelas mulheres que fazem uso de contraceptivos orais de maneira correta, possuem um ciclo menstrual bastante regular.

No entanto, a suspensão da utilização da pílula depois de alguns anos de uso pode alterar um pouco o ciclo natural, levando algum tempo até que ele se normalize.

Vale lembrar que a amenorreia depois da interrupção de uso da pílula pode acontecer em todas as formas de administração, ou seja, com os implantes, comprimidos e injeção.

Tireoide irregular

As disfunções na tireoide, seja hipotireoidismo ou hipertireoidismo, também podem ocasionar alterações no ciclo, provocando a menstruação atrasada.

No entanto, vale lembrara que isso vale para os problemas de tireoide quando não são controlados, ou seja, se houver controle do problema, ele não deveria causar alterações no ciclo.

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

A pílula do dia seguinte possui progesterona e sua ação irá depender da fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra.

Assim sendo, se ela for tomada ainda na fase inicial do ciclo, que dura 12 dias, é possível que a mulher tenha a menstruação atrasada.

No entanto, se for tomada na segunda ou terceira fase do ciclo, o mais provável é que o sangramento venha em seguida, uns 2 ou 3 dias após o uso da pílula.

Segundo diversos fabricantes, o sangramento decorrente do uso da pílula do dia seguinte é apenas um escape. Então, caso a menstruação atrasada passe de uma semana depois do dia que deveria vir, existe a possibilidade de gravidez e é indicado que se procure um ginecologista.

Já o atraso, se acontecer, ocorre pela elevação da quantidade de progesterona no organismo, podendo desregular o ciclo por até 2 ou três meses seguidos.

Ansiedade e stress

O ciclo menstrual é sensível e pode facilmente sofrer alterações por causa de fatores externos, alheios ao sistema reprodutor.

Isso quer dizer que estresse e ansiedade, bem como outros fatores emocionais, podem modificar o ciclo, levando a menstruação atrasada por alguns dias.

Isso porque o estresse influencia na produção dor hormônios que é ajustada pelo hipotálamo, no cérebro. O estresse é tão poderoso que pode até mesmo fazer com que a mulher simplesmente não ovule em um determinado ciclo, levando a ausência da menstruação naquele mês.

Vale lembrar que quando se fala em estresse, pode-se incluir:

  • Situações de trabalho excessivo
  • Situações financeiras
  • Problemas profissionais
  • Problemas familiares

Ou seja, coisas comuns para muitas pessoas.

Além disso, são consideradas estressantes as situações as alterações repentinas nos horários de trabalho e sono e demais alterações muito bruscas da rotina.

Menopausa

A menopausa é um processo natural do corpo feminino que ocorre por volta dos 45 a 55 anos. Algumas mulheres podem entrar nesse processo ainda mais cedo.A menopausa precoce, que acontece antes dos 40 anos de idade.

Com o início desse processo, a menstruação que era para vir regularmente se atrasa, podendo voltar a vir de forma irregular até cessar por completo.

Isso acontece porque a menopausa nada mais é do que falência dos ovários, que leva a ausência de ovulação. Logo, sem ovulação não há menstruação.

Gravidez

Quando a menstruação atrasa, a primeira coisa que todas as mulheres pensam é logo na gravidez, e na maioria das vezes elas estão certas se tem uma vida sexual ativa.

Sendo assim, uma gestação é a primeira hipótese que deve ser eliminada para seguir a investigação por outros campos. Isso vale até mesmo para as mulheres que fazem uso de contraceptivos, tais como a pílula ou a camisinha.

Isso porque o sangramento tende a ser o primeiro sintoma perceptível de uma menstruação, embora 1/3 das mulheres apresentem sangramentos de escape durante o primeiro trimestre, confundindo isso com uma menstruação e não percebendo a gravidez.

Sendo assim, se houve atraso da menstruação com a presença de um sangramento vaginal atípico e diferente do habitual, fique atenta para a possibilidade de uma menstruação.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Um dos sintomas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é a irregularidade nos ciclos menstruais. Isso acontece pelo fato que a síndrome leva à produção de hormônios masculinos (androgênios) em demasia.

A menstruação atrasada ou a completa ausência dela em é bastante comum em determinados meses nas mulheres que sofrem com esse problema.

Além disso, é comum que mulheres sob essa condição apresentem sobrepeso, que também colabora para o atraso menstrual.

Como fazer descer a menstruação

Chá para descer a menstruação

Existem alguns remédios caseiros que podem ser utilizados para fazer com que a menstruação atrasada venha. No entanto, essas medidas só devem ser utilizadas quando a possibilidade de uma gravidez for completamente descartada. Visto que esses chás podem levar aborto e complicações graves.

Sendo assim, as opções são chás, tais como:

  • O chá de agoniada
  • Chá angélica
  • Chá de cravo-da-índia
  • Chá de boldo

Todos são plantas que atuam melhorando a circulação sanguínea, estimulando a menstruação.

Além disso eles ainda são benéficos para a diminuição da retenção de líquidos que ocorre na TPM.

No entanto, vale ressaltar novamente que esses chás só devem ser utilizados quando a possibilidade de uma gestação estiver completamente descartada, pois pode levar ao aborto ou malformação fetal.

Pergunta dos leitores

Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

Sim, segundo especialistas, quando ela for tomada ainda no primeiro terço do ciclo menstrual (que tem 28 dias), é bem possível que ela leve à ocorrência de uma menstruação atrasada.

É normal a menstruação atrasar?

Cada mulher é diferente e enquanto umas tem um ciclo que funciona como um reloginho, outras possuem um ciclo menstrual um tanto mais irregular. Por isso o mais importante é que a mulher esteja atenta ao funcionamento do seu organismo, para identificar se um atraso é normal ou não.

Vale lembrar que um ciclo tem duração de 28 dias, ou seja, a menstruação vem a cada 28 dias. No entanto, algumas mulheres apresentam um ciclo mais curto, de 24 dias, enquanto outras apresentam ciclos de 30 dias.

Como atrasar propositalmente a menstruação?

Uma excelente alternativa para conseguir adiar propositalmente a chegada da menstruação é fazer uso da pílula antes da chegada da mesma.

Caso a mulher já faça uso do contraceptivo oral, basta não fazer a pausa, emendando uma cartela na outra. No entanto, o mais indicado é sempre conversar com o médico ginecologista para ter a melhor orientação para o seu caso.

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

São considerados aceitáveis os atrasos de até 10 dias, desde que eles não sejam frequentes. Isso porque os hormônios femininos que regulam os ciclos são produzidos na hipófise e no hipotálamo, que ficam no cérebro, e por isso podem sofrer a influência de fatores externos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a menstruação atrasada, porque acontece e como agir em cada caso. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *