Como Fazer Soro Caseiro Para Bebê? Veja as Receitas Mais Práticas!

Existe uma série de problemas de saúde que que podem levar a quadros de desidratação. Por isso, nada melhor do que saber como fazer soro caseiro para utilizar quando preciso.

Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o soro caseiro, como usá-lo, para que serve e todos os detalhes. Vamos lá?!

Para que serve o soro caseiro?

O soro caseiro nada mais é do que uma mistura antiga e muito eficiente no combate à desidratação. Isso porque ele atua repondo a água e também os sais minerais do organismo.

Acontece que é comum que o corpo fique desidratado quando acontecem vômito ou diarreias, que são comuns em quadros de dengue e gastroenterites.


O bom é que o soro caseiro é indicado para todas as idades. Mais do que isso, ele pode ser utilizado até mesmo para cães e gatos em caso de necessidade.

Os diabéticos, por sua vez, não deve fazer uso do soro e devem sempre procurar auxílio médico caso ocorra um caso de desidratação grave.

Vale ainda deixar claro que o uso do soro caseiro não deve ser feito com a finalidade de curar e parar um quadro de vômito ou diarreia. O que o soro faz é ajudar a repôs os líquidos e sais minerai que são perdidos nesses processos.

No entanto, é preciso sempre ter acompanhamento médico para o tratamento da causa da desidratação. Sabendo isso nada melhor do que saber como fazer soro caseiro para aproveitar seus benefícios.

um copo com soro caseiro

Como fazer soro caseiro?

Primeiramente, é importante falar que existem duas formas de como fazer soro caseiro. Uma delas é usando a colher de sopa como medida e a outra é feita em um copo de 200 ml.

A primeira você acompanha logo a seguir enquanto a de copo vai ser ensinada mais à frente, em outro tópico.

Vale lembrar ainda que é extremamente importante seguir exatamente a receita quando for preparar o seu soro caseiro. Isso porque um erro nas medidas pode causar até mesmo convulsões se utilizado em crianças desidratadas.

Agora, veja como fazer soro caseiro usando uma colher de sopa como medida:

  • 1 litro de água fervida, filtrada ou mineral engarrafada
  • 20g (1 colher de sopa bem cheia ou 2 colheres rasas)  de açúcar
  • 3,5 g (1 colher de café) de sal

Para o preparo, basta misturar todos os ingredientes e ir tomando a mistura em pequenos goles, diversas vezes ao dia. A preferência é que a ingestão do soro caseiro seja feita na mesma proporção de líquidos perdidos pela diarreia ou vômito.

Vale lembrar que, ao provar o soro caseio, o seu sabor nunca deve ser mais salgado do que uma lágrima, por exemplo.

Além disso, a durabilidade desse preparo é de apenas 24h. Caso seja necessário tomar por um tempo maior, é preciso ir fazendo a mistura dia a dia.

Como fazer soro caseiro para bebê?

Quando um bebê fica desidrato é porque houve uma grande perda de líquidos e o organismo não está conseguindo repor na quantidade necessária. Isso por ser causado por calor excessivo, febre e também diarreia e vômito.

Caso isso aconteça, é importante saber como fazer soro caseiro. A indicação, então, é fazer o soro caseiro usando a colher medidora específica. Ela é distribuída de forma gratuita em postos de saúde. No entanto, também pode ser adquirida em farmácias.

O modo de preparo do soro é o que vai ser ensinado a seguir no tópico “como fazer soro caseiro no copo”. Essa é uma medida padrão que pode ser utilizada para adultos e crianças de qualquer idade.

O soro caseiro ajuda a curar virose?

Uma das indicações quando se tem uma virose é tomar muito líquido. Sendo assim, o soro caseiro vai ajudar a tratar a virose auxiliando na reidratação corporal.

Isso porque normalmente as viroses não são tratadas, mas sim os seus sintomas. Por isso, é importante tomar muito líquido a fim de ajudar a repor o que foi perdido com diarreia, vômito e suor, por exemplo.

Como fazer soro caseiro para dor de barriga?

foto ilustrando como fazer soro caseiro

A receia de como fazer soro caseiro para dor de barriga é a mesma do que para outros problemas. Isso porque a receita de soro caseiro é padrão estabelecido pelos órgão de saúde.

Como fazer soro caseiro no copo?

A primeira coisa a ser dita é que essa receita é padrão da UNICEF. Por isso, ela é feita com a colher padrão da mesma, que é distribuída gratuitamente nos postos de saúde ou na farmácia popular.

Para fazer soro caseiro as medidas são as seguintes:

  • 200 ml (1 copo) de água mineral, fervida ou filtrada.
  • 2 medidas rasas de açúcar, usando a parte maior da colher padrão
  • 1 pedida rasa de sal, usando a parte menor da colher padrão.

O preparo é igual ao anterior. Isso quer dizer eu basta misturar todos os ingredientes muito bem e tomar de acordo com a necessidade.

Como tomar o soro caseiro?

Pois bem, a ingestão de soro caseiro deve ser feita na mesma medida que a perda de líquido. Isso quer dizer que ele deve ser tomado em pequenos goles, diversas vezes ao dia. O uso deve ser feito preferencialmente, na proporção de líquidos perdidos pelo vomito ou diarreia.

Já a durabilidade do soro caseiro é de apenas 24h depois do preparo. Depois disso, descarte-o. Além disso, não toma mais de meio copo de uma só vez. As crianças podem fazer a ingestão em colheres.

Soro caseiro engorda?

Não! As quantidades de açúcar usadas para fazer soro caseiro não são significativas para gerar um aumento de peso. Por isso, você não precisa se preocupar com isso, apenas com o tratamento.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre como fazer soro caseiro, seus usos, para que serve, benefícios e todos os detalhes sobre o mesmo! Aproveite essas informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *