Acne Neonatal – Qual o Tratamento? Qual a Melhor Pomada? Causas!

Quando uma criança nasce, o cuidado dos pais é sempre maior do que se fosse um filho mais velho. E tem motivos para isso, já que um bebê não consegue comunicar efetivamente se está sentindo algo. Por isso qualquer pequeno sinal de uma doença já é motivo de preocupação. Mas nem todos os casos são algo grave; as vezes é apenas algo passageiro e que não causa dores e males, como a acne neonatal.

O que é Acne Neonatal?

Acne é uma doença de pele onde seus folículos pilosos passam a apresentar um excesso de gordura, além de células da pele mortas. A acne neonatal não é muito diferente, pois se caracteriza pelo surgimento de lesões como borbulhas ou pontos de gordura que ocasionam no preenchimento dos folículos pilosos por bactérias, gordura e células.

No caso, quando o folículo piloso se infecta por bactérias, as lesões ficam mais visíveis, doloridas e vermelhas. Essas lesões podem surgir no rosto, especialmente nas bochechas e no queixo, mas é muito comum que ocorra nas costas e pescoço do bebé. A acne neonatal é geralmente surge no período entre três e quatro semanas de vida e, na grande parte dos casos, desaparece de maneira espontânea até o 6º mês de vida.

Acne Neonatal sintomas


Acne Neonatal é grave?

Assim como qualquer cravo ou espinha, seja em adolescentes ou em adultos, a acne neonatal não é nada grave. Na pior das hipóteses ela vai ocasionar incômodo e, se irritada, pode doer, mas nenhuma dor que seja preocupante para a criança. Geralmente essa dor passa rápido.

Para evitar que a criança fique com marcas ou mais dor, não é indicado nunca espremer essas espinhas e cravos. Como a pele deles ainda é muito sensível, é provável que apertar qualquer uma das espinhas deixe alguma cicatriz par ao resto da vida deles.

Causas da Acne Neonatal

Ainda não há conhecimento sobre o motivo da causa, mas é sabido que esta condição está relacionada com as hormonas e também com o bloqueamento dos folículos pilosos da pele.

Como a pele do bebé ainda é sensível é frágil, ela permanece mais tempo exposta ao excesso de produção hormonal, além de ficar exposta aos efeitos das agressões externas, como poluição, entre outros.

Apesar disso, há apenas uma possível causa conhecida, que é quando o bebê permanece com restos de estrogénio placentário e isso provoca alteração hormonal no seu organismo, o que pode desencadear a acne neonatal. Com o desaparecimento das hormonas da circulação do sangue, o bebê vai se curando gradualmente.

 

Tratamentos da Acne Neonatal

Em primeiro lugar, jamais aplique na pele da criança algum produto (sem acompanhamento profissional) para tentar resolver o problema. Tais soluções podem apenas intensificar a situação. Em segundo lugar, é indicado ir em um médico para que ele diagnostique corretamente. Isso porque há doenças semelhantes a acne neonatal.

Geralmente essa condição melhora sozinho e em menos de 6 meses, mas o doutor responsável poderá indicar algum medicamento que auxilie na cura. Apesar disso, é raro que seja feito isso.

Se o problema não melhorar em até seis meses, é sinal de que pode outra doença. No caso, é indicado voltar ao médico responsável.

Qual a diferença entre Acne Neonatal e a Brotoeja

Assim como a acne neonatal, a brotoeja também é totalmente inofensiva, mas ela é mais comum nos bebês que vivem em locais de climas úmidos e quentes. A brotoeja acontece por causa do suor mais intenso, fazendo com que as bolinhas surjam mais frequentemente nas regiões do pescoço, mãos, rosto e embaixo do braço do pequeno.

As diferenças entre acne neonatal e brotoeja são bem simples: se há pontinhos vermelhos na pele acompanhados de cravos com cor preta, é acne neonatal. Agora se houver coceira na criança, é brotoeja. Para aliviar esse sintoma, é necessário apenas refrescar o corpo do bebê.

Acne Neonatal pomada

Pergunta dos leitores

Maizena é bom para Acne Neonatal?

A resposta mais correta é que mal não vai fazer. Há relatos de várias mamãe e papais que deram banhos na criança com maizena dissolvida na água e deu resultado. Mas não é comprovado que dará certo. Apesar disso, vale a tentativa, já que não indícios de piora do quadro ou efeitos colaterais.

Acne Neonatal pode ocorrer no couro cabeludo?

Sim, apesar de ser bem incomum. Geralmente quando ocorre uma situação semelhante no couro cabeludo. Há possibilidades maiores de ser algo relacionado à uma espécie de seborreia. Mas pode acontecer acne neonatal no couro cabeludo de bebês, sim.

Acne Neonatal pode ocorrer em bebês recém-nascidos?

Apesar da acne neonatal surgir geralmente entre a terceira e quarta semana de vida. É possível sim que essa doença afete a pele da criança antes. Mas não é muito comum.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *