Dor ao Urinar Pode Ser Gravidez? – Quais os Verdadeiros Sintomas?

Durante o ciclo menstrual o corpo da mulher passa por diversas alterações e muitas vezes aparecem sintomas que as deixam confusas e sem saber como interpretá-los, tais como as dores que muitas pessoas afirmam que dor ao urinar pode ser gravidez.

De fato, isso é verdade, mas também pode significar a ocorrência de outros problemas, que devem ser controlados e observados com cuidado.

Por isso, para saber mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

 

Por que geralmente se confunde dor ao urinar com gravidez?

De forma geral, a dor ao urinar normalmente é provocada por uma infecção do trato urinário, algo que é bastante comum de acontecer durante o primeiro trimestre de gestação.


Isso porque o organismo da mulher grávida tende a ficar mais fragilizado, oferecendo maior facilidade para que as bactérias da flora intestinal se instalem.

Sendo assim, dor ao urinar pode ser gravidez, mas isso não quer dizer que a dor seja causada especificamente pela gravidez, e sim pela infecção urinária da qual as mulheres ficam suscetíveis nesse período.

Dessa forma, quando uma mulher sentir dor ao urinar, o melhor que ela pode fazer é procurar por um médico, relatar o problema e fazer os exames necessários, inclusive o de gravidez, a fim de averiguar adequadamente qual o problema que está causando a dor.

Dor ao Urinar Pode Ser Gravidez sintomas

Doenças que causam dor ao urinar

Também conhecida como disúria, a dor ao urinar é um problema bastante comum para as mulheres, principalmente na gestação, causado por uma infecção urinária,

Embora afete prioritariamente as mulheres, os homens também podem ser afetados por esse problema e a dor, nesses casos, pode ser causada por uma hiperplasia benigna da próstata, tumor na bexiga, inflamação uterina e etc.

Dessa forma, para que seja possível tratar o problema, primeiramente é importante conhecer as suas causas, sendo imprescindível procurar um ginecologista para o diagnóstico correto.

Sendo assim, dor ao urinar pode ser gravidez, mas também pode ser:

  • Pielonefrite que nada mais é do que uma infecção renal.
  • Cistite que é uma infecção urinária que atinge a bexiga
  • Uretrite que nada mais é do que uma infecção que atinge a uretra, que liga os rins ao canal por onde a urina é expelida.
  • Vulvovaginite que nada mais é do que uma infecção da vulva e da vagina da mulher.
  • Pedra nos rins também pode causar dor ao urinar pois dificulta a saída da urina.
  • DTS tal como clamídia e gonorreia podem causar dor ao urinar
  • Câncer, quando o tumor afeta o útero ou a bexiga.

Vale lembrar que é importante realizar o diagnóstico correto da dor ao urinar e que para isso alguns exames podem ser necessários, tais como ecografia abdominal ou ginecológica, cultura de urina, exame vaginal, entre outros.

Sintomas da infecção urinária

Como já foi dito, a dor ao urinar pode ser gravidez, mas normalmente causada por uma infecção urinária. No entanto, a dor ou ardência para urinar e a frequente vontade de fazer xixi não são os únicos sintomas de uma infecção urinária.

Isso porque a infecção pode começar nos rins, que é o local onde a urina se produz.

De uma forma simples, a infecção é ocasionada pelo acúmulo de bactérias que podem ser originárias do ânus, vagina ou mesmo da pele.

Como na gestação o ureter da mulher tende a ficar mais frouxo por causa das variações hormonais, ocorre uma diminuição no fluxo da urina para a bexiga.

Com isso, a mulher se torna mais propensa a infecções, sendo de extrema importância verificar a presença de algum tipo de infecção e trata-lo adequadamente, evitando que evolua e se agrave.

Os principais sintomas de gravidez na primeira semana

No início de uma gestação ocorre uma grande variedade de mudanças hormonais que podem fazer com que a mulher sinta diversos sintomas importantes e de uma forma geral os sintomas mais comuns são:

  • Náusea (especialmente matinal)
  • Dor de cabeça
  • Vômitos
  • Dor ou sensibilidade nos seios, podendo ter a sensação de que estão pesados ou inchados.
  • Abdome inchado
  • Aumento da frequência urinária

No entanto, claro, cada mulher é única e os seus sintomas podem variar, mas sem dúvidas esses são os mais comuns deles.

Como prevenir uma infecção urinária durante a gravidez

De uma maneira geral, não existe uma técnica garantida para evitar uma infecção urinária, porém alguma praticas põem afastar um pouco mais a chance de ocorrência desse problema.

  • A mulher não deve ficar segurando o xixi quando tiver com vontade de ir ao banheiro ou logo após uma relação sexual.
  • Ao limpar-se depois de ir ao banheiro, a mulher deve passar o papel higiênico sempre de frente para trás, evitando que bactérias presentes no ânus se espalhem pela vagina.
  • É importante tomar bastante água para manter-se sempre hidratada.
  • Lavar a região íntima diariamente e depois das relações sexuais, utilizando um sabonete que seja suave e sem perfume.

Há ainda quem afirme que o suco de cranberry é excelente para ajudar no combate a infecções, inclusive a urinária. No entanto, não existem provar científicas desse fato.

Dor ao Urinar Pode Ser Gravidez tratamento

Tratamento da infecção urinária

De uma maneira geral, o tratamento para infecção urinária é feito com medicamentos antibióticos. Tais como Fosfomicina e Ciprofloxacino que devem ser receitados pelo médico quando houver confirmação do diagnóstico.

Esses medicamentos atuam eliminando o excesso de bactérias, tal como Escherichia coli, que é comumente uma causadora da infecção.

Vale lembrar que o médico pode solicitar exames de cultura de urina. A fim de identificar qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

No caso das grávidas o médico pode receitar alguns antibióticos especiais, por isso, o mais indicado é sempre notificar o médico sobre qualquer sintoma ou sinal de infecção do trato urinário.

Isso porque quando não é tratada de maneira precoce, essa infecção pode atingir os rins. Levando a um início de trabalho de parto precoce.

Os exames e urina são rotineiramente solicitados pelo médico. Tanto na primeira consulta como mais para a metade da gestação, mesmo não havendo sintomas.

Pergunta dos leitores

Dor ao urinar e sangramento pode ser gravidez?

Sangramentos leves podem ser apenas um sinal da implantação do óvulo fecundado no útero. Em um processo que se chama nidação e ocorre bem no início da gestação.

No entanto, quando o sangramento for mais intenso ou acompanhado de outros sintomas. Tal como a dor, é imprescindível procurar o médico imediatamente para uma correta avaliação do problema.

Isso porque em casos de sangramento mais intenso. Especialmente quando ele vier acompanhado de dor nas costas ou abdominal. Pode significar uma ameaça de aborto, gravidez ectópica, aborto espontâneo ou ainda um caso de placenta prévia.

Já nas fases mais avançadas da gestação, o sangramento ainda pode indicar alguns outros distúrbios. O mais indicado é sempre procurar o auxílio de um médico.

Isso porque ter dor ao urinar pode ser gravidez, mas essa dor não é causada pela gestação em si. E sim por alguma condição ou problema aos quais a mulher fica mais sujeita nessa fase. Tal como a infecção urinária que foi citada anteriormente.

Dor ao Urinar Pode Ser Gravidez

Quando fazer o primeiro ultrassom?

Nos casos de gestação, o primeiro ultrassom pode ser realizado entre a 5ª e a 7ª semana de gestação. Quando já é possível observar o sago gestacional, que é a primeira estrutura que pode ser identificada em uma gestação.

Esse exame serve para avaliar a posição em que se encontra o saco gestacional. E o desenvolvimento da gestação até o momento.

Em quanto tempo aparecem os sintomas da gravidez?

Os primeiros sintomas de uma gestação normalmente aparecem por volta da 5ª ou 6ª semana de gravidez. Sendo que normalmente o primeiro deles é o atraso da menstruação que não vem no dia em que era esperada.

Depois disso podem surgir sintomas como náusea matinal, vômitos e sensibilidade nos seios. Lembrando que dor ao urinar pode ser gravidez, mas não é propriamente um sintoma da mesma.

Dor no pé da barriga pode ser gravidez?

Sim, as dores no pé da barriga podem significar a ocorrência de uma gestação. No entanto, é importante ressaltar que as dores na região do baixo ventre podem acontecer por diversos motivos. Que não são necessariamente indícios do início de uma gestação. Podendo estar presentes também, por exemplo, na ovulação e na TPM.

 

Pronto, agora você já sabe que dor ao urinar pode ser gravides. Mas que o mais importante é sempre contar com a avaliação de um médico. Para que seja possível tratar cada caso especificamente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *