Gêmeos Univitelinos – Como Acontece? Tem o Mesmo DNA? É Raro?

A descoberta de uma gravidez é sempre motivo de muita a alegria, mas a notícia de que a gestação é de gêmeos univitelinos ou bivitelinos é sempre uma grande surpresa para a maioria dos pais.

Então, para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como funciona a gravidez de gêmeos?

Uma gravidez de gêmeos pode acontecer de duas formas diferentes. A primeira delas é quando um espermatozoide fecunda um óvulo e posteriormente se divide, dando origem a dois embriões, que é o caso dos gêmeos univitelinos ou idênticos, visto que dividem o mesmo material genético.

A segunda forma é quando dois espermatozoides diferentes fecundam dois óvulos diferentes, dando origem a gêmeos bivitelinos, que não possuem o mesmo material genético, podendo ser bem diferentes um do outro.


Normalmente as gestações de múltiplos não chega até o prazo do parto e os bebês acabam nascendo antes do tempo.

Todos os tipos de gêmeos

Gêmeos univitelinos mesmo dna

Gêmeos dizigóticos

Pois bem, os gêmeos dizigóticos, também chamados de fraternos ou bivitelinos são aqueles que se originam de óvulos diferentes, fecundados por espermatozoides diferentes.

Nesse caso, cada bebê se desenvolve independente do outro, como se fossem gestações em tempos diferentes.

Gêmeos monozigóticos

Nesse caso, diferente do anterior, os gêmeos são gerados a partir da divisão de apenas um óvulo que foi fecundado por apenas um espermatozoide, dando origem a gêmeos univitelinos, monozigóticos ou idênticos.

Visto que compartilham a mesma carga genética, esses irmãos serão, obrigatoriamente, do mesmo sexo e terão características físicas idênticas, embora algumas mudanças possam ocorrer durante a vida por causa de fatores esternos e interferência do meio.

Gêmeos xifópagos

Já os gêmeos xipófagos, por sua vez, que também são chamados de siameses, são aqueles gêmeos univitelinos cuja divisão não é completa, fazendo com que nasçam unidos por alguma parte do corpo.

Gravidez de gêmeos tem diferença na gestação?

Segundo especialistas, e muito importante identificar o tipo de gestação de gêmeos visto que os gêmeos univitelinos estão mais sujeitos a malformação decorrente da divisão incorreta, podendo causar complicações no parto ou o crescimento anormal ou morte de um dos bebês caso um fique maior do que o outro.

Mais do que isso, o risco de uma pré-eclâmpsia, parto prematuro, diabetes gestacional, rompimento prematuro da bolsa e outros problemas tende a ser maior.

Como se formam os gêmeos univitelinos

Como já foi dito anteriormente, os gêmeos univitelinos se formam a partir da divisão de apenas um óvulo que foi fecundado por apenas um espermatozoide, dando origem a dois embriões com a mesma carga genética.

Gêmeos univitelinos podem ser um casal?

Não! Como já foi dito anteriormente, esses gêmeos se originam da mesma fecundação e, por isso, possuem o mesmo material genético, não podendo possuir sexos diferentes, ou seja, gêmeos univitelinos serão sempre os dois do sexo feminino ou os dois do sexo masculino, nunca um casal.

No entanto, em gêmeos bivitelinos pode ocorrer gestação de um casal.

Pergunta dos leitores

A partir de quanto tempo de gravidez posso saber terei gêmeos?

Logo na primeira ecografia gestacional, que é feita a partir da 6ª semana de gravidez. Os pais já podem descobrir que terão uma gestação de gêmeos.

Sendo assim, se no exame for possível notar dois sacos gestacionais diferentes, é possível saber que são gêmeos bivitelinos. Ou seja, a probabilidade de que sejam dois óvulos fecundados por dois espermatozoides é maior. No entanto, nos casos mais raros é possível encontrar gêmeo idênticos.

Gêmeos univitelinos como funciona

Gêmeos univitelinos podem ser idênticos?

Sempre pois, como já foi dito anteriormente, os gêmeos univitelinos se originam da divisão de apenas um óvulo fecundado por um espermatozoide. Por isso, terão o mesmo DNA, ou seja, serão sempre idênticos.

No entanto, vale lembrar que fatores externos podem influenciar seu aspecto físico ao longo da vida.

Gêmeos univitelinos tem o mesmo DNA?

Sim, pois são gerados a partir da divisão de um óvulo que foi fecundado por um espermatozoide.

Gêmeos univitelinos nascem com quantas semanas?

Os múltiplos tendem a nascer sempre antes do tempo, sejam gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos ou mais. Claro que algumas gestações de gêmeos conseguem chegar ao tempo esperado, que é de 40 semanas. Mas a maioria dos obstetras costuma ficar feliz caso a gestação chegue a completar as 37 semanas.

Vale lembrar ainda que antes das 37 semanas os bebês passam a ser considerados prematuros.

O fato é que quase a metade das mulheres que tem uma gestação de gêmeos acaba dando a luz antes da 37 semanas. Sendo que a maioria dessas tem o parto na 32ª semana. No entanto, apenas 10% dessas mulheres têm parto antes das 32 semanas.

Isso é animador visto que aquelas crianças que nascem entre a 32ª e a 37ª semana de gestação. Possuem um bom prognóstico de desenvolvimento. E normalmente não apresentam maiores complicações.

Já com menos de 32 semanas o nascimento pode apresentar percalços e necessitam e mais cuidados.

O que significa univitelinos?

A palavra univitelino significa: aquele originado de um zigoto original, idêntico ou igual.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre os gêmeos univitelinos. Como se formam e qual a diferença entre eles e outros tipos de gêmeos. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *