Tomar Chá de Boldo Aborta Mesmo? Veja os Mitos e Verdades!

Presente em grande parte das casas brasileiras, o chá de Boldo é uma receita da medicina caseira passada por gerações. E é justo admitir que a fama da planta é merecida. O Boldo possui inúmeros benefícios para a saúde humana. Entre eles, a ajuda na digestão e a melhora no funcionamento do fígado. Conheça mais sobre o chá de Boldo, se chá de boldo aborta e como ele pode fazer parte da sua rotina diária.

Benefícios do chá de Boldo

O Boldo é uma das plantas mais utilizadas pela medicina caseira. Existem dois tipos de boldo, o brasileiro e o chileno. O boldo original é o boldo-do-Chile. O nome científico Peumus boldus é de uma árvore que cresce apenas em regiões montanhosas da América Central. A planta brasileira possui funções semelhantes, mas cresce em forma de arbusto.

Os benefícios da planta são usufruídos há milhares de anos, pelos povos que habitavam os Andes Chilenos. Hoje em dia, na cultura moderna, ela está presente em forma de chá na maioria das casas. As suas ações principais são: antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidante, calmante, digestivo, diurético e laxante.

Com essas funções, ele é forte aliado na digestão. A planta é utilizada principalmente em problemas de gastrite, azia e prisão de ventre. Ela também possui efeito calmante e melhora o funcionamento do fígado. Ainda, o Boldo é de grande auxílio para a ressaca alcoólica.


mulher grávida tomando Chá de Boldo

Efeitos colaterais do chá de Boldo

Apesar de trazer diversos benefícios para a saúde, a planta não deve ser ingerida em excesso. O principal efeito colateral do excesso de chá de Boldo é a irritação gástrica. O consumo exagerado da planta também pode resultar em hepatotoxicidade, causando danos ao fígado.

Ainda, em casos específicos, alguns efeitos colaterais mais graves podem acontecer: efeitos sobre a fertilidade masculina, efeitos abortivos, obstrução das vias biliares, efeitos neurolépticos, efeitos laxantes, irritação nos rins, entre outros.

Chá de Boldo aborta?

O chá de Boldo aborta e não deve ser consumido por gestantes ou lactantes. A planta possui efeito teratogênico, ou seja, pode causar uma má formação do feto. Em excesso, o chá pode até mesmo levar ao aborto.

Chás proibidos para grávidas

Arruda, cipó-mil-homens-erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira e losna são estritamente proibidos para gestantes. Todas os chás citados já possuem comprovação de serem abortivos. Entretanto, além destes, outras plantas também podem causar efeitos negativos em quem está no período de gestação.

O chá de erva-mate, chá de banchá, chá preto, verde e branco possuem elevados níveis de cafeína. Assim, devem ser evitados pelas gestantes. Já o chá de canela, pode causar contrações. O chá de hortelã, apesar do sabor agradável, atua na diminuição da produção de leite. Portante, é indicado evitá-lo durante e depois da gestação.

Chás permitidos

Se consumidos de forma correta, os chás podem ser grandes aliados para a rotina da mulher durante a gestação. Chás tradicionais, como a camomila e erva-doce, são permitidos nesse período. Ainda, na escolha de opções mais variadas, se destacam o chá de gengibre, framboesa e dente-de-leão. Todos levando benefícios e evitando perigos às gestantes e aos bebês.

Mitos e verdades sobre o chá de Boldo

mulher preocupada se chá de boldo aborta

As dúvidas sobre o aproveitamento do chá de Boldo são inúmeras. Ao longo dos milhares de anos da sua utilização, o Boldo serviu para as mais diversas formas de medicina caseira. Entretanto, como saber a utilização correta da planta?

Separamos as respostas de algumas das principais questões envolvendo o chá de Boldo:

– O chá de Boldo ajuda no emagrecimento?

Sim. Por possuir ação diurética, o chá de Boldo ajuda a desinchar. Mas o chá não é milagroso, necessitando do acompanhamento de uma dieta equilibrada e exercícios.

– Chá de Boldo é bom para a ressaca?

Sim. O chá possui ação antioxidante, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.

– Posso tomar chá de Boldo a vontade?

Não. O excesso da planta pode causar irritação gástrica ou até mesmo hepatotoxicidade, causando danos ao fígado.

Chá de Boldo faz descer a menstruação?

Sim. O chá de Boldo aborta e é utilizado por muitas mulheres para fazer descer a menstruação. Entretanto, por possuir indicação abortiva, a utilização não é aconselhada. Com o cenário de uma menstruação atrasada, sempre existe o risco de gravidez. Nesta situação, caso a mulher esteja realmente grávida, o consumo de chá pode levar ao aborto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *