9 Semanas de Gestação – O bebê já mexe? Tamanho do bebê, Sintomas e Riscos

Ao chegar às 9 semanas de gestação a mulher entra em um novo ciclo, que é o segundo trimestre da gestação, no qual passam a acontecer mudanças muito mais significativas e visíveis.

Nessa etapa que se inicia as alterações no corpo da mulher são mais perceptíveis, os hormônios estão mais elevados e o bebê está em uma fase de desenvolvimento muito significativa.

Então, para saber um pouco mais sobre a nona semana de gravidez, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê está crescendo

A partir das 9 semanas de gestação o que era um embrião já pode passar a ser chamado de feto. Nessa fase ele se parece com uma bolinha de cor rosa que possui certa de 2,3 centímetros e pesa 2 gramas.


  • Os pulsos e tornozelos passam a se desenvolver para dar origem às pernas e braços.
  • As mãos e pés já são visíveis.
  • No decorrer da semana os braços se tornam mais compridos e já ficam flexionados.
  • Ao fim da semana, todas as estruturas internas do aparelho auditivo já estarão completas.
  • É nessa semana também que os órgãos genitais do bebê começam a se desenvolver. No entanto ele ainda não pode ser identificado pelo exame de ultrassonografia.

Com 9 semanas de gestação a placenta também já se encontra suficientemente desenvolvida para assumir um papel importante na produção de hormônios, levando a ocorrência de alterações de humor.

Tamanho do feto com 9 semanas de gestação

Tamanho do feto com 9 semanas de gestação

Com 9 semanas de gestação o tronco do feto já está se alongando e fortalecendo e ele já tem cerca de 2,4 centímetros de comprimento. Essa semana dá início a um período importantíssimo para o desenvolvimento de suas pernas e braços.

Dentro desses 2,4 centímetros já podem ser percebidos claramente as mãos e os pés enquanto os punhos e tornozelos estão começando a se desenvolver também.

Com esse pequeno tamanho o feto também possui o sistema auditivo completo e o seu abdômen já conta com estruturas básicas que originarão o fígado, o baço, a vesícula e a sua glândula adrenal.

Sintomas na mulher

Não é somente o feto que está passando por muitas mudanças pois é nessa fase que as mudanças mais significativas vão começar a acontecer no corpo da mulher. Embora ele já esteja desde o primeiro dia trabalhando e se preparando para receber a criança.

Sendo assim, com 9 semanas de gestação os seios passam a serem percebidos mais duros e pesados, podendo ser incomodo até mesmo o toque e eles continuarão a crescer durante toda a gravidez.

Ainda nos seios, a mulher pode passar a perceber a presença de algumas manchas mais esbranquiçadas nas aureolas e não é preciso se preocupar. Isso porque essas manchas nada mais são do que as glândulas que produzem o óleo responsável pela hidratação do mamilo assim que a mãe passa a amentar a criança.

Caso a mão ainda não faça nenhuma atividade física esse é um excelente momento para começar. No entanto é essencial ficar em atividades mais voltadas para grávidas, sem impacto ou que ajudem a fortalecer a musculatura pélvica, tais como natação, yoga ou caminhadas sendo que a natação ou hidroginástica tendem a ser os mais recomendados

Os exercícios também ajudam a promover um relaxamento das articulações, facilitando a expansão da pélvis no momento do parto.

Fotos do bebê na 9ª semana de gestação

Nas 9 semanas de gestação o bebê possui apenas cerca de 2,4cm de comprimento e pesará cerca de 2 g. Este é o tamanho aproximado de uma uva.

Pergunta dos leitores

Como está a barriga da mãe na 9ª semana de gestação?

Em algumas mulheres a barriga já possui um bom volume nas 9 semanas de gestação, em outras, o abdômen ainda é bem pouco pronunciado, não sendo nem possível que se perceba uma gravidez.

Há também aquelas mulheres que ficam com uma sensação de que a barriga está estufada ou inchada. Isso é bastante comum visto que o corpo está passando por mudanças.

Além disso, pelo fato de terem que se alimentar com maior frequência, muitas mulheres grávidas acabam se alimentando da maneira errada, ganhando peso extra.

Cuidados

  • O ideal é comer a cada 3 horas, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais.
  • Priorize os alimentos saudáveis e equilibrados
  • A ingestão de fibras é algo essencial para o funcionamento dos intestinos e para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos.
  • A ingestão de fibras ajuda reduzir qualquer desconforto que possa haver pelo crescimento da barriga.

O Bebê com 9 semanas de gestação já mexe?

Bebê mexe com 9 semanas de gestação

Sim, é justamente nessa fase do seu desenvolvimento que o bebê começa a se movimentar mais, até mesmo por pelos estímulos do exterior, como luz e som.

Além disso, os movimentos passam a ser melhor percebidos pelo fato de que os cotovelos, ombros, joelhos e pulsos já estarem em um estágio mais avançado e funcionando, permitindo novos movimentos de dentro da bolsa d’água.

Mais do que isso, com 9 semanas de gestação o feto já está criando 100 mil novos neurônios por minuto, a fim de dar origem ao cérebro, passando a perceber também os sons emitidos pela mamãe. Sendo assim, esse é um excelente momento para conversar como bebê e introduzir os estímulos sonoros ao seu desenvolvimento.

O fato é que atualmente a ciência já reconhece a importância da comunicação entre mãe e feto e também dos estímulos externos para que ele se desenvolva. Além disso, falar com o bebê ajuda a acalmá-lo e ter um desenvolvimento pleno.

Na 9ª semana de gestação os riscos de aborto é grande?

Não, muito pelo contrário.

  • A partir das 6 semanas de gestação (contando do último ciclo menstrual), o risco de aborto é de, em média, 15%.
  • Depois disso, a partir de 9 semanas de gestação o risco cai para apenas 2%
  • E o percentual é de apenas 1% depois da 12ª semana.

Pronto, agora você já sabe tudo o que acontece com a mulher e com o feto quando estão com 9 semanas de gestação. Você já sabe qual o tamanho do bebê, como está o seu desenvolvimento e as mudanças que ocorrem no corpo da mãe. Aproveite essas informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *