Icterícia – O Que é? Como Curar? Ocorre em Recém-Nascidos? Causas!

A bilirrubina nada mais é do que um pigmento de cor amarela que está presente na constituição do sangue e também das fezes. Quando os níveis de bilirrubina se encontram alterados para mais, é comum que isso se torne aparente através da pele e do branco dos olhos que ficam amarelados, em um processo chamado icterícia.

Sendo assim, para saber um pouco mais sobre o assunto, o que é icterícia, como tratar e quais os sintomas, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

O que é Icterícia?

A icterícia nada mais é do que uma condição causada pela elevação dos níveis de bilirrubina no sangue, que por sua vez é um pigmento que o próprio organismo possui.

Então, quando ocorre o processo fisiológico de rompimento das células vermelhas, a bilirrubina é liberada e vai diretamente para o fígado, sendo metabolizada e eliminada.


Essa função de metabolização pode ser um pouco deficiente nas crianças, visto que ainda não estão maduras. Com isso, a bilirrubina acaba ficando concentrada no sangue, conferindo um tom mais amarelado para a pele e para o branco dos olhos.

De acordo com os especialistas, a icterícia neonatal acontece com cerca de 60% dos recém-nascidos, não tem sintomas adicionais e, na maioria dos casos, não apresenta riscos elevados quando é diagnosticada de maneira precoce e controlada.

Vale lembrar ainda que a icterícia por si só não é uma doença, e sim o sintoma e sinal visível de alguma patologia subjacente.

Icterícia causas

Tipos

De uma forma geral, pode ser dividida em 4 tipos diferentes que são:

  • Hemolítica
  • Hiperbilirrubinemia, que é a comum em bebês
  • Hepatocelular
  • Obstrutiva

Sintomas da Icterícia

Icterícia sintomas

A icterícia tanto pode ser um problema que se manifesta de forma repentina, quanto pode vir se desenvolvendo de maneira lenta com o decorrer do tempo. Os principais sintomas desse problema são:

  • Pele de coloração amarelada
  • Esclera, que é quando a parte branca do olho fica amarelada. Nos casos mais graves o branco do olho assume uma coloração mais amarronzada
  • Fezes de coloração esbranquiçada ou mais claras
  • Urina de coloração mais escura, como chá ou refrigerante de cola
  • Parte interna da boca de coloração amarelada

Causas da Icterícia

A icterícia é causada pela deposição de bilirrubina (pigmento biliar) nos tecidos citados e identificar o problema é muito importante porque ele é o reflexo de que está acontecendo alguma anormalidade no metabolismo, produção ou eliminação dessa substância pigmento.

Vale lembrar que a bilirrubina é composta, basicamente através da morte dos glóbulos vermelhos que estão no sangue e isso acontece nas células presentes na medula óssea, no fígado e no baço.

Em situações normais, a bilirrubina que é gerada, vai para o fígado através da corrente sanguínea, e depois é eliminada indo intestino através das vias biliares.

Entretanto, quando algo anormal acontece em qualquer uma dessas etapas, essa substancia não e eliminada corretamente e acaba se acumulando no organismo.

Essas falhas no processo podem acontecer em decorrência e diversas doenças, tais como:

  • Leptospirose
  • Malária
  • Talassemia
  • Anemia falciforme
  • Esferocitose hereditária
  • Síndrome de Crigler-Najjar
  • Hepatites virais
  • Síndrome de Gilbert
  • Hemoglobinúria paroxística noturna
  • Cirrose hepática
  • Esteatose hepática aguda na gravidez
  • Cirrose biliar
  • Hepatite toxico-medicamentosa
  • Câncer
  • Hepatite alcoólica
  • Presença de cálculos que obstruem as vias biliares

Fatores de risco

Quando um grande número de glóbulos vermelhos estiverem morrendo, isso é, se aumentar a produção de bilirrubina, pode ocorrer a icterícia, bem como em casos de doenças hepáticas em decorrência da deficiência na metabolização da mesma.

Os recém-natos podem apresentar a icterícia de uma forma fisiológica, que é normal, mas isso deve acontecer dentro das primeiras 24 horas de vida do bebê.

Se a icterícia aparecer depois desse período é preciso iniciar uma investigação para identificar o problema que está sendo o causador.

Icterícia o que é

Diagnóstico

A icterícia pode ser identificada por um exame clínico e isso levará a uma investigação acerca do que pode estar causando o problema, lembrando que por s só a icterícia não é uma doença e sim uma manifestação subjacente.

Dessa forma, depois de realizar exames físicos e um questionário mais detalhado o médico ainda poderá solicitar alguns exames, como o de sangue, para identificar a quantidade de glóbulos vermelhos e bilirrubina, além de ver como está a função hepática.

Os exames solicitados além desses são relacionados com a patologia subjacente causadora da icterícia.

Tratamento da Icterícia

O tratamento que será indicado para a icterícia irá depender unicamente da causa do problema, ou seja, é preciso, primeiramente, obter um diagnóstico preciso da patologia subjacente para que seja possível determinar um tratamento adequado voltado para o problema.

Este tratamento pode acontecer tanto com a hospitalização do paciente quanto em casa com um acompanhamento regular através de consultas com o médico.

Medicamentos

o mesmo vale para o medicamento, que irá depender da patologia que está sendo tratada. Bem como a dose e a duração do tratamento.

Por isso é importante consultar o médico a fim de receber o diagnóstico e o tratamento correto para o problema apresentado.

Icterícia tratamento

Pergunta dos leitores

É grave Icterícia neonatal?

A icterícia neonatal raramente é grave. Isso porque quando ela é identificada ainda no hospital, é realizado um acompanhamento. Dos níveis de bilirrubina através de exames de sangue. A recomendação é de banho de sol por duas vezes ao dia.

Pode acontecer ainda de o bebê ter que ficar internado para receber banho de luz. Mas normalmente os casos se resolvem sozinhos.

Existe algum tratamento caseiro para Icterícia?

A icterícia pode ser tratada com alguns remédios caseiros sim. Que são substâncias que estimulam o funcionamento do fígado. Fazendo com que o fluxo da bile para o ducto biliar seja maior.

No entanto, esses remédios são alimentos e crianças recém-nascidas devem ter aleitamento materno exclusivo. Ou alimentação com uso de fórmulas, não sendo aplicável o uso de remédios caseiros.

Qual o valor referencial da Icterícia em recém nascidos?

Para recém-nascidos a taxa normal é de até 5 ml/dl. No entanto, cerca de 60% dos bebês nascem com os níveis de bilirrubina ais elevados que isso.

Icterícia dura quanto tempo?

Quando a icterícia é fisiológica, ela tende a durar cerca de 15 dias. Sendo que os banhos de sol podem ajudar a acelerar o processo. Entretanto, os bebês que apresentem icterícia por mais de 15 dias devem procurar acompanhamento médico. Pois o problema pode não ser de origem fisiológica e o tempo de cura pode variar. Isso de acordo com o problema que o está causando.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a icterícia, suas causas, sintomas e como é o tratamento. Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *