Anticoncepcional Dalyne Bula – É Bom? Dá Trombose? Engorda? Preço!

Anticoncepcional Dalyne é um medicamento contraceptivo para prevenir a gravidez.

Além disso, Dalyne proporciona benefícios que muitas mulheres que usam outros anticoncepcionais reclamam, como: melhora a retenção de líquidos, reduz inchaços abdominais e ganho de peso, melhora o aparecimento de acnes e reduz o excesso de oleosidade dos cabelos e da pele.


Para que serve o anticoncepcional Dalyne

Dalyne trata-se de um anticoncepcional oral combinado, com o objetivo de evitar a gravidez da mulher. Seus comprimidos são revestidos e contém a combinação de dois hormônios femininos: o etinilestradiol (estrogênio) e a drospirenona (progestógeno). As concentrações desses hormônios são baixas, portanto pode-se considerar que Dalyne é um medicamento é de baixa dosagem de hormônios.

Como funciona o Dalyne

Os hormônios combinados na fórmula do contraceptivo resultam na prevenção da gravidez através de diversas formas. O efeito contraceptivo mais relevante da medicação é a inibição da ovulação pela mulher e as alterações provocadas por Dalyne na secreção cervical, no colo uterino.

mulher abrindo anticoncepcional

Como tomar o anticoncepcional Dalyne

Os comprimidos de Dalyne devem ser tomados por 21 dias ininterruptos, na ordem descrita na cartela. Também é importante ingerir os comprimidos no mesmo horário, acompanhados por líquido.

Após tomar os comprimidos por 21 dias, a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias. Nesses dias de pausa, provavelmente, ocorrerá o sangramento. Após os 7 dias de pausa, uma nova cartela de Dalyne com 21 comprimidos deve ser recomeçada.

Pode ocorrer sangramento mesmo após os 7 dias de pausa. Se esse sangramento durar apenas mais alguns dias e se apresentar em quantidades moderadas não há motivos para a mulher se preocupar.

Composição

Dalyne tem em sua composição Drospirenona + Etinilestradiol. Tem apresentação em forma de comprimidos revestidos e cada embalagem vem com 21 pílulas.

Cada comprimido revestido contém: Drospirenona – 3,00 mg; Etinilestradiol – 0,03 mg. (Excipiente* qsp. – 1 comprimido revestido* celulose microcristalina, lactose monoidratada, crospovidona, estearato de magnésio, povidona, macrogol, hipromelose, talco, óxido de ferro amarelo e dióxido de titânio).

Contraindicação

O uso de Dalyne tem algumas contraindicações. Confira:

  • História recente ou antecedentes da presença de coágulos em veias da perna, do pulmão ou demais áreas do corpo.
  • História recente ou antecedentes de derrame cerebral ou ataque cardíaco.
  • História recente ou antecedentes de enfermidades que possam indicar um derrame cerebral ou um ataque cardíaco.
  • Riscos para a presença ou formação de coágulos sanguíneos venosos ou arteriais.
  • História recente ou antecedentes de enxaquecas que são acompanhada por sinais neurológicos, como: dificuldade na fala, fraqueza, dificuldades visuais, adormecimento em partes do corpo.
  • Portadores de Diabetes melitus, cujos vasos sanguíneos são comprometidos.
  • História recente ou antecedentes de doenças do fígado,
  • História recente ou antecedentes de qualquer tipo de câncer que possa se desenvolver pela atuação de hormônios sexuais.
  • Pessoas com mau funcionamento renal.
  • Mulheres com sangramento vaginal sem motivos.
  • Suspeita ou ocorrência de gestação.
  • Alergia a qualquer componente da fórmula de Dalyne.

Efeitos colaterais do Dalyne

O efeito colateral mais comum relatado pelas usuárias quando utilizam contraceptivos orais combinados em geral (como é o caso de Dalyne) é o aparecimento da acne vulgaris moderada. Também são relatadas dores nas mamas, náuseas e escapes de sangue pela vagina.

Tais reações acontecem com cerca de 3% das usuárias de Dalyne e tendem a passar com a continuação do tratamento.

mulher pensando em usar anticoncepcional Dalyne

Já reações graves relatadas foram tromboembolismo arterial ou venoso.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem de Dalyne. Porém, se ocorrer superdosagem da medicação, é essencial que seja procurado imediatamente um serviço médico de atendimento.

Precauções

Caso ocorram qualquer efeito colateral ou existam fatores de risco para o uso do contraceptivo, um médico deve avaliar as condições de risco x benefício para a continuação do uso de Dalyne.

Já em casos de efeitos colaterais graves ou aparecimento de qualquer um deles logo na primeira vez que a mulher usar o medicamento, recomenda-se que a paciente entre em contato com o seu médico o quanto antes. Em casos como esses fica sob a responsabilidade do médico que a paciente continue ou pare com o uso da medicação.

Interação do Dalyne com outros remédios

Algumas interações do Dalyne com outros remédios podem acontecer. Uma delas é usar o contraceptivo concomitantemente com remédios indutores de enzinas microssomais. Tal combinação pode ter como resultado a elevação da depuração dos hormônios sexuais da paciente, podendo induzir a sangramentos de escape ou mesmo reduzir a eficácia do efeito contraceptivo do medicamento.

Anticoncepcional Dalyne Preço

A embalagem com cartela de 21 comprimidos revestidos do anticoncepcional Dalyne custa cerca de R$ 20,00. Esse preço pode variar de acordo com o estabelecimento que comercializa o produto.

Não é necessária a apresentação da receita médica para comprar o Dalyne. Porém, não se recomenda a auto-medicação, pois ela pode colocar a sua em risco. Use o medicamento apenas com a prescrição de um médico.

Dalyne Genérico

Você encontra Dalyne na versão genérica e de referência dos laboratórios: Germed, Legrand e Megy.

A versão genérica é comercializada com o nome das substâncias: etinilestradiol e drospirenona.

Pergunta dos leitores

Dalyne causa trombose?

Dalyne pode causar trombose apenas em pessoas com histórico ou risco para a formação de coágulos.

O Anticoncepcional Dalyne é bom para acne?

Sim. Dalyne apresenta a vantagem de controlar a oleosidade da pele, prevenindo a formação de acne.

Qual o laboratório de Dalyne

O laboratório que fabrica o Dalyne é o EMS

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *