Menstruação adiantada – Significa gravidez? É normal? O que pode ser?

O ciclo menstrual é algo que pode variar bastante de uma mulher para outra. Enquanto existem aquelas que funcionam como um reloginho, existem as que possuem períodos bastante irregulares, com menstruação adiantada e até atrasada.

Cada uma dessas situações possui uma causa específica e se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual dura normalmente cerca de 28 dias e é dividido em 3 diferentes fases. As fases correspondem às alterações hormonais que acontecem no corpo das mulheres durante esse mês. A menstruação, para quem não sabe, representa os anos de fertilidade que a mulher tem e dura desde seu início, na adolescência, até o seu fim na menopausa.

Embora o ciclo seja definido com a duração de 28 dias, é normal que ele vare entre 25 e 35. No entanto, os ciclos com tempos superiores ou inferiores a esse podem ser sinal de algum problema, tal como ovários policísticos. Vamos conhecer melhor as 3 fases do ciclo:


  • 1ª fase: logo depois da menstruação começa a estimulação hormonal. Em alguns ciclos isolados ou para algumas mulheres, isso pode acontecer até mesmo na decorrer da menstruação (esvaziamento do endométrio da cavidade uterina). Assim, os folículos são estimulados começam a crescer.
  • 2ª fase: quando os folículos se encontram grandes o suficiente, se inicia uma nova fase hormonal. Essa faz com que a mulher secrete uma quantidade mais elevada de estrogênio, levando à ovulação e ao período fértil.
  • 3ª fase: depois que a ovulação acontece, o corpo começa a produzir um outro tipo de hormônio, a progesterona, que recebe estimulo do corpo lúteo, dando início à fase lútea. Essa fase pode durar de 11 a 18 dias e muda de acordo com cada organismo.

Menstruação adiantada

Por que acontece a menstruação adiantada

A menstruação adiantada é resultado do encurtamento de algum dos ciclos que falamos acima. Sendo assim, pode-se afirmar em quando os ciclos estão regulados, a fase proliferativa e lútea é sempre igual. Por isso, ocorre a constância de dias nesse ciclo.

No entanto, quando ocorrem alterações hormonais que não são previstas, o ciclo pode acabar ficando menor. O mais provável que é isso seja causado pela antecipação da ovulação, visto que a fase proliferativa tende a ser mais vulnerável que as demais.

Mas também pode ser que o ciclo seja menor porque a ovulação tardou para acontecer e durou menos.

Fatores externos

Existem ainda alguns fatores externos que podem levar à ocorrência desses fenômenos de encurtamento dos ciclos. Tais como, situações de estresse e abalo do emocional. Pois, o fato é que é cientificamente comprovado que essas situações podem alterar o ciclo menstrual, adiantando-o em até 5 dias antes do previsto.

Caso o sangramento ocorra antes disso ainda, o mais indicado é procurar a ajuda de um médico para a realização de uma análise.

A menstruação adiantada é normal?

Para algumas mulheres o ciclo menstrual funciona como um perfeito relógio. Para outras pode ser uma verdadeira caixinha de surpresa. Além disso, o tempo de cada organismo para passar por todas as fases do ciclo pode variar de uma mulher para outra e também de um ciclo para o outro.

Na verdade, as que mais sofre susto são as mulheres que possuem um ciclo bem regulado e, ocasionalmente, a menstruação adianta ou atrasa. Claro que os atrasos são conhecidos pela suspeita de gravidez, mas o adianto pode sugerir que algo não está bem.

No entanto, nem toda a menstruação adiantada pode significar um problema, desde que esteja de acordo com os tempos que já falamos anteriormente, ou seja, desde que o ciclo não adiante mais do 5 dias da data prevista.

Menstruação adiantada significa gravidez?

Quando ocorre qualquer alteração no ciclo menstrual, a maioria das mulheres se preocupa logo com a possibilidade de uma gravidez. Mas, é preciso lembrar que nem todos os ciclos seguem um calendário exato. Pode haver variações nos níveis hormonais, levando a um descompasso do ciclo.

Então, é importante ressaltar que dificilmente uma menstruação adiantada irá representar um sintoma de gravidez.

De uma maneira geral, o principal motivo de uma menstruação adiantada é o estresse que desregula os níveis de hormônios, bem como problemas nervosos, emocionais e etc.

O amis importante nesses casos é não ficar com dúvidas e ir procurar um médico ginecologista a fim de que seja possível realizar uma análise do caso.

Saiba que existem tratamentos eficazes para ajudar com esses problemas, no entanto, a orientação médica é algo imprescindível para que tudo seja conduzido da maneira correta.

Pergunta dos leitores

Como posso saber se é menstruação adiantada ou Nidação?

Para quem não sabe, a nidação nada mais é do que o nome dado ao processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, que é uma membrana que recobre o útero.

Isso acontece cerca de 5 a 10 dias depois que o óvulo é fecundado, podendo chegar a 15 dias.

Por essa fixação do óvulo, pode ocorrer um pequeno sangramento. Esse normalmente tende a ser bastante diferente da menstruação, visto que é pequeno, mais aguado e de coloração amarronzada.

Esse tipo de sangramento é discreto, normalmente percebido no papel higiênico quando a mulher se limpa. Ou então como uma leve sujeirinha na calcinha, podendo durar até 3 dias.

Visto que desaparece rapidamente, não deve ser confundido com a menstruação que apresenta um fluxo mais intenso e de maior duração.

Por estar tomando anticoncepcional posso ter a menstruação adiantada?

Normalmente durante o uso da pílula o ciclo tende a se regularizar. No entanto, podem acontecer os famosos escapes. Isso é considerado normal, especialmente em ocasiões de esquecimento da toma do contraceptivo oral, especialmente naqueles que possuem uma baixa carga hormonal.

Sendo assim, o mais indicado e sempre investigar a respeito para saber se é escape ou menstruação adiantada.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *