Camomilina C Bula: Para Que Serve? Como Usar? Dá Sono no Bebê?

Camomilina C é um medicamento de uso oral pediátrico, indicado para crianças acima de 4 meses de vida. O medicamento é produzido pelo laboratório Theraskin.

Para que serve o Camomilina C

A Camomilina C é uma medicação indicada como auxiliar na primeira fase de dentição das crianças a partir de 4 meses de idade. O indicação do medicamento é proporcionar o alívio dos sintomas que geralmente afetam as crianças na primeira fase da dentição.


Como funciona o Camomilina C

Camomilina C possui diversas associações em sua fórmula. Isso faz da medicação uma ótima solução para o alívio dos sintomas apresentados pelas crianças a partir de 4 meses de idade, durante a primeira fase da dentição.

Entre os agentes do medicamento está a camomila, que tem ação calmante, além de propriedades antiespasmódicas. Também ajudam na digestão e na correção de possíveis distúrbios gastrointestinais presentes na primeira fase da dentição das crianças.

A fórmula de Camomilina C também contém Alcaçuz – substância com propriedades  anti-inflamatórias.

Ainda contém vitamina C – vitamina que participa do processo de biossíntese e secreção do colágeno. Sua função é evitar deficiência no organismo da criança. Isso porque essa vitamina participa ativamente da formação das estruturas da dentina.

um bebê com dor de dente

Como funciona o Camomilina C – Parte II

Também na fórmula de Camomilina C está a  vitamina D3 – considerada a forma mais concentrada e ativa desta substância. A presença da vitamina D3 em Camomilina C ajuda na promoção da absorção e uso do cálcio. Isso em  níveis necessários para uma boa integridade óssea dos dentes em formação.

Vale saber que o início da ação do medicamento já diminui os sintomas desagradáveis no prazo de 12 horas. No entanto, melhoras significativas dos desagradáveis sintomas são observados com 2 ou 3 dias de tratamento.

Um estudo realizado com crianças entre 04 a 12 meses de idade apontou sinais de melhora em horas dos sintomas da primeira fase de dentição das crianças. Esses sintomas observados foram: alteração de apetite, irritabilidade, presença de prurido, alteração do sono, dores locais e coceira. Vale ressaltar, no entanto, que essa melhora é progressiva. O desaparecimento dos sintomas costuma levar 10 dias.

uma caixa do remédio Camomilina C

Como usar o Camomilina C

A medicação deve ser usada por crianças a partir dos 4 meses de vida.

Recomenda-se a administração de 1 cápsula ao dia, em 1 tomada ou conforme a indicação do médico pediatra.

A cápsula não deve ser ingerida pela criança. O comprimido deve ser aberto com cuidado. O conteúdo deve ser misturado em líquidos, como água, leite, suco ou frutas amassadas.

A dosagem diária máxima do medicamento de´é de 4 cápsulas.

Composição do Camomilina C

Cada cápsula contém: extrato fluido de Camomila (25 mg), extrato fluido de Alcaçuz (5 mg); Ácido ascórbico- vitamanina C (25 mg) e Colecalciferol – vitamina D3 (150 UI)

Excipientes: amida, fosfato tricálcico, povidona, lactose.

Camomilina C tem apresentação em cápsulas, com conteúdo levemente granulado, de cor branca amarelada.

Precauções

A dosagem de vitamina D3 deve ser considerada caso exista a administração concomitante de outras composições com vitamina D. Isso porque o excesso dessa vitamina podem trazer males ao organismo da criança. Pelo fato de lactose já conter vitamina D3, quantidades adicionais da substâncias só devem ser administradas com autorização médica.

O medicamento deve ser usado com cautela em crianças com disfunção renal. Isso porque alguns pacientes com problemas de  insuficiência renal, a vitamina D em forma de vitamina D3 não é normalmente absorvida.

O uso de Camomilina C também deve ser realizado com cautela em crianças que apresentam febre e problemas gastrointestinais durante a primeira fase de dentição. Nesse caso a administração do medicamento deve ser feita somente com autorização médica.

Contraindicação do Camomilina C

É contraindicada para crianças com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Além disso, pacientes que apresentam febre, alterações gengivais anormais, irritação e problemas digestivo na primeira fase de dentição só devem fazer o uso Camomilina C com autorização médica

O medicamento também está contraindicado para crianças que apresentem hipercalciúria, hipercalcemia, hiperparatireoidismo primário, cálculo renal, mieloma, superdosagem prévia de vitamina D e metástase óssea.

Efeitos colaterais do Camomilina C

Não foram relatados efeitos colaterais por crianças a partir de 4 meses de vida. Caso o paciente apresente algum efeito indesejável um médico deve ser consultado.

Superdosagem

criança chorando com dores nos dentes

Em casos de superdosagem, deve ser procurado atendimento médico de emergência.

A superdosagem de Camomilina C  pode levar o paciente a apresentar hipercalcemia e hipercalciúria. Os sintomas são: náusea, vômito, polidipsia, sede excessiva, desidratação, poliúria e constipação abdominal.

Uma superdosagem crônica pode causar hipercalcemia, que resulta na calcificação vascular e orgânica.

A superdosagem  é perigosa, porém, não costuma ser fatal. Medidas de suporte, geralmente são necessárias, como: averiguação da pulso e da pressão arterial, além do funcionamento cardíaco e respiratório. Se a superdosagem de Camomilina C foi feita a pouco tempo podem ser provocados vômitos ou a realização de uma lavagem gástrica. Além disso, a administração de óleo mineral ao paciente pode eliminar a superdosagem através das fezes.

Interação com outros remédios

Não há relatos de interações com outros remédios, nem com alimentos ou bebidas.

Armazenamento

Camomilina C  dede ser armazenada em locais com temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). A embalagem deve permanecer fechada e longe da luz, da umidade e do calor – pois tais fatores podem interferir nas propriedades dos componentes da fórmula do produto.

Quando aberta a cápsula, seu conteúdo deve ser utilizado imediatamente

uma caixa e uma cartela do comprimido Camomilina C

Camomilina C Preço

Camomilina C custa aproximadamente R$ 45,00 – a caixa com 20 cápsulas. Pode haver variação nesse valor de acordo com o estabelecimento consultado que comercializa o medicamento.

A compra do produto não necessita de  apresentação e ou de retenção da receita médica. Porém, não é recomendado que se faça uso do produto sem indicação médica, a automedicação pode trazer riscos à saúde.

Camomilina C Genérico

Não há formas genéricas disponíveis no mercado.

Pergunta dos leitores

Camomilina C da sono?

Não foram relatados sintomas significativos de sonolência em razão do uso de Camomilina C. O que pode acontecer é a criança adormecer devido aos alívios dos sintomas.

É indicado para bebê dormir?

Não. As indicações não incluem o adormecimento do bebê – embora possa ocorrer pelo alívio dos sintomas.

Camomilina C ou Nenê Dent, qual usar?

Camomilina C trata-se de um medicamento mais completo do que o Nene Dent.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *