Anticoncepcional Injetável – Engorda? Quem Pode Tomar? Nomes

Visto a sua praticidade o anticoncepcional injetável vem ganhando um espeço cada vez maior como uma forma segura e prática de prevenção à gravidez.

Então, para saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é Anticoncepcional injetável

Esse medicamento nada mais é do que uma injeção utilizada como método contraceptivo, que combina hormônios em doses de longa duração.

A aplicação do anticoncepcional injetável pode ser mensal, bimestral ou trimestral, sempre aplicados na região dos glúteos.


Como funciona Anticoncepcional Injetável

Como tomar anticoncepcional injetável

Os anticoncepcionais injetáveis possuem uma ação igual aos anticoncepcionais orais e adesivos: eles inibem a ovulação e, com isso, conseguem prevenir a gravidez.

O melhor é que esses medicamento podem ser facilmente encontrados em farmácias, com preços variados.

O que vai determinar a periodicidade é o a composição hormonal de cada medicamento.

Sendo assim, quando o medicamento é composto por progesterona e estrogênio, normalmente com uma injeção mensal. Já os contraceptivos injetáveis que levam apenas a progesterona, são aqueles cuja aplicação é trimestral.

Para que seja eficaz a primeira injeção deve ser aplicada no primeiro dia da menstruação e pode se comprada na farmácia, sob apresentação de receita médica, e aplicada lá mesmo, pelo farmacêutico.

A segunda dose deve ser aplicada 30 ou 90 dias depois da primeira injeção, de acordo com o tipo de medicamento escolhido.

A partir de então o medicamento já começa a impedir a ovulação, diminuindo a espessura do endométrio e espessando o muco presente no colo do útero, impossibilitando a passagem dos espermatozoides.

Também pode haver uma redução do fluxo menstrual em decorrência da maior quantidade de hormônios.

Os contraceptivos injetáveis apresentam, basicamente, 3 principais mecanismos de ação, que são:

  • Hormônios que são depositados no local onde a injeção foi aplicada e são absorvidos de forma lenta e gradativa, indo para a corrente sanguínea e desenvolvendo a sua ação.
  • O muco presente no colo do útero se torna mais espesso, não permitindo a passagem dos espermatozoides.
  • Impedindo que o endométrio se prepare para uma gravidez, ou seja, não permitindo à mulher engravidar.

Esse tipo de medicamento é indicado principalmente para aquelas mulheres que se esquecem de tomar o medicamento em forma de pílulas diárias.

Benefícios do Anticoncepcional Injetável

Existem diversos benefícios decorrentes do uso de anticoncepcionais injetáveis e o maior deles é que a paciente não corre o risco de esquecer de tomar a pílula, visto que os anticoncepcionais horais exigem uma administração diária e sempre no mesmo horário.

Com isso, o paciente não corre o risco de comprometimento da eficácia do seu método contraceptivo.

Mais do que isso, os anticoncepcionais injetáveis diminuem a intensidade dos sintomas decorrentes da menstruação, tal como cólicas menstruais e ainda diminui o fluxo menstrual.

Outro grande benefício é que, por isso, ele acaba ajudando a prevenir a anemia.

Como tomar Anticoncepcional Injetável

O anticoncepcional injetável é um medicamento que deve ser administrado diretamente via intramuscular, na área dos glúteos, independentemente da sua formulação.

Anticoncepcional Injetável Mensal

Esse tipo do medicamento deve ser aplicado, como já foi dito, via intramuscular com a periodicidade de 30 dias. A primeira aplicação deve acontecer entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, preferencialmente no primeiro, e irá impedir a ovulação.

A doses seguintes devem ser repetidas sempre com intervalo de 30 dias. Nessa forma de administração a mulher menstrua normalmente todo o mês.

Anticoncepcional Injetável Trimestral

Já o anticoncepcional trimestral possui uma dose hormonal de mais longa duração e o seu modo de usar é semelhante ao anterior, porém a frequência de aplicação ocorre trimestralmente, ou seja, uma nova dose deve ser aplicada a cada 90 dias.

A principal diferença entre essas duas formas é que na administração trimestral a paciente não menstrua, visto a diferença entre os hormônios e suas doses.

Ocorre também que esse método trimestral gera uma retenção de líquidos mais significativa e também um aumento de apetite.

Quem não deve tomar Injeção Anticoncepcional

Anticoncepcional Injetável

Assim como qualquer medicamento o uso de contraceptivos injetáveis também apresenta as suas restrições.

Primeiramente, esse medicamento não deve ser utilizado por pacientes que apresentem hipersensibilidade aos hormônios e demais componentes da sua fórmula.

Ele também é contraindicado para os caso de gravidez ou de uma possível gestação, bem como no caso de amamentação.

Ele também não é indicado para pacientes que sofrem de cefaleia, hipertensão grave, histórico de distúrbios tromboembolíticosou acidente vascular cerebral.

O anticoncepcional injetável também é contraindicado para pacientes com hepatite grave, tumores hepáticos, lúpus eritematoso, diabetes com nefropatia e diabetes por período maior que 20 anos.

Efeitos Colaterais do Anticoncepcional Injetável

Assim como qualquer outro contraceptivo, os anticoncepcionais injetáveis também podem gerar a ocorrência de reações adversas e efeitos indesejáveis, tais como:

  • Sangramentos entre os períodos menstruais (“spotting”)
  • Amenorreia secundária
  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Náuseas
  • Vômito
  • Cólicas menstruais
  • Dor nas mamas
  • Prurido vagina
  • Alterações emocionais
  • Alterações na libido
  • Alterações no peso corporal

Pode ocorrer o aparecimento de outros efeitos colaterais que não estão citados e os mais frequentes são os dois primeiros itens da lista.

Sempre informe ao médico sobre o aparecimento de reações indesejáveis decorrentes do uso desse medicamento. Nunca use um medicamento sem conhecimento médico visto que pode trazer riscos à saúde.

Anticoncepcional Injetável Nomes

Anticoncepcional Injetável Nomes

Mensal

Existem diversas opções de anticoncepcional injetável mensal, veja alguns:

  • Noregyna – Mabra
  • Perlutan – Boehringer
  • Depomês – Biolab Sanus
  • Cyclofemina –  Nissei
  • Pregnolan – Mabra
  • Dáiva – Momenta

Trimestral

Existem diversas opções de anticoncepcional injetável trimestral, veja alguns:

  • Depo Provera
  • Tricilon
  • Mesigyna
  • Megestron
  • Petogen

Anticoncepcional Injetável Engorda ?

A princípio, o ganho de peso ocasionado pelo uso de contraceptivos havia sido atribuído ao fato de que os injetáveis que possuíam uma maior quantidade hormonal do que as pílulas de uso oral.

Sendo assim, as mulheres que utilizavam esse método, sentiam os efeitos colaterais mais acentuados, tal como uma retenção de líquidos maior.

No entanto, estudos mais recentes demonstraram que existem outras formas pelas quais os anticoncepcionais injetáveis também fazem com que a paciente engorde.

O fato é que a pílula oral leva ao aumento de peso por causa da retenção de líquidos, enquanto a injeção hormonal leva ao aumento de gordura corporal.

Injeção Anticoncepcional Preço

O preço pode variar muito de acordo com o produto que foi receitado, sua dosagem hormonal e a periodicidade de aplicação. Por isso seria bastante difícil informar um preço, visto que cada medicamento, de cada laboratório, apresenta uma precificação única.

Pronto. agora você já sabe mais sobre o anticoncepcional injetável, para que serve e como deve ser utilizado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *