Para Que Serve Funchicória? É Indicado Para Bebês? Advertências!

Raramente existem bebês que não sofrem de cólicas. Principalmente, no primeiro trimestre da vida das crianças, os choros são constantes, em razão das cólicas. Mamães e papais enfrentam noites mal dormidas devido às choradeiras. Mas há quem diga que o fitoterápico Funchicória ajuda muito no problema das cólicas.

Afinal, os pais estão muito felizes com a chegado do pequeno. Mas, aqui entre nós, haja paciência para passar pela fase das cólicas!

Para que serve a Funchicória?

A Funchicória é um composto fitoterápico, produzido pelo laboratório Melpoejo.

Está indicado para o tratamento de dispepsias intestinais e seus sintomas, como cólicas, formação de gazes e prisão de ventre.


Funchicória é composto por: Rheum rhaponticum, Foeniculum vulgare-Linné e Chicorium endivia-Linné

Como tomar?

A posologia indicada da Funchicória para cólicas é:

  • Bebês com até 1 mês de idade: 1 medida do fitoterápico de 4 em 4 horas
  • Bebês de 1 mês a 2 meses de idade: 1 medida do fitoterápico de 3 em 3 horas
  • Bebês de  2 meses a 6 meses de idade: 2 medidas do fitoterápico de 4 em 4 horas

A medida de referência para ser administrada ao paciente se trata da própria medida da tampa do frasco do produto.

Atenção. Para administrar o fitoterápico ao paciente, deve ser adicionado ao produto cerca de 40 ml de água filtrada. A administração do fitoterápico deve ser feita com o uso de uma mamadeira.

Além disso, a quantidade do pó do fitoterápico que será administrado à criança não pode ultrapassar a borda da tampa, que é o medidor de referência do produto.

Utilize corretamente o fitoterápico de acordo com a posologia. Caso os sintomas não desapareçam, procure o atendimento de um médico pediatra.

um bebê dormindo

Funchicória tem efeitos colaterais?

De acordo com a bula, o fitoterápico não apresenta efeitos colaterais, quando usado da forma recomendada e nas quantidades indicadas.

Contraindicações

Segundo a bula do produto, o fitoterápico Funchicória não apresenta contraindicações. Desde que seja usado da maneira indicada e nas quantidades recomendadas, descritas nas instruções de uso.

Precauções e advertências

As cólicas, em geral, podem começar a aparecer cerca de duas a três semanas depois do nascimento do bebê. Um bebê chora quando está com fome, assustado, cansado ou sujo. Porém, quando ele está bem cuidado e continua chorando, geralmente, o motivo são as cólicas gastrointestinais.

Para isso foi desenvolvido o fitoterápico. Porém, muitos médicos fazem algumas restrições ao uso do produto. Um motivo é que a bula da Funchicória possui poucas informações, deixando os pais, às vezes, confusos e o pior: usando o fitoterápico da forma que acham.

Outra observação que os especialistas fazem é que a Funchicória não deve ser usado por bebês devido à presença de sacarina na fórmula do fitoterápico. A sacarina se trata de um adoçante artificial que, segundo os médicos pediatras, não devem ser consumidos por crianças.

Outros médicos não recomendam o uso contra cólicas menstruais, devido a sua ação. Eles acreditam que a Funchicória causa nos bebês um efeito muito mais calmante, do que alívio para as cólicas. Eles afirmam que o bebê ao ingerir a Funchicória, acabam ficando sonolentos e não exatamente livres das dores. E substâncias calmantes não são recomendadas para crianças.

Mais Precauções e advertências

Muitos especialistas, inclusive, dizem que muitos pais já perceberam que os bebês se acalmam com a administração do produto e acabam dando aos pequenos doses maiores que a indicada. Isso pode trazer diversos males à criança.

Além disso, alguns médicos pediatras dizem que a principal contraindicação da Funchicória não está na sua formulação, mas, sim,na maneira como os pais administram o fitoterápico. Muito deles não seguem as instruções da bula em diluir o pó em água. Eles acabam umedecendo a chupeta no pó da Funchicória e colocam na boca do bebê.

Essa forma de utilização do pó da Funchicória pode ser extremamente perigoso. Isso porque o bebê pode se engasgar com o pó, causando tosse, falta de ar e até mesmo levar ao óbito por asfixia Caso você administre a Funchicória ao seu bebê e perceba essas reações, não exite em procurar imediatamente atendimento médico para o pequeno.

Já outros médicos não são contra o uso da Funchicória. Porém, eles recomendam métodos mais naturais para aliviar as cólicas do bebê. E que os pais façam o uso do fitoterápico apenas como último recurso. As doses e períodos de intervalo para a administração da Funchicória ao bebê devem ser totalmente respeitadas, conforme instruções descritas na bula do produto.

Devo usar Funchicória no meu bebê?

caixa do Funchicoria

Embora vimos que alguns médicos não recomendam a utilização da Funchicória, o remédio não é proibido e dificilmente fará mal ao seu bebê. Você pode usar a Funchicória, mas dê preferência para outros métodos primeiramente, como massagens na região abdominal do bebê e oferecer a ele chás caseiros, como o de erva doce. Como disse um dos especialistas, em último caso, pode se fazer o uso da Funchicória no bebê.

Porém, ao dar ao seu filho, siga corretamente as instruções indicadas na bula. Não dê mais Funchicória achando que o bebê irá melhorar mais ou encurte o intervalo das doses, pensando que o seu filho evitará de sentir cólicas novamente.

Devo usar Funchicória no meu bebê? Relembrando as doses e os intervalos recomendados

É importante relembrar o modo de uso da Funchicória, para que seu bebê não tenha problemas:

  • Bebês com até 1 mês de idade: 1 medida do fitoterápico de 4 em 4 horas
  • Bebês de 1 mês a 2 meses de idade: 1 medida do fitoterápico de 3 em 3 horas
  • Bebês de  2 meses a 6 meses de idade: 2 medidas do fitoterápico de 4 em 4 horas.

A medida que você irá usar para administrar a Funchicória ao seu bebê e a própria tampa do frasco. Nunca exceda a quantidade recomendada na bula, pois pode fazer mal a criança.

Não se deve, ainda, umedecer a chupeta da criança e dar diretamente a Funchicória na boca da criança, pois ela pode se engasgar com o pó. A administração correta é diluir o pó em cerca de 40 ml de água e colocar em uma mamadeira. Aí sim, dê para o bebê ingerir o fitoterápico contra cólicas.

Respeite também o tempo de intervalo entre as doses que devem ser administradas da Funchicória ao bebê. Faça o uso correto do produto e, se mesmo assim, os sintomas persistirem, marque uma consulta com um médico pediatra para avaliar melhor a situação.

Qual o preço do Funchicória?

O frasco de Funchicórea em Pó, contendo 3 g, custa, em média, R$ 14,00. O valor pode variar de acordo com o estabelecimento que vende o produto.

Não são necessárias a apresentação e nem a retenção da receita médica para adquirir o produto. Porém, como se trata do uso de um produto para bebês, recomenda-se, primeiramente, pedir orientações ao médico pediatra. A automedicação em seu filho pode colocar a saúde dele em risco.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *