Como fazer o bebê arrotar? Qual é a Posição Correta?

Os arrotos são ar que engolimos e gases que se formam no estômago durante o processo de digestão. Embora isso seja algo comum para os adultos, para os bebês e crianças o arroto (ou a falta dele) pode trazer um grande desconforto. Isso faz com que muitas mães se perguntem como fazer o bebê arrotar.

Então, se você quer a resposta para essa pergunta, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Vamos lá?!

O que é o arroto?

O arroto, ou processo de eructação, é aquilo que acontece quando existe a necessidade de expelir o ar que chegou ao estômago pela boca. Isso é algo muito comum com os bebês durante a amamentação.

Sendo assim, o arroto nada mais é do que um reflexo natural e bastante importante do organismo. Ele serve para eliminar aqueles gases que estão em excesso.


Então, no processo de eructação é eliminado tanto o ar que é engolido como também o dióxido de carbono que é produzido no estômago.

Por que colocar o bebê para arrotar

Por que fazer o bebê arrotar?

Primeiramente, o ar que é engolido durante a amamentação do bebê pode tomar um bom espaço do seu estômago. Isso faz com que ele se sinta satisfeito antes mesmo de ingerir a quantidade que necessita de leite.

Mais do que isso, se esse gás não é eliminado ele pode acabar provocando bastante dor e desconforto no bebê.

Sendo assim, arrotar é sempre útil, especialmente se o bebê regurgita após mamar, e possui refluxo ou sofre com as temidas cólicas.

No entanto, não há uma regra que afirme que toda criança tem que arrotar depois de cada vez que mamar. Vale lembrar que tem alguns bebês que costumam arrotar bastante. Já outros arrotam menos, e nenhum está errado.

Como fazer o bebê arrotar

A melhor maneira de fazer o bebê arrotar é coloca-lo em uma posição das que serão ensinadas a seguir e dar leves tapinhas nas suas costas (ou fazer uma leve massagem). Isso ajuda para que esses gases possam ser mais facilmente eliminados.

No entanto, algo que é importante lembrar é que nem sempre haverá a necessidade de arrotar. Por isso, caso o bebê não arrote, não se desespere, nem sempre existe algo para ser expelido.

Como saber se o bebê precisa arrotar

Durante a amamentação pode acontecer de o bebê simplesmente parar de se alimentar. Ou então começar a chorar e recusar o seio. Com o tempo a mãe passa a reconhecer que as caretas que são produzidas se devem ao excesso de gases. Elas acontecem especialmente quando se coloca o bebê deitado logo após mamar.

Sem dúvida, quando já tiver uns 4 ou 6 meses de idade o bebê já irá ter uma melhor capacidade de sugar o leite de uma forma mais eficiente, sem que engula tanto ar. e com isso a necessidade de arrotar acaba diminuindo também.

O que fazer se o bebê não arrotar

Se o bebê foi colocado para arrotar por mais ou menos 5 minutos e nada aconteceu, é bem possível que ele não precise arrotar. De fato, algumas crianças possuem uma dificuldade maior de expelir o ar e acabam ficando desconfortáveis, sendo necessário que a mãe insista.

Além disso, pode ser que o sistema digestivo ainda prematuro do bebê acabe levando o ar longe demais, impedindo a sua saída. Por isso, é interessante também que se experimente diversas posições para conseguir que a criança chegue ao arroto.

Muitos bebês, por exemplo, se livram do ar preso no estômago quando soluçam e é normal que os bebês recém natos solucem diversas vezes por dia.

A posição correta para o bebê arrotar evitar que ele se engasgue

Posição correta para o bebê arrotar

Sem dúvidas existem posições que oferecem maior facilidade para que a criança arrote e ainda ajudam a evitar que ela se engasgue. Então, conheças as posições e vá testando até encontrar aquela com a qual a criança reage melhor.

  • Sentado: primeiramente, sente o bebê do seu colo com as costas para você. Incline o tronco dele para a frente, mantendo ele apoiado pelo ombro e pelo queixo. Depois, de alguns tapinhas leves ou massageie as costas do bebê.
  • Ombro: essa é a posição mais utilizada na qual a mãe coloca o bebe com o peito ou a barriga apoiada no seu ombro, segurando o bumbum do bebê com o braço de mesmo lado. Depois, com a outra mãe também é importante dar tapinhas ou fazer uma suave massagem nas costas dele.
  • No colo de frente: coloque o bebê no colo da mãe, de frente. Mas, não levante ele até que chegue ao ombro. Depois, com a outra mão, dê tapinhas ou massageie as costas dele.

Conversar com o bebê ou cantar durante esse tempo também o ajuda a ficar mais relaxado, facilitando que o arroto aconteça.

Pergunta dos leitores

Se o bebê dormiu mamando preciso colocar para arrotar?

Se durante a amamentação o bebê dormiu, por exemplo, é só deixar ele deitado de uma forma que a sua cabecinha fique um pouco mais alta que o corpo, formando um ângulo e uns 30 ou 45 graus.

Além disso, não há problema caso a mãe queira segurar o bebê por uns 5 ou 10 minutos na vertical, mas nesse caso não é preciso dar tapas nas costas, lembrando que nem sempre existe ar para ser expelido.

Como forçar um arroto?

Os bebês não conseguem se livrar desses gases sozinhos e, por isso, é importante faze-los arrotar para que eles sejam liberados e não causem incômodos. Uma forma de ajudar com isso é batendo levemente nas suas costas para ajudar a empurrar o ar para fora.

No entanto, novamente é importante lembrar que nem sempre é preciso fazer o bebê arrotar. Pois, nem sempre existem gases para serem eliminados, então tente, mas não force o arroto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *