Combiron Bula – Para Que Serve? Engorda? É Indicado na Gravidez?

O Combiron é composto por glicinato férrico, nicotinamida, cianocobalamina, itrato de tiamina, dexpantenol e riboflavina. Cada gota de Combiron contém 2,5mg de ferro elementar. Ainda há uma outra composição, que é o Combiron Fólico. Ele é acrescido de ácido fólico, ou vitamina B9.

A falta de ferro no organismo pode causar inúmeros problemas, pois ele é um mineral essencial para a nossa saúde. É o principal elemento dos glóbulos vermelhos. Há situações que causam a perda de ferro, como excesso de exercícios, dietas veganas ou vegetarianas, grávidas e mulheres em fase de amamentação, pessoas que sofreram de insuficiência renal, etc.

A falta de ferro causa alguns sintomas, como: fraqueza muscular, alteração do apetite, alterações de humor, dificuldade para se concentrar, para aprender e para se lembrar das coisas, falta de ar, batimentos cardíacos anormais, pele amarelada (palidez), fadiga crônica, falta de energia, etc.

Para tratar esses e outros sintomas da falta de ferro no organismo, é comum os médicos prescreverem o Combiron, que pode ser usado por todas as faixas etárias e é excelente no tratamento de anemia causada pela falta de ferro.


Para que serve Combiron?

O Combiron é um medicamento usado para tratar anemias ferroprivas, ou seja, por falta de ferro, e também de anemias causadas por distúrbios nutricionais ou medicamentosas. Indicado para todas as idades, e também em casos de anemia gestacional, no pós-parto e no período de amamentação.

grávida com combiron na mão

Como funciona Combiron?

O Combiron atua no organismo corrigindo a anemia provocada por falta de ferro e normalizando os índices de armazenamento do ferro no corpo. O ferro presente no Combiron é oferecido sob a forma de ferrocarbonila. O organismo absorve o ferrocarbonila de forma lenta, conforme a carência de ferro no organismo. O ferro é muito importante no organismo. Confira abaixo as suas principais funções no organismo:

  • Previne a anemia
  • Essencial para a oxigenação
  • Participa da síntese de DNA e colágeno
  • Desintoxicação de drogas pelo fígado
  • Bom para a imunidade, pois atua na manutenção do sistema imunológico
  • Bom para ao coração
  • Importante para crianças e para as gestantes
  • Fornece mais energia
  • É bom para a pele

Como tomar?

A recomendação é tomar 1 comprimido ao dia antes das refeições, ou conforme orientação médica.

Observação: como uma maneira de proteger o estômago ou o intestino contra possíveis efeitos colaterais, o Combiron pode ser ingerido durante as refeições.

Ou, no caso de suspensão oral , os adultos devem tomar um copo-medida (10 mL), uma a duas vezes ao dia, de preferência logo após as refeições principais.

Para as crianças, a dose varia de acordo com o peso.

  • Crianças com peso entre 5kg e 7,5kg: 5ml por dia, em dose única ou dividida em 2x de 2,5ml;
  • Crianças com peso entre 7,5kg e 10kg: 7,5ml por dia, em dose única ou dividida em 2x;
  • Entre 10kg e 15kg: 10ml por dia, em dose única ou dividida em 2x;
  • Entre 15kg e 20kg: 12,5ml por dia, em dose única ou dividida em 2x;
  • Entre 20kg e 25kg: 15ml por dia, em dose única ou dividida em 2x;
  • Entre 25kg e 30kg: 17,5ml por dia, em dose única ou dividida em 2x,
  • Acima de 30kg: 20ml por dia, em dose única ou dividida em 2x.

Quais os efeitos colaterais do Combiron?

Reações adversas de Combiron Fólico

  • Reações adversas muito comuns (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam esse medicamento): intolerância gastrointestinal (10%), caracterizada por náuseas (enjôos), distensão abdominal (aumento do volume da barriga), constipação (prisão de ventre), diarréia, anorexia (perda do apetite), pirose (azia ou queimação).
  • Reações adversas comuns (ocorre entre 1% e 10% ou mais dos pacientes que utilizam esse medicamento): prurido ou coceira (6%).
  • Reações adversas sem frequência conhecida: erupção maculopapular eritematosa (lesões de pele com vermelhidão local), descoloração das unhas, pioderma facial (lesão facial com infecção), fotossensibilidade (manchas na pele desencadeada por exposição solar), dermatite de contato (lesão de pele por contato), eritema facial (vermelhisão da face), urticária (alergia de pele com lesões avermelhadas), anafilaxia (inchaço dos lábios com falta de ar), úlcera péptica (úlcera do estômago ou intestino), exacerbação de sangramento gastrintestinal (piora de sangramento do estômago ou intestino), obstrução intestinal (em paciente com Doença de Chron), perfuração intestinal, perda do apetite, gosto amargo na boca, hepatoxicidade (lesão do fígado), urina alaranjada, redução da lactação, hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue), redução do ácido fólico, deficiência de zinco, púrpura trombocitopênica , alteração da memória, parestesia (formigamento), neuropatia sensorial periférica (alteração dos nervos das extremidades ou embros), síndrome de abstinência, tontura, cefaleia (dor de cabeça), visão turva, alterações do sono, problemas de concentração, irritabilidade, ansiedade, depressão, confusão mental, incapacidade de julgamento, exacerbação (piora) de crises convulsivas, insuficiência respiratória (dificuldade de respiração).

É indicado para bebês?

caixa de combiron

Após o nascimento, bebê já nasce com uma reserva de ferro. No entanto, se houve a necessidade, o Combiron em gotas pode sim ser ingerido por bebês, sempre respeitando a posologia.

Combiron engorda?

Um dos efeitos colaterais que o Combiron pode causar é a distensão abdominal. E isso causa o aumento no volume da barriga, provocando intolerância abdominal. Dessa forma, ele não aumenta o peso, pode sim causar aumento de volume.

É indicado na gravidez?

Durante a gestação, o uso de Combiron é indicado para tratar a anemia durante a gestação. Esse medicamento também serve para prevenir problemas de fechamento do tubo neural do bebê. Além de ser indicado durante o período da gestação, ele também pode ser usado durante a fase de amamentação.

Combiron abre o apetite?

A ingestão de Combiron pode sim alterar o apetite do paciente. Na maioria dos casos, pode haver a redução do apetite. No entanto, na minoria das vezes, ele pode abrir o apetite.

Qual o preço do Combiron?

O preço do Combiron pode variar de R$ 24,24 até R$ 34,03.

Há casos em que o Combiron é contraindicado. Como no caso de haver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da sua fórmula, ou quando a anemia não for acompanhada de deficiência de ferro. Pois pode causar acúmulo de ferro no organismo do paciente, principalmente em seu fígado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *