Bebê Recém-Nascido: Necessidades, Cuidados Importantes e Curiosidades!

Cuidar de uma criança não é fácil. Como são dependentes, elas precisam de você para tudo. Um bebê recém-nascido não é diferente. Aliás, é mais difícil ainda, já que é uma fase muito sensível da vida.

Principais necessidades do bebê recém-nascido

Cuidar de criança é algo trabalhoso. Diferentemente de adolescentes ou adultos, elas ainda não sabem expressar muito bem suas vontades e são totalmente dependentes, ou seja, o cuidado é sempre grande. Quando se trata de bebês recém nascidos, o cuidado deve ser ainda maior. Em geral, as necessidades principais de um bebê recém-nascido incluem sono, alimentação e ser acalmado.

Para facilitar a sua vida, adapte-se ao ritmo do bebê, pois a personalidade de cada recém-nascido é diferente do outro e influencia em sua vida. O que será necessário é manter o bebê regularmente alimentado. Isso é, durante as 24 horas do dia é necessário amamenta-lo.

Primeiros cuidados com o bebê recém-nascido

Recém-Nascido Necessidades


Os cuidados com um bebê durante seus primeiros dias de vida são muito importantes. O principal é estimular a amamentação, já que antes de nascer ele não se alimentava pela boca. . Além disso, é necessário deixar a casa confortável como se fosse um útero. Pouco barulho e baixa circulação de visitas é importante.

Sobre a higiene, dê banhos quentinhos todos os dias, que nem os médicos explicarão após o parto. Não é necessário trocar a fralda do bebê recém-nascido toda vez que ele faz xixi, mas sim quando faz cocô (o que ocorre cerca de oito vezes por dia). Por último, limpe sempre bem o resquício do cordão umbilical, pois ele pode inflamar.

Principais cuidados com o bebê

Os principais cuidados com o bebê são praticamente iguais aos primeiros cuidados com o bebê recém-nascido. A diferença é que agora o bebê está menos sensível e mais acostumado ao mundo. Mas isso não significa que pode ser menos cuidadoso. Agora que o bebê está crescendo, além do mais, é necessário apresentar o mundo a ele (de maneira figurativa, claro) e começar a educa-lo.

Além disso, pouco a pouco vai começar a regular seu sono, fome, necessidades e afins.

Cuide do bebê e de vocês mesmos

Cuidar só do bebê não é o ideal! Pense: se o bebê é absolutamente de seus pais, é necessário você cuidar de si mesmo. Se a mãe ou o pai não estiver em ótimas condições, como cuidará do filho? Por isso é importante descansar bastante, se alimentar bem, ficar confortável e, claro, aproveitar cada pequeno momento que tiver, principalmente sem o bebê. Isso porque cuidar da criança não é um mar de rosas e te cansará muito.

Quanto mais cuidar de si mesmo, melhor será para você e para seu filho. Portanto nada de desleixar de sua saúde física e psicológica.

Fatos curiosos sobre recém-nascidos

O recém-nascido pode espernear, chorar demais e nenhuma lágrima irá cair. Não se sabe ao certo o motivo disso, mas é normal. Além disso, eles são vesgos. Isso porque eles ainda estão treinando os músculos dos olhos. Ainda sobre os olhos, é bom saber que o bebê recém-nascido enxerga muito mal. A visão dele será muito ruim menos de 20 e mais de 25 centímetros.

Recém-nascidos são inchados mesmo. Mas não se preocupe, pois irão desinchando pouco a pouco.

Por último, saiba que ele não está rindo para você. Aquele sorrisinho comum é apenas reflexo de seus músculos. Mas que continua sendo fofo, continua.

Recém-Nascido cuidados

Pergunta dos leitores

Como dar banho em um bebê recém-nascido?

Para dar banho em um bebê recém-nascido, você vai precisar de água morna (37º), ambiente quentinho e sem correntes de ar, uma banheira pequenininha e toalha felpuda ou toalha fralda.

Enrole seu bebê em uma toalha e comece o banho pela cabeça, a secando logo em seguida. Mas tome bastante cuidado com os ouvidos. Após isso, coloque seu corpinho na banheira, lavando todas as partes. O umbigo merece atenção especial, sendo necessário lavar essa parte a cada troca de fralda. Para isso, use um cotonete umedecido em álcool 70º.

Até quantos dias o bebê é considerado recém-nascido?

Após o parto, o bebê é considerado recém-nascido até seus 27 dias de vida. Em termos corretos, no 28º dia ele já será um bebê!

É normal bebê recém-nascido ter soluço?

Sim, o soluço nessa fase é muito comum. Ele não passar de uma contração involuntária do diafragma. Até mesmo dentro do útero o soluço ocorre, mas como uma espécie de treino para o bebê respirar.

Bebês recém-nascidos dormem muito?

Muito. Se um adulto passa, em média, entre 6 e 8 horas por dia dormindo, um bebê passa 16 horas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *