Barriga Dura na Gravidez – É Normal? O Que Pode Ser?

A gravidez é um momento esperado por muitas mulheres, pois ela vem antes da chegada do filho. Exatamente por isso a gravidez é um período de muito cuidado e atenção, fazendo com que qualquer sintoma alarme a mãe, como a Barriga dura na gravidez.

Apesar disso, nem todos os sintomas são algo negativo. Pelo contrário, alguns são necessários para que haja uma gestação saudável.

Barriga dura na gravidez é normal?

Sim, é algo absolutamente normal sentir a barriga endurecer durante a gravidez. A partir do quinto mês (aproximadamente 20 semanas) de gestação, a barriga fica momentaneamente mais dura. Isso porque ocorrem as chamadas contrações de treinamento, tecnicamente conhecidas como contrações de Braxton Hicks.

Então pode ficar tranquila, pois a barriga da mãe irá endurecer porque o corpo está se preparando para dar à luz. Mas se houver dor, procure um médico, já que essas contrações de treinamento não trazem consigo nada de dor.


barriga dura na gravidez

Porque ocorre a barriga dura na gravidez

Além das contrações de Braxton Hicks que ocorrem a partir da 20ª semana de gestação, há outros motivos que podem endurecer a barriga da gestante. Por exemplo, entre a 8ª e 9ª semana de gestação, o tamanho do útero duplica em relação ao seu tamanho original e muda um pouco de posição, subindo levemente na cavidade abdominal. Isso faz com que a barriga fique mais inchada e dura, especialmente abaixo do umbigo.

Pela 20ª semana, junto com as contrações de treinamento, a zona acima do umbigo também começa a endurecer. É mais fácil perceber tal endurecimento da barriga no período da noite, quando a gestante está mais descansada.

Barriga dura a partir da 20ª semana de gestação

A barriga dura a partir da 20ª semana de gestação é absolutamente normal. O que acontece é que nesse período o corpo começa a treinar sozinho para fazer o parto. As chamadas contrações de treinamento (ou então contrações de Braxton Hicks) deixam a barriga dura momentaneamente.

Mas nesse período a barriga endurece por outro motivo. Antes desse período, é comum a barriga endurecer apenas abaixo do umbigo. Já a partir da 20ª semana, acima do umbigo fica mais duro também, o que também é normal.

Como distinguir as falsas contrações com as contrações de parto

As falsas contrações (contrações de treinamento ou contrações de Braxton Hicks) acontecem de maneira esporádica, são irregulares e não causam dor. Nesses casos, é possível sentir a barriga dura alguns por momentos, relaxada e depois dura novamente.

Há algumas semelhanças entre as contrações falsas contrações e as verdadeiras. Ambas começam com uma sensação de aperto, mas a de verdade vem acompanhada de dor abdominal. Além disso, as de parto são regulares e progressivas, sendo que aumentam de frequência, duração e intensidade.

Quando recorrer a ajuda médica

Apesar de ser bastante raro precisar de ajuda médica quando há barriga dura na gravidez, há situações em que se faz necessário o acompanhamento médico. Como a barriga dura é algo totalmente normal, é normal a gestante não se preocupar.

Mas quando a barriga dura vier acompanhada de dor e não estiver perto da data prevista par ao parto, é sempre bom visitar o médico. Isso porque a barriga dura deve ser apenas uma sensação sem nenhuma dor, que ocorre para treinar o corpo para o trabalho de parto. Fora isso, procure o médico se durante a gravidez tiver algo que não se encaixe nos padrões de uma gravidez comum.

barriga dura na gravidez é normal

Pergunta dos leitores

Barriga dura é sinal de gravidez?

Barriga dura e inchada pode ser sim sinal de gravidez, mas não sempre. A barriga pode endurecer durante a presença de progesterona, que sobe assim que a ovulação acontece. Se for gravidez, geralmente a gestante (em seu estágio inicial) pode apresentar alguma mudança na parte inferior do abdômen, cerca de três dedos abaixo do umbigo.

Mas barriga dura pode ser sinal de várias outras situações, como gases intestinais, prisão de ventre, retenção de líquidos, menstruação, entre outras possíveis coisas.

Com quanto tempo de gravidez a barriga fica dura?

A barriga pode endurecer logo nas primeiras semanas de gravidez. Mas esse sintoma pode ser confundido com dezenas de outras coisas. O inchaço característico da gravidez ocorre a partir da 8ª e 9ª semana. Quando o útero está o dobro de seu tamanho original. Além disso, a partir da 20ª semana começam as contrações de treinamento, onde a barriga endurece bastante momentaneamente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *