Ad til é um vitamínico, para uso adulto e pediátrico. Tem apresentação em solução oral, em frasco gotejador com 10 ml. É fabricado pelo Laboratório Nycomed Pharma.
Para que serve o Ad Til?
Como mencionado, Ad til se trata de uma medicação vitamínica. Está recomendada para tratar e prevenir casos de carência das vitaminas A e D, especialmente nas etapas de crescimento. É recomendado ainda para tratar a espasmofilia, o raquitismo; além de aumentar a resistência do organismo contra possíveis infecções.
Como funciona o Ad Til?
Ad til oferece 2 micronutrientes fundamentais para todas as etapas do desenvolvimento do organismo: as vitaminas A e D. A solução conta com as quantidades adequadas para que seja feita a suplementação necessária para prevenir situações patológicas.
A associação oferecida por Ad til possibilita a prevenção e o tratamento de quadros de deficiência dessas vitaminas. Também evita problemas que possam ocorrer na fase de desenvolvimento infantil.
A vitamina A é essencial para o desenvolvimento adequado dos processos metabólicos do organismo. Ela atua elevando a resistência do paciente contra possíveis infecções e preserva a integridade dos epitélios (tecidos celulares).
Estes processos tratam-se de um fator extremamente importante para o crescimento e desenvolvimento de crianças e lactentes. Ad til ainda age para prevenir eventuais problemas que levam a diminuição da capacidade de visão ou mesmo ao aparecimento de cegueira, além de ser essencial para adaptar a visão em ambientes escuros.
Ainda, tem papel fundamental para o crescimento adequado de ossos e do sistema reprodutivo.
Já a vitamina D age no metabolismo do cálcio, promovendo uma absorção adequada do nutriente obtido através da dieta e fixando, tanto o cálcio como o fósforo no organismo. Também favorece o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina trata-se de um eficaz antirraquítico, sendo, assim, um nutriente indispensável em todas as fases da vida das pessoas. Ainda participação do processo de dentição, do crescimento e do desenvolvimento.
Como usar?
Ad til é destinado exclusivamente para o uso oral. As gotas da solução não devem ser administradas diretamente na boca do paciente. Utilize um colher para pingar as gotas.
Para a utilização do vitamínico, rompa o lacre de segurança da tampa. Vire o frasco e mantenha-o na posição vertical. Para iniciar o gotejamento é necessário dar leves batidas com o dedo no fundo do frasco do produto.
Em relação a Posologia de Ad til, as quantidades recomendadas dependem da idade do paciente e da finalidade do tratamento. Geralmente, a posologia indicada é
- Para a prevenir deficiência de vitaminas A e D:
- Recém-nascidos, crianças com até 12 anos de idade e lactentes: 2 gotas por dia.
- Adolescentes e adultos: 2 gotas por dia.
- Para o tratar deficiências de vitaminas A e D:
Tratamento do raquitismo / osteomalácia secundária à deficiência dietética (carencial):
- Crianças: 2 gotas por dia.
- Adultos: 2 a 4 gotas por dia até a melhora clínica. Depois, 2 gotas por dia para manutenção do tratamento.
Tratamento de raquitismo / osteomalácia secundária ao uso de anticonvulsivante:
- Crianças: 2 gotas por dia.
- Adultos: 2 a 4 gotas por dia.
- Gestantes e lactantes com ingestão inadequada de alimentos ricos em vitaminas A e D: 2 a 4 gotas por dia para manter a quantidade necessária diária recomendada das vitaminas.
Atenção! A administração de Ad til não deve ultrapassar a quantidade de 4 gostas por dia durante a gestação.
Pode passar Ad Til na pele?
Não. Ad til é exclusivo para uso oral. Passar a solução na pele pode ocasionar reações alérgicas cutâneas.
Precauções a se tomar
Algumas precauções devem ser levadas em consideração em relação ao uso de Ad til. Os compostos orais de vitaminas A e D, por exemplo, não estão recomendados para o tratamento de deficiência vitamínicas em pacientes em que a doença tenha como causa a má absorção das substâncias.
Ad til deve ser usado com cautela em portadores de disfunção cardíaca, aterosclerose, insuficiência renal ou aumento de fósforo no sangue. O produto também deve ser administrado com cautela em pacientes que estejam fazendo uso concomitante de vitamina A e D com compostos de cálcio ou outras soluções vitamínicas que contenham vitamina D ou análogos.
A administração em excesso de doses de vitamina A pode ocasionar intoxicação grave.
Efeitos colaterais e contraindicações
Ad til possui alguns efeitos colaterais, embora ainda não sejam conhecidas a frequência e intensidade das reações adversas em relação ao uso do vitamínico.
Em relação aos efeitos colaterais do uso da vitamina A foram relatados/as:
- Efeitos colaterais no Sistema Hematopoético: o excesso da vitamina levou pacientes a apresentarem hipoprotrombinemia com defeito de coagulação.
- Efeitos colaterais no Sistema Nervoso Central: o uso a longo prazo da vitamina pode levar a insônia, dores de cabeça ou sonolência excessiva.
- Efeitos colaterais psiquiátricos: a administração prolongada da vitamina demonstrou, em alguns pacientes, casos de depressão grave e psicose (raro).
- Efeitos colaterais no trato gastrintestinais: doses elevadas da vitamina demonstrou levar algumas pessoas a apresentar hepatotoxicidade e risco aumentado para doenças renais ou hepáticas. Também levou a desnutrição proteica, deficiência de vitamina C e hiperlipoproteinemia,.
- Efeito colaterais na visão: a administração em excesso da vitamina causou diplopia em alguns usuários.
- Efeitos colaterais na musculatura e nos ossos: risco aumentado para osteoporose e casos de fratura no quadril.
Em relação aos efeitos colaterais do uso da vitamina D foram relatados/as:
- Efeitos colaterais endócrinos e metabólicos: no caso de toxicidade de vitamina D pode ocasionar hipertensão, nefrocalcinose/insuficiência renal e psicose.
- Efeitos colaterais de anormalidades das gorduras do sangue: podem ocorrer efeitos dislipidêmicos do colecalciferol, ocasionados pela redução do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim).
Mesmo se tratando de um vitamínico, Ad til possui algumas contraindicações. A administração do produto não é recomendada em casos de:
- Hipersensibilidade conhecida ao ergocalciferol, colecalciferol ou metabólitos da vitamina D
- Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula
- Hipercalcemia
- Hipersensibilidade conhecida à vitamina A
- Portadores de osteodistrofia dos rins com hiperfosfatemia
- Hipervitaminose A ou D
Ad Til é indicado durante a gravidez?
Sim, ad til pode ser indicado pelo médico durante a gravidez. Porém, as doses não devem ultrapassar a quantidade de 4 gotas por dia.
Pergunta dos leitores
Ad Til está em falta no mercado?
Ad til não está em falta no mercado. Apenas em alguns locais do país é que pode ser mais difícil de encontrar o produto.