Gestação – Como Identificar, Sintomas e Passo-a-Passo da Gestação

 

A gestação é um momento mágico para qualquer mulher. Sendo um momento especial para aquela gravidez planejada e uma surpresa agradável para as mulheres que ainda não estavam planejando esse momento tão sublime.

A gravidez provoca uma série de mudanças tanto na vida da mulher, quanto em termos estéticos, onde a gula na gestação provoca flacidez no busto, inchaço nas pernas, varizes, celulite e estrias. O ganho de peso em média de uma gravidez é de 4 a 10 quilos.

Um bebê grande pesa 3,5 quilos, onde o útero que pesa normalmente 70 gramas, pode chegar a 1 quilo e a placenta varia entre 500 e 800 gramas e o líquido amniótico geralmente pesa um quilo. O que pode influenciar no peso, também é a retenção de líquidos pelo corpo e o aumento do volume das mamas, que ganham cerca de 500 gramas.

Como o ganho de peso é uma preocupação frequente das mulheres grávidas, também não podemos esquecer que fatores como medo e ansiedade contribuem bastante para o ganho de peso, pois a mulher grávida acaba comendo mais em função do que está sentido do que propriamente por causa da fome.


A gravidez também é uma forma da mulher cultivar a sua auto-estima, afinal a gravidez não é doença e não há nenhum relato cientifico que faça a mulher grávida ficar feia, pelo contrário é uma forma dela realçar a sua beleza, pois a gravidez chama atenção e todos os olhares estarão voltados para ela.

O bem estar deve estar presente em todo o período da gestação, por isso o estado emocional da mulher é importante, além da prática de exercícios e a manutenção da vida sexual normal também ajuda a mulher a se sentir mais confiante.

Significado de gestação

O significado de gestação é o tempo de desenvolvimento do embrião no útero, desde a concepção até o nascimento do bebê.

Como identificar as primeiras semanas de gestação

Os primeiros sintomas da gravidez podem passar despercebidos, justamente pela maioria deles serem falsos, justamente por serem atrelados a ansiedade.

O fato é que os sintomas de uma gravidez em sua primeira semana podem não ser tão evidentes como tantas mulheres relatam, pois muitas mulheres que desejam engravidar podem ficar movidas pela emoção ou ansiedade e podem começar a sentir sintomas psicológicos.

Sintomas da primeira semana de gestação

Se alimentar em excesso atrelada a falta de atividades físicas podem fazer com que a mulher engorde e ela associe isso a uma gravidez. Mas á principio os principais sintomas de uma gravidez em sua primeira semana são:

  • Azia;
  • Enjoo;
  • Dores de cabeça;
  • Perda ou aumento de apetite;
  • Dores na mama;
  • Barriga inchada;
  • Pontadas na região do ventre;
  • Sensação de bexiga cheia;

Os sintomas devem ser em excesso, mas o ideal é aguardar, pois os sintomas de gravidez na primeira semana são suspeitos e em alguns casos descartáveis.

Passo-a-passo da gestação

A fecundação do óvulo ocorre no interior do corpo feminino, na tuba uterina. Quando ocorre fecundação do ovócito por um espermatozoide, a meiose se torna completa, dando orgiem a um zigoto, que é levado ao útero pelas contrações musculares da tuba uterina.

Geralmente no quinto dia após a fecundação, o embrião está em fase de blástula, se encontrando implantado no útero em processo de nidação, onde a placenta já começa a se formar.

3 semanas após a fecundação, os órgãos do sistema nervoso, digestório e circulatório já começam a ser formados e o coração começa a bater. Nesse momento o embrião começa a desenvolver braços e pernas e apresentar contrações musculares.

No terceiro mês de gestação (nona semana), após a fecundação o embrião mede em média 2,5 centímetros, onde começa a surgir células ósseas nas cartilagens do embrião, onde inicia-se o processo de ossificação. É nesse período que o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto.

O crescimento e o desenvolvimento do feto vão ocorrendo, de modo que, a partir do quinto mês de gestação, o feto mede em cerca de 20 centímetros, chegando a pesar 500 g.

Na quarta semana de gravidez ainda é provável que a mulher não saiba que está grávida, mesmo apresentando alguns sintomas associados a gravidez (ausência da menstruação, aumento das mamas, náuseas, vômitos, cansaço e fadiga).

Com seis semanas de gestação, o bebê já não é um amontoado de células, tendo uma forma de um camarão, comprido e estreito distinguindo-se duas extremidades e as superfícies laterais.

Sintomas da gestação

Os sintomas de gravidez nas primeiras semanas são:

Ovulação: O seu corpo passa por um processo de amadurecimento, onde o óvulo maduro vive entre 12 e 24 horas, onde caso ele não seja fecundado, acaba morrendo e sendo removido na próxima menstruação.

Sintomas da gestação

Fecundação do ovo: Após a fertilização, os núcleos do ovo e do espermatozoide fundem-se e dão origem a uma nova vida, determinando inclusive o sexo do bebê. Nesse momento os sintomas se apresentam de forma mais intensa.

Conjunto de células a embrião: Na terceira semana de gestação, começam a aparecer os desconfortos da gravidez. O óvulo viaja em direção ao útero onde irá se fixar, transformando-se em um conjunto de células, por isso esse é um momento de grandes transformações no corpo de uma mulher.

Especialização celular: Na quarta semana o disco embrionário continua a se desenvolver e vão-se especializando e diferenciando-se entre si para dar origem aos diferentes órgãos e tecidos do corpo. O corpo da mulher continua a criar todas as condições para o desenvolvimento do bebé desenvolvendo a placenta, a cavidade amniótica, o saco vitelino primitivo e o tampão mucoso.

Transformações: Até a sexta semana da gravidez, a mulher começa a ter alterações hormonais, podendo se sentir irritada, ansiosa, chorosa, sentir muito sono e desconforto. No primeiro trimestre de gestação os sintomas são intensos, podendo surgir enjoos matinais e incômodos para que o corpo se prepare para nutrir o bebê e a amamentação.

Nesse período a menstruação já está atrasada e mesmo com os sintomas evidentes, a mulher deve fazer o teste de gravidez para confirmar a sua gestação.

Quantas semanas é o total de uma gestação?

Após 40 semanas (9 meses de gestação) depois do primeiro dia da última menstruação, ocorre o nascimento do bebê, sendo o tempo total de uma gestação.

Calculadora gestacional

A calculadora gestacional é uma forma da mulher calcular o tempo exato da gravidez. A calculadora gestacional pode ser encontrada pela internet, onde é necessário inserir a data do primeiro dia de sua última menstruação, pois isso irá indicar quando iniciou o seu último ciclo menstrual.

Depois clique em calcular e você irá saber em qual período exato você está e poderá acessar informações referente ao desenvolvimento do feto semana a semana, a evolução do seu corpo e receber até mesmo dicas para uma gravidez tranquila.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *