Injeção Anticoncepcional Mensal ou Trimestral, Qual usar?

Existem diversos tipos de métodos contraceptivos no mercado atualmente e um deles, que vêm ganhando um número cada vez maior de adeptas é a injeção anticoncepcional que é prática e oferece comodidade e segurança, especialmente para quem costuma esquecer de tomar a pílula diariamente.

Então, para saber um pouco mais sobre esse tipo de produto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

Como funciona a injeção Anticoncepcional

A injeção anticoncepcional possui o mecanismo de ação igual ao da pílula, pois seus hormônios atuam no corpo da mulher suspendendo o processo de ovulação, diminuindo a espessura do endométrio e espessando o muco cervical.

Assim, os hormônios depositados por via intramuscular vão sendo liberados lentamente e promovendo a proteção contra a gravidez por 30 ou 90 dias, de acordo com a opção de medicamento escolhido.


Composição

A composição da injeção anticoncepcional pode variar de acordo com a sua frequência de aplicação, ou seja, a composição da injeção mensal e a da injeção trimestral é outra.

Sendo assim, a injeção anticoncepcional mensal traz em sua composição 2 hormônios, que são o estrogênio e a progesterona. Já a opção de injeção trimestral apresenta a vantagem de ser composta apenas pela progesterona.

Vantagens e desvantagens da injeção Anticoncepcional

Assim como qualquer outro método contraceptivo, o uso de injeção anticoncepcional oferece uma série de vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo médico conjuntamente com a paciente, para que se possa obter o melhor resultado.

Vantagens da injeção anticoncepcional

Injeção Anticoncepcional

  • Melhor para as mulheres que fazem uso de outros medicamentos contínuos.
  • Excelente solução alternativa para quem possui intolerância à pílula ou outros métodos contraceptivos.
  • Ajuda para a diminuição das cólicas menstruais e demais sintomas desagradáveis dessa fase
  • Auxilia no combate à anemia visto que age estimulando a produção de glóbulos vermelhos.
  • É avaliado por muitos especialistas com um potencial de prevenção de doenças mamárias, do câncer de ovário ou endométrio, de cistos e miomas uterinos e também de doenças inflamatórias da pélvis.

Por fim, de acordo com especialistas, a maior vantagem desse tipo de contraceptivo, seja ele mensal ou trimestral, é a comodidade. Isso porque a mulher fica livre de ter que se preocupar diariamente com a toma da pílula e ainda evita os possíveis esquecimentos.

Desvantagens da injeção anticoncepcional

  • Podem ocorrer dores nos seios, de cabeça e nas pernas
  • Não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (a pílula também não)
  • Pode levar à retenção de líquidos, ocasionando inchaço e dando a sensação de ganho de peso
  • Pode elevar o risco de surgimento de doenças em alguns casos
  • Dependendo dos hormônios, não é indicada para o período da amamentação
  • Ocorre a perda de capacidade fértil por um período de 6 meses até 1 ano depois da descontinuação do uso.

Além disso ainda podem ocorrer algumas alterações significativas no ciclo menstrual, que pode ser desde um sangramento excessivo até mesmo a ausência de qualquer sangramento (amenorreia)

Como começar a usar

A aplicação da primeira dose da injeção anticoncepcional precisa ser realizada entre o primeiro dia do início do ciclo até o oitavo dia, no entanto, o ideal é que seja realizado logo no primeiro dia.

Já a segunda aplicação e suas subsequentes devem ser feitas respeitando o intervalo de 30 ou 90 dias a contar do dia da aplicação, possuindo uma tolerância de 3 dias para a reaplicação.

Contraindicações

A injeção anticoncepcional mensal possui hormônios combinados e assim, possui os mesmos riscos dos contraceptivos orais ou adesivos, tais como:

  • AVC
  • Trombose
  • Infarto
  • Distúrbios hepáticos

Ou seja, isso não muda nada independentemente da via de administração.

Sendo assim, esse método é contraindicado para as mulheres que já apresentam alguma pré-disposição para o desenvolvimento desses problemas, bem como para aquelas que fumam.

A injeção anticoncepcional mensal também é contraindicada para as mulheres que estão em período de amamentação.

Já a injeção contraceptiva trimestral é composta de apenas um hormônio, não contendo o estrogênio, e por isso não apresenta nenhuma dessas contraindicações, podendo ser utilizada, inclusive, por mulheres que estejam amamentando.

Efeitos colaterais da injeção Anticoncepcional

Assim como os outros métodos contraceptivos hormonais, a injeção anticoncepcional também pode ocasionar o aparecimento de reações indesejáveis, tais como:

  • Sangramentos entre uma menstruação e outra
  • Amenorreia secundária (ausência de menstruação)
  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Tontura
  • Cólicas menstruais
  • Dores nos seios
  • Coceira vaginal
  • Alteração da libido
  • Alterações emocionais
  • Alterações de peso corporal

Alguns outros efeitos podem ocorrer, no entanto, os dois primeiros itens dessa lista são os que acontecem com maior frequência.

Injeção Anticoncepcional Preço

O preço desse medicamento pode variar bastante de acordo com o laboratório que produz, com o local da compra e a região na qual você se encontra, bem como da frequência de aplicação do mesmo.

No entanto, pode-se dizer que os valores desse produto variam entre R$ 20 e R$ 50 reais e podem ser encontrados em qualquer farmácia.

Injeção Anticoncepcional Genérica

Se você recebeu uma receita médica que traz o nome de um medicamento específico, basta ir até a farmácia mais próxima e consultar o farmacêutico a fim de descobrir quais são os hormônios presentes no medicamento indicado. Depois, basta solicitar um genérico, baseado nos hormônios e dosagens do medicamento referência.

Pergunta dos leitores

Injeção Anticoncepcional Mensal ou Trimestral?

Quais os nomes comerciais da injeção Anticoncepcional?

Existem diversas injeções anticoncepcionais no mercado atualmente e elas são fabricadas por diferentes laboratórios e, por isso, apresentam diferentes nomes, tais como: Cyclo-Provera, Preg-less, Perluntan, Noregyna, Ciclofemina e outros.

Injeção Anticoncepcional engorda?

De fato, o uso desse tipo de método contraceptivo pode contribuir para o ganho de peso corporal e isso acontece porque a sua concentração de hormônios contribui para a retenção hídrica que tem como resultado o inchaço e ganho de gordura.

Qual a melhor injeção Anticoncepcional?

Existem diversos excelentes medicamentos no mercado atualmente, no entanto, o melhor deve ser definido de forma individualizada pelo médico, considerando o histórico de cada mulher, a pré-disposição genética para algumas doenças e a reação aos hormônios.

Injeção Anticoncepcional mensal ou trimestral, qual usar?

Como já foi dito anteriormente, a injeção anticoncepcional mensal tem uma composição diferente da trimestral e por isso diversos fatores devem ser avaliados para definir qual é a melhor opção para cada paciente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *