Emendar Cartela de Anticoncepcional – Faz Mal? Atrasa a Menstruação?

Há alguns anos já existem mulheres que emendam cartelas de pílulas anticoncepcionais, não fazendo a pausa recomendada pela bula dos medicamentos. Emendar cartela de anticoncepcional é um procedimento que se popularizou entre as mulheres para evitar a chegada da menstruação. Mas será esse comportamento não causa danos à saúde da mulher?

Aqui saberemos se existem riscos ao emendar cartela de anticoncepcional, efeitos colaterais, indicações e outras informações sobre o assunto.

 

 

Faz mal emendar cartela de Anticoncepcional?

Existem divergências nas opiniões de ginecologistas quando o assunto é emendar cartela de anticoncepcional. Alguns especialistas não enxergam problemas em emendar cartelas, enquanto outros não recomendam. O assunto é polêmico.

Alguns médicos consideram que emendar cartela de anticoncepcional não traz danos à saúde da mulher. Isso porque quando ela usa o medicamento, fisiologicamente, ela apenas não menstrua e, assim, não ovula – não ocasionando outros efeitos ao organismo.


mulher tomando anticoncepcional

Os ginecologistas que consideram que não há problemas em emendar cartelas de pílulas ainda justificam que o período de pausa apenas é um momento onde se simula o sangramento do ciclo menstrual.

Já outros ginecologistas se posicionam contra esse hábito de algumas mulheres de emendar cartela de anticoncepcional. Para eles existe, sim, riscos para a saúde da mulher.

Eles justificam as suas posições contra a emenda de cartelas pelo fato de que a indicação do medicamento não prevê essa junção. Assim, o período de pausa deve ser respeitado. Mesmo porque já existem pílulas no mercado para a mulher não menstruar.

Tais medicações tem as concentrações de hormônios minuciosamente calculadas para a mulher não fazer a pausa e, assim, não menstruar. Para esses especialistas, não tem o porquê, então, a mulher emendar cartela de anticoncepcional. Eles ainda explicam que quando a mulher toma as pílulas de forma ininterrupta acaba por ingerir doses mais elevadas de hormônios.

Os médicos que se posicionam contra emendar cartela de anticoncepcional também consideram que tal hábito pode resultar em efeitos colaterais, devido ao excesso de estrogênio no organismo. Entre os efeitos colaterais, estariam: alterações venosas, coagulação de sangue, aumento da pressão arterial, aumento do risco de surgimento de miomas e de câncer de mama. Além disso, ao parar com o uso da pílula emendada, a intensidade do fluxo é bem maior do que o normal..

Efeitos colaterais de emendar cartela de Anticoncepcional

Emendar cartela de anticoncepcional pode trazer alguns efeitos colaterais. Entre os mais comuns estão:

  • Supressão do fluxo menstrual
  • Inchaços na região abdominal
  • Aumento do volume mamário
  • Ganho de peso
  • Náuseas
  • Retenção de líquidos
  • Cólicas de baixa intensidade e esporádicas
  • Escapes inesperados de sangue
  • Fluxo intenso com cólicas de moderadas a fortes ao parar a utilização da pílula

Como fazer a pausa corretamente

O processo de pausa das pílulas anticoncepcionais depende do tipo de medicamento que você utiliza. Funciona das seguintes formas:

  • Pílulas de 21 dias (como a Selene, a Yasmim, a Diane 35 e outras): a mulher ingere os comprimidos por 21 dias. Já a pausa deve ser feita, geralmente, por 7 dias – ou seja, nesse período a mulher não deve usar os comprimidos. Um nova cartela deve ser começada a partir do 8º dia da pausa.
  • Pílulas de 24 dias (como a Mirelle, a Yaz e outras): essas pílulas exigem pausa de 4 dias. Após tomar o anticoncepcional  por 24 dias, no 25ª uma pausa que dura 4 dias deve ser feita. No 5º dia da pausa se inicia uma nova cartela com 24 pílulas. Alguns contraceptivos vem com 28 pílulas, sendo que 4 deles possuem coloração diferente das demais e devem ser tomadas durante os 4 dias da pausa.
  • Pílulas de 28 dias (como a Cerazette): são pílulas em que não se fazem pausas. Esses anticoncepcionais devem ser tomados todos os dias, sem pausa. Com alguns meses de uso a mulher costuma parar de menstruar.

Algumas mulheres podem esquecer de tomar a primeira cápsula do contraceptivo após a pausa. Nesse caso, os ovários podem retornar a funcionar, amadurecendo os óvulos.

Se isso acontecer, a mulher deve começar a tomar a pílula assim que se lembrar, porém, deve usar outros métodos de contracepção (como o uso de preservativo) durante todo esse mês em que ocorreu o esquecimento da pílula, para não correr riscos de ter uma gravidez indesejada.

mulher pensando se Emendar Cartela de Anticoncepcional atrasa menstruação

Emendar cartela de Anticoncepcional reduz TPM?

Sim. Emendar cartela de anticoncepcional reduz a TPM (Tensão Pré Menstrual), pois a menstruação é suspensa. Porém, ao parar de tomar o anticoncepcional, a TPM pode acontecer e, segundo alguns médicos, com maior intensidade do se você menstruasse normalmente todos os meses.

Cuidados a se tomar

Embora na internet existam muitas pessoas ensinando e indicando emendar cartela de anticoncepcional, recomenda-se consultar um ginecologista antes de tomar tal atitude. Também vale ressaltar que em algum momento você terá de parar de tomar as pílulas. Tomar medicamentos de outra maneira como indica a bula, sem autorização médica, pode causar males à sua saúde.

Pergunta dos leitores

Emendar cartela de Anticoncepcional engorda ou deixa inchada?

Sim. Emendar cartela de anticoncepcional pode fazer a mulher ganhar peso. Também costuma causar inchados, especialmente na região do abdômen e das mamas. Isso acontece devido as altas concentrações de hormônios ingeridos e a retenção de líquidos.

Emendar cartela de Anticoncepcional causa enjoo?

Sim, emendar cartela de anticoncepcional pode causar enjoo à mulher, devido a alta quantidade de hormônio ingerido.

Quando se emenda cartela de Anticoncepcional a menstruação atrasa?

A menstruação não atrasa, ela simplesmente não acontece ao emendar uma cartela de anticoncepcional com outra. Ao parar de tomar as pílulas, em alguns dias a menstruação costuma surgir novamente.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *