Grávida pode pintar o cabelo?

A tendência é que a mulher se sinta mais bonita durante a gestação pois os hormônios contribuem para a saúde do cabelo, da pele e de tudo mais. No entanto, aquela raiz de cabelo crescendo de outra cor pode ser um verdadeiro incômodo e daí surge a dúvida se grávida pode pintar o cabelo.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Grávida pode pintar o cabelo?

A recomendação médica é que os fios só sejam descoloridos ou pintados a partir do segundo trimestre de gestação, visto que é nos primeiros meses que ocorre a formação dos órgãos e tecidos do bebê.

A partir desse período, então, podem ser utilizadas tinturas que não contenham amônia ou água oxigenada pois podem levar a alterações genéticas no bebê.


Além disso, é importante que mesmo que a tintura respeite essas regras, ela não entre em contato com o couro cabeludo nem com pele, que é uma região com muitos vasos que podem absorver a química para a corrente sanguínea.

Além disso, não devem ser feitos métodos como permanente, alisamento, e outros que usem químicos que podem colocar o feto em risco.

Grávida pode pintar o cabelo?

Com qual tinta grávida pode pintar o cabelo?

Uma excelente alternativa é optar por essas tinturas que são vendidas comumente em supermercados ou farmácias que são naturais, tal como a hena ou a tintura 100% vegetal, que não contém químicos.

Escolhendo alguma dessas opções a gravida pode pintar o cabelo sem maiores problemas.

Já a partir do segundo trimestre, o médico pode liberar o uso de tinturas químicas, mas que não contenham agua oxigenada ou amônia, sempre respeitando uma distância segura do couro cabeludo.

Grávida pode pintar o cabelo de outra pessoa?

Sim, não existem problema que uma grávida pinte o cabelo de outra pessoa visto que nesses casos quase não há contato com a química presente nesses produtos e não existem estudos que demonstrem algum dano à gestação.

No entanto, é sempre interessante que a gestante faça uso de luvas e também de uma máscara para evitar o contato do produto com a pele e também a inalação dos químicos. Sob essas condições, sim, a grávida pode pintar o cabelo de outra pessoa.

Dicas para pintar o cabelo durante a gravidez

A grávida pode pintar o cabelo durante a gravidez, mas é preciso respeitar as regras que já citamos e ainda tomar alguns cuidados, tais como:

  • Optar sempre por um local arejado e com boa ventilação
  • Seguir as instruções de uso da embalagem
  • Fazer uso de luvas na hora de aplicar o produto nos cabelos
  • A tintura deve ficar no cabelo pelo mínimo de tempo indicado, não deixando nunca que ultrapasse o limite de tempo que é recomendado
  • O produto deve evitar tocar no couro cabelo durante a aplicação e o mesmo deve ser muito bem lavado na hora de retirar o produto,

Essa lista de cuidados é valida para as gestantes que decidam pintar o cabelo em casa ou no salão. Caso haja alguma dúvida ou preocupação a respeito do produto e sua aplicação, o mais indicado é procurar o médico obstetra e conversar com ele sobre isso. Também é possível deixar a pintura para depois do parto.

Que produtos podem ser usados na gravidez?

Existe uma lista de restrição de produtos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que conta com 3 itens, que são: a cânfora, a ureia acima de 3% e também o chumbo, que são amplamente utilizados em cosméticos femininos.

Isso porque a cânfora pode ser toxica, levando até ao aborto, de acordo com o tempo de exposição. Já a ureia ultrapassa a barreira placentária podendo causar prejuízos a formação de desenvolvimento do feto.

Já o chumbo interfere no metabolismo, aumentando a pressão arterial e gerando uma intoxicação, mesmo em baixas quantidades.

Além disso, existem outras substâncias que devem ser evitadas, além desse trio de substâncias restringidas pela Anvisa, tais como:

  • Ácido: presente em clareadores e anti-idades, sendo que alguns devem ser suspensos antes mesmo da gravidez. A hidroquinona faz parte dessa lista.
  • Produtos para acne, gordura localizada e celulite como a adapaleno, a isotretinoína e a tretinoína.
  • Filtros solares com metoxicinamato
  • Produtos com conservante parabeno
  • Produtos com ftalato, presente em sprays fixadores de cabelo e esmaltes.
  • Loções e perfumes que contenham álcool.
  • Pílulas que combatam os radicais livres, com Vitamina C, E e complexo B e também com minerais com ferro, zinco e cromo.

Além disso, sempre que a gestante ficar em dúvidas, deve consultar o seu médico obstetra a fim de sanar essas questões. O melhor é sempre priorizar o uso de produtos naturais e que não contenham químicos fortes.

Pergunta dos leitores

Grávida pode pintar o cabelo com produto tonalizante?

A recomendação médica é que os fios só sejam pintados os descoloridos após o fim do primeiro trimestre de gestação, desde que os produtos não entrem em contato com o couro cabeludo ou com a pele da gestante. No entanto o melhor é sempre evitar, visto que pode gerar ardência das vias respiratórias e levar a falta de ar.

No entanto, para aquelas mulheres que estão entediadas, é preciso dizer que sim, a gravida pode pintar o cabelo e retocar o visual com produtos tonalizantes.

Embora eles tenham curta duração eles são uma excelente opção que pode ser feita em casa mesmo, seguindo um passo a passo simples.

Além disso, esses produtos tendem a ser mais baratos e do que tinturas e manutenção no cabeleireiro, sem falar que são práticos.

No entanto, sempre leia bem a embalagem e confira se a composição não traz alguma das substâncias que não são indicadas.

Grávida pode pintar o cabelo com Natucor?

A tintura Natucor não possui água oxigenada nem amônia e faz uso de ingredientes naturais, tais como flores e ervas. No entanto, a empresa não recomenda que o produto seja utilizado por gestantes visto que essas estão mais sensíveis, podendo desenvolver reações alérgicas com maior facilidade.

Sendo assim, agora você já sabe que grávida pode pintar o cabelo, desde que o produto utilizado siga as regras que foram explicadas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *