Fimose Infantil – O Que é? Tem Tratamento? Como é a Cirurgia? Fotos!

Quando os bebês meninos nascem, na maioria das vezes, eles apresentam uma certa dificuldade de expor a glande do pênis, pois a pele não apresenta abertura suficiente. Há duas causas possíveis para esse problema denominado fimose:

  • Causa 1: tem relação com a formação do prepúcio no período fetal. Se o prepúcio é anelado e sem condições de expor a glande facilmente, então temos um caso de fimose.
  • Causa 2: existe também a possibilidade de a fimose acontecer após repetidas infecções prepuciais nos primeiros anos de vida da criança (mas também pode acontecer na adolescência e na fase adulta). Essas infecções podem piorar o anel prepucial, devido aos processos cicatriciais. E isso acaba impossibilitando a exposição da glande de forma natural.

O que é fimose?

É a incapacidade que a pessoa tem de expor a glande, que é a parte terminal do pênis. Nesse caso, a pele responsável por recobrir essa glande não possui abertura suficiente. Sendo assim, não é possível expor a cabeça do pênis. É comum isso acontecer em bebês meninos.

Geralmente, desaparece quando a criança completa 1 ano de idade, na maioria das vezes. Na minoria das vezes, desaparece até os 5 anos de idade, ou quando chegar a puberdade, sem que haja necessidade de tratamento. Porém, se a pele não ceder, pode ser preciso uma cirurgia ou mesmo o uso de uma pomada.


um exemplo de fimose em bebê

Seguem algumas recomendações para os pais:

  • Se perceber algum tipo de infecção ou de inflamação na cabeça do pênis e na pele usada para recobri-la, leve o seu filho ao médico.
  • Higienize o pênis com bastante cuidado e atenção;
  • Se a cirurgia de fimose for indicada pelo médico, não adie. Tranquilize o seu filho, se ele já tiver idade de entender, pois é um procedimento bem simples.
  • Não force a glande e não faça massagens para tentar aumentar a abertura do prepúcio. Pois pode acabar provocando micro traumatismos, e até cicatrizes que diminuem o diâmetro do anel prepucial.
  • Se ocorrer assaduras no prepúcio e na glande, trate logo para prevenir infecções ou cicatrizes.

Graus da fimose infantil

A fimose costuma apresentar graus diferentes de complicação. Confira abaixo quais são esses graus:

  • Grau 1: nesse caso, o estreitamento é bem severo. Tanto que não possibilita a visualização do orifício da uretra. No momento das micções, há a formação de uma bexiga de urina na extremidade do pênis.
  • Grau 2: é possível apenas ver a parte da glande. No entanto, não é possível exteriorizá-la.
  • Grau 3: nesse caso, a glande pode ser exposta. No entanto, um anel se forma e causa aperto no pênis.

Como saber se o meu filho tem fimose?

Normalmente, quase todos os bebês meninos já nascem com algum grau de fimose. Cerca de 90% deles. A fimose em bebê pode provocar dificuldade para urinar, pequenos sangramentos, infecções locais e a presença de infecções fétidas. Em geral, ela costuma ser descoberta logo após o parto. Em outros casos, ela é descoberta em uma consulta médica ou exame físico.

Como tratá-la em bebês?

um caso de fimose infantil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, na maioria das vezes não é preciso nenhum tipo de tratamento, pois a fimose tende a melhorar sozinha. Porém, em outros casos, o pênis fica envolvido por uma pele muito fechada, com tecido cicatricial. Pode causar infecção urinária na criança e inflamações repetidamente. O tratamento pode ser feito com creme inicialmente.

Em grande parte das vezes, o tratamento inicia-se com o uso de pomadas à base de corticoides. Elas conseguem resolver cerca de 80% das vezes. A pomada é aplicada na região da glande 2 vezes por dia, de manhã e à noite, por 2 meses. Ela vai agir amolecendo o tecido do prepúcio, e afinando a pele. Assim, ela aumenta a passagem da glande. A fimose costuma regredir nesse caso.

Existe cirurgia de fimose em bebês?

De acordo com especialistas, não há necessidade de recorrer à cirurgia de imediato. Somente por questões religiosas, étnicas ou por tradições familiares é que se faz a cirurgia. São poucos os meninos que precisarão de cirurgia.

Melhores pomadas

Confira abaixo algumas das pomadas mais usadas para tratar a fimose:

  • Berlison: contém apenas corticoide.
  • Postec: essa é uma pomada específica para tratar a fimose. Além de corticoide, ela também contém outra substância que contribui para que a pele se torne mais flexível.
  • Drenison: contém apenas corticoide.
  • Betnovate: outra opção que também só contém corticoide.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *