Conteúdo Anecóico – O Que Significa? É Grave? Existe Tratamento?

Interpretar o resultado de exames, de fato, não é uma tarefa nada simples pois são muitos termos desconhecidos e que causam bastante estranhamento à primeira vista, tal como é o caso do conteúdo anecóico, que faz com que muitas pessoas acreditem que estão com um problema grave.

Então, para saber um pouco mais sobre esse termo e o que ele significa em cada situação, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é Conteúdo Anecóico?

Conteúdo Anecóico é grave

Conteúdo anecóico nada mais é do que o termo utilizado quando o som passa livremente por aquilo que está sendo analisado, sem produzir eco, ou seja, anecóico.


Podem ter conteúdos anecóicos a bexiga quando está cheia de urina, um cisto de massa densa e diversas outras análises.

É grave?

De uma forma geral, é apenas a descrição da aparência de algo, ou seja, um cisto feito de massa, é anecóico, bem como a bexiga cheia de urina, pois não permitem que ocorra o eco no exame de ultrassonografia. Sendo assim, a presença de um resultado de conteúdo anecóico não pode ser considerada grave por si só.

Tratamento de um Conteúdo Anecóico

Não existem tratamento em si visto que ele não é uma condição e sim apenas uma descrição do conteúdo do material que está sendo analisado.

Pergunta dos leitores

Conteúdo Anecóico pode ocorrer na vesícula?

Quando se examina a vesícula biliar, o resultado de conteúdo anecóico significa que não foram encontrados cálculos visto que a presença dos mesmos iria produzir “ecos”. Entendeu?

Sem assim, caso a vesícula esteja completamente limpa, contendo apenas a bile produzida por ela, o resultado da análise indicará o termo anecóico, ou seja, sem ecos e limpo.

Conteúdo Anecóico pode ocorrer no ovário?

É muito comum que uma grande quantidade de mulheres se surpreenda. Ao deparar-se com um laudo que traz o termo conteúdo anecóico em uma análise dos seus ovários. No entanto, isso significa apenas que foi encontrada uma massa que é chamada de cisto no órgão.

Esse cisto anecoico deve ser acompanhado pelo ginecologista/obstetra através da realização de exames de imagem. Para avaliar se está crescendo ou diminuindo, podendo desaparecer completamente com o uso de alguns medicamentos.

Conteúdo Anecóico pega no ultrassom?

Sim, o exame de ultrassonografia é um dos principais utilizados para a realização de exames de imagem. Que identificam a presença ou ausência de massas solidas nos órgãos. Originando laudos de conteúdos anecóicos ou não.

Conteúdo Anecóico fotos

O que significa Bexiga de parede lisa com Conteúdo Anecóico?

Esse é o resultado normal para uma ultrassonografia realizada na bexiga. Que indica que ela estava cheia de urina e sem qualquer massa capaz de gerar eco no seu interior. Ou seja, uma bexiga em pleno funcionamento, cheia e sem eco.

Pronto, agora você já sabe o que significa conteúdo anecóico. E que esse resultado em um laudo não deve ser motivo de preocupação. Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *