Anticoncepcional Cerazette Bula – Como Usar? Engorda? É Bom Mesmo?

O uso de medicamentos contraceptivos é uma alternativa muito usada para substituir o uso da camisinha e continuar evitando uma gravidez indesejada. Um produto em especial vem crescendo bastante no mercado e tem substituído algumas outras marcas que deixaram de ser comercializadas. Além do mais, ele é composto por hormônio sintético. Trata-se do anticoncepcional Cerazette. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto e seus efeitos.

O que é Cerazette?

Anticoncepcional oral, cujo princípio ativo é o desosgestrel, responsável por inibir a ovulação, além de aumentar a viscosidade do muco cervical. Livre de estrogênio. Contém 75 microgramas de desogestrel protestogênio, um hormônio sintético, em sua composição. Indicado para prevenir a gravidez, principalmente em mulheres que estão em fase de amamentação e não desejam usar estrogênios.

Como o hormônio presente em sua composição é sintético, ele acaba trazendo algumas vantagens quando em comparação com alguns outros anticoncepcionais.

Uma outra vantagem do Cerazette em relação aos outros, é que a mulher não interromper o consumo, pode emendar o uso de uma cartela à outra. Além do mais, ele não causa o amadurecimento do óvulo, fato que o torna mais eficaz para prevenir a gravidez.


mulher com anticoncepcional na boca

Como tomar?

A embalagem de Cerazette vem com 28 comprimidos. A recomendação é tomar 1 comprimido inteiro ao dia até o fim da cartela. O melhor é que seja sempre na mesma hora, para que o intervalo entre as doses seja de 24 horas. Se a mulher se esquecer de tomar o anticoncepcional, os seus efeitos serão reduzidos. Se o atraso entre uma cápsula e outra for superior a 36 horas, a proteção contraceptiva será muito menor e as chances de engravidar se tornam ainda maiores em caso de o esquecimento acontece durante a primeira semana de tratamento.

Inicia-se o uso pelo comprimido da primeira linha, onde contém a marca do dia da semana correspondente. Toma-se todos os comprimidos até o fim da embalagem, conforme indicado pelas setas nas cartelas. Logo que uma cartela terminar, já inicia-se o uso da outra imediatamente, sem nenhuma pausa entre uma cartela e outra. Durante o primeiro mês de uso do Cerazette, aguarde até a oitava pílula antes de ter relações sexuais desprotegidas.

Quais os efeitos colaterais do Cerazette?

Alguns efeitos colaterais do Cerazette podem ser:

  • Diminuição da libido;
  • Aumento de peso;
  • Surgimento de espinhas;
  • Alterações do humor;
  • Amenorréia;
  • Irregularidades na menstruação;
  • Dor nos seios;
  • Acne;
  • Cefaleia;
  • Sangramento irregular
  • Queda de cabelo
  • Náuseas
  • Vaginite
  • Cistos ovarianos
  • Alopecia
  • Dificuldades em utilizar lentes de contato;
  • Urticária;
  • Exantema (rash),
  • Eritema nodoso.

Mesmo que o Cerazette seja menos agressivo ao organismo que os outros anticoncepcionais, ainda assim ele também oferece o risco de causar trombose. Além do mais, ele ainda pode causar redução da massa óssea. Na primeira fase do ciclo menstrual, o Cerazette possui o mesmo nível de estrogênio natural do nosso corpo. No entanto, após a segunda fase, o nível de estrogênio pode reduzir muito, afetando a estrutura óssea. Dos problemas que o Cerazette causa, o mais grave é o câncer de mama. Quanto mais frequente for o uso do produto, maiores serão as chances de desenvolvimento de nódulos cancerígenos nos seios.

Tem alguma contraindicação?

caixa do cerazette

O Cerazette é contraindicado para mulheres grávidas, formação de coágulo em vaso sanguíneo das pernas ou dos pulmões, que já teve icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizado, sangramento vaginal não diagnosticado, tumor de mama, sangramento uterino ou genital não diagnosticado, que tem ou suspeita que tem um câncer sensível aos esteróides sexuais, tais como determinados tipos de câncer de mama, ou em caso de alergia aos componentes da sua fórmula.

Cerazette engorda?

Vai depender do tipo de metabolismo de cada pessoa. A maioria dos anticoncepcionais provoca o aumento da retenção de líquido no corpo. No entanto, não se pode afirmar que ele terá o mesmo efeitos em organismos distintos. Especialmente quando a mulher mantém uma alimentação balanceada e pratica exercícios físicos regularmente.

Afinal, Cerazette é bom?

Sim. Quando usado conforme a recomendação médica, ela tem efeito imediato contra a gravidez. Em mulheres com sensibilidade ao estrogênio, o Cerazette é capaz de proporcionar a mesma proteção de pílulas combinadas. Além do mais, o seu uso reduz das dores durante o período menstrual. No entanto, como dissemos, mesmo que ele apresente vários benefícios, ainda assim ele pode causar alguns problemas para a saúde.

Qual o seu preço?

O preço do Cerazette está a partir de R$ 25,76. Cada caixa contém 28 comprimidos.

Pergunta dos leitores

É normal menstruar enquanto estou tomando Cerazette?

É comum as mulheres menstruarem enquanto tomam o Cerazette. No entanto, o hormônio presente em sua fórmula pode provocar sangramentos irregulares ou mesmo a ausência de menstruação no decorrer do tratamento. Se acontecer de forma recorrente, a mulher deve procurar o médico e relatar o que está acontecendo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *