8 Semanas de Gestação – O bebê já se mexe? Tamanho do Bebê e da Barriga

A gravidez é um momento maravilhoso no qual uma vida se origina, só que para isso, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher e o feto se desenvolve e fica maior a cada segundo que passa. Então para saber um pouco mais sobre o que acontece com 8 semanas de gestação, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Vamos lá?!

Sintomas na mãe

Com 8 semanas de gestação o útero da mulher já está do tamanho de uma laranja. É possível que a gestante sinta a cintura aumentando.

Caso seja a primeira gestação é possível que a barriga ainda não apareça, se não for, pode ser que um pequeno aumento já seja percebido.


A barriga vai começar a aparecer cada vez mais cedo nas gestações seguintes, visto que já houve distensão da musculatura em outra situação. Nessa fase os enjoos ainda são bem comuns como:

  •  O estômago fica sensível e se revolta à cada cheiro e até mesmo com as comidas.
  • No primeiro trimestre ainda podem acontecer alterações como a acne, mas isso passa ao término desse período.
  • Ainda pode ocorrer um pouco de dor na parte inferior do abdômen e também nas laterais, que é comum pelo crescimento do útero.

Como o bebê está crescendo?

Com 8 semanas de gestação o útero já está crescendo e aumentando seu tamanho para o desenvolvimento do seu hóspede e, assim como nas outras semanas, muitas mudanças estão acontecendo.

  • Nessa semana de desenvolvimento a cauda do feto já desapareceu e os
  • Seus órgãos como nervos e músculos, estão começando a ficar prontos e funcionar.
  • As mãos estão começando a ganhar a possibilidade flexionar e
  • As mãos também perdem a aparência de pé de pato, com a separação dos dedos.
  • Nesse momento, o feto também tem pálpebras que passam a recobrir os olhos.
  • Nessa fase já aparece um leve volume onde será o nariz e a traqueia,
  • A laringe e o baço já estão começando a tomar forma,
  • Os braços estão apenas iniciando seu desenvolvimento.

Nessa altura da gestação a barreira placentária já é muito eficiente, fazendo a seleção de tudo que chega até o embrião. No entanto, é essencial evitar o consumo de álcool e medicamentos visto que alguns atravessa essa barreira e causam danos ao feto.

Pergunta dos leitores

Por que tanto enjoo na 8ª semana de gestação?

Os especialistas ainda não sabem ao certo porquê tantas mulheres são afetadas pelos enjoos. Mas ao que parece, os hormônios são os principais culpados por isso.

Isso acontece porque nos primeiros meses as flutuações de hormônios são muito grandes e causam esses enjoos. Eles se estabilizam a partir do segundo trimestre, fazendo com que a mulher se sinta melhor.

Uma mudança na alimentação ou novos hábitos podem ajudar a diminuir os incômodos causados pelos enjoos. Não se preocupe, eles tendem a diminuir com a chegada do segundo trimestre.

Bebê com 8 semanas de gestação já mexe?

Essa é uma dúvida bastante frequente entre as gestantes, especialmente na primeira gestação. O fato é que o bebê se mexe, muitas vezes, antes mesmo de a mamãe saber de sua existência.

Isso porque desde que é apenas um zigoto, o bebê se movimenta e se desola pelo útero, mas pode ser pequeno isso dificilmente e percebido.

No entanto, com 8 semanas de gestação, embora o bebê se mexa bastante, é bem pouco provável que a mãe sinta esse movimento, pois seu tamanho é bem pequeno comparado com as camadas de pele e tecido que compõem a barriga até chegar na pele, que é a parte sensível.

Como está a barriga da mãe com 8 semanas de gestação?

Ainda com 8 semanas de gestação a barriga da mãe e bastante pequena e quase imperceptível. Vale lembrar que, como disse anteriormente, dependendo do número de gestações que a mulher já teve anteriormente, a barriga pode ser mais ou menos visível, por causa da musculatura e ligamentos.

Tamanho do bebê

Com 8 semanas de gestação o bebê tem apenas 2 centímetros, ou seja, ainda é bem pequeno, do tamanho de um feijãozinho, mas seu crescimento está acontecendo de forma rápida. O bebê cresce cerca de um milímetro por dia. Quando chegar a 8ª semanas de gravidez você estará quase com 2 meses de gravidez.

Fotos do bebê com 8 semanas de gestação

Então, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece com 8 semanas de gestação, como está o bebe, quais as alterações que ocorrem com a mãe e tudo mais que você precisa saber. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *