O Que São Bacilos de Doderlein? Sintomas, Causas e Tratamentos!

Como todo organismo, a vagina também é povoada por bactérias que fazem a proteção dela contra possíveis agentes patogênicos externos. Cerca de 95% da flora bacteriana da vagina é formada por bacilos gram-negativos produtores de ácido lático, também chamados de lactobacilos ou bacilos de doderlein. E é exatamente do bacilos de doderlein que vamos falar nesse artigo.

O que é bacilos de Doderlein

Os bacilos de doderlein são bacilos normais da vagina. Eles agem como “soldados do bem”, protegendo a vagina. Eles se alimentam de glicogênio, feitos pelas células vaginais incentivadas pelos hormônios femininos.

Os bacilos de Doderlein produzem ácido lático. Eles são responsáveis por manter o equilíbrio do pH, impedindo a multiplicação de bactérias causadoras de doenças. Na fase reprodutiva (enquanto menstruam) é normal que tenha os bacilos de doderlein em qualquer vagina.

Bacilos de Doderlein Sintomas

Como vimos acima, os bacilos de doderlein protegem a vagina de possíveis ataques. Porém quando acontece alguns descuidados, eles podem destruir os bacilos de doderlein, reduzindo as defesas vaginais. Com isso, acontece os surgimentos de doenças vaginais.


A candidíase, por exemplo, é uma doença provocada por um fungo que pode causar dor, coceira e corrimento esbranquiçado. Chlamydia trachomatis é outra doença provocada por uma bactéria, que pode ser transmitida sexualmente e causar até a infertilidade.

É sempre importante se atentar para qualquer sintoma. Nos casos de corrimento vaginal, coceira e fortes dores é sempre bom procurar orientação médica. A prevenção é uma forma de impedir que a doença avance.

mulher coçando a vagina

Vida saudável

Os bacilos de doderlein se manifestam em grandes quantidades, posicionando-se em barragens para impedir que qualquer invasor cause problemas. A flora vaginal é feita dessa forma. Nesse caso, os bacilos de doderlein forma um exército de micro-organismos que devem estar em perfeito equilíbrio entre si para deixar a vagina, a vulva e os órgãos próximos delas.

Uma vida saudável é o passo mais importante para manter o equilíbrio da flora vaginal. Isso contribui para manter a imunidade em dia. Por isso alguns cuidados são fundamentais. Porém por mais que você tenha todos os cuidados, você ainda não está livre de agentes externos.

Mas é importante fazer a sua parte. Utilizar cremes vaginais e se atentar para qualquer manifestação adversa, como ardor, coceira, cheiro forte, vermelhidão e corrimento escuro ou esbranquiçado. Esses sintomas são sinais de que algo está errado. Portanto, além de manter uma alimentação saudável, é importante procurar o ginecologista que irá te auxiliar da melhor forma.

Cuidados com a saúde intima

Alguns cuidados são essenciais para deixar a saúde intima em dia, como:

  • Utilizar calcinhas de algodão;
  • Evitar usar com muita frequência calça jeans (elas não deixam a região íntima ventilar);
  • Prefira a depilação com cera ou definitiva a laser (é importante evitar retirar muito os pelos, pois são eles que ajudam a proteger a área íntima de infecções);
  • Utilize papel higiênico macio;
  • Faça uso de lenço umedecido, sem perfume e de boa qualidade (é importante sempre limpar de frente para trás);
  • Substitua os absorventes internos (no máximo a cada 6 horas) e os externos (no máximo a cada 4 horas);
  • Sempre que for possível, procure dormir sem calcinha para que tenha ventilação na região;
  • Alimente-se de forma saudável;
  • Faça exercícios regularmente (isso ajuda o seu organismo a ficar mais resistente a uma série de infecções);

Pergunta dos leitores

os bacilos de doderlein visto no microscópio

Pode ocorrer corrimento por excesso de bacilos de Doderlein?

Sim, o excesso de bacilos de doderlein pode provocar corrimentos.

Bacilos de Doderlein em excesso é grave?

Não chega a ser grave, porém pode causar alguns problemas. O excesso de bacilos de doderlein pode deixar o ambiente muito ácido e acabar atacando as células da vagina provocando a destruição de células.

Essa destruição das células, deixam a área vaginal sem proteção, podendo ser atacadas por infecções que podem se agravar depender do caso.

Bacilos de Doderlein com citólise é grave?

A citólise ocorre quando as células estão quebradas. Isso acontece quando a membrana citoplasmática se rompe e deixa os núcleos celulares livres. Isso é muito frequente em citologias esfoliativas de pacientes com flora lactobacilar elevada.

A flora lactobacilar é a flora normal do epitélio vaginal, elas levam o nome bacilos de doderlein. Porém em algumas situações esses bacilos se reproduzem excessivamente e causam sintomas como corrimento. Porém não é grave a citólise com bacilos doderlein.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *