6 Semanas de Gestação – Sintomas, Cuidados, Tamanho do bebê, Fotos

A gravidez é um período mágico e a cada semana que passa muitas coisas diferentes acontecem, o bebe se desenvolve e o corpo da mamãe muda, como nas 6 semanas de gestação, que o rosto passa a ficar mais definido.

Então, para saber um pouco mais sobre essa semana que traz muitas novidades, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Como o bebê está crescendo

A chegada às 6 semanas de gestação representa um marco importante no desenvolvimento fetal. Veja a seguir alguns órgãos que começam a se desenvolver nesse período:

  • O tubo neural inicia o processo de fechamento sobre o que posteriormente será a medula espinhal do bebê.
  • O rosto do bebê também começa a se definir
  • As dobras de tecido originam o queixo, a mandíbula e as bochechas dele
  • Surge também uma protuberância nas áreas onde surgirão o nariz e as orelhas
  • O tubo do coração já está crescendo de forma gradual, em quatro diferentes câmaras, e já começa a bater como um tambor bem rápido.
  • Alguns outros órgãos, tais como fígado e rins também já estão se formando
  • Cada um dos pulmões possui os próprios tubos individuais, se desenvolvendo até que estejam prontos para respirar no nascimento.

Riscos da 6ª semana

Desde que descobre a gestação a mulher tem de tomar certos cuidados com alimentação e atividades físicas, além de realizar o pré-natal adequadamente.

Ao chegar às 6 semanas de gravidez, no entanto, é preciso cuidar ainda mais da alimentação a fim de evitar o risco de anemia, que pode ser prejudicial ao feto.

Sintomas da 6ª semana de gestação

Chegando nas seis semanas de gestação é que começam a aparecer os primeiros sintomas da gravidez, tais como:

  • Seios mais enrijecidos
  • Maior sonolência
  • Cansaço e cólicas
  • Podendo haver também algum tipo de enjoo matinal

No entanto, caso ainda não tenha descoberto a gravidez, todos esses sintomas podem acabar passando despercebido por serem leves. No entanto, a menstruação já deve estar em atraso e o mais recomendado é a realização de um teste para confirmar a gravidez.

Caso ocorram muitas cólicas e dores intensas na região pélvica caracterizada por aparecer mais em um dos lados do corpo, é importante contatar um médico para a realização de exames, como a ultrassonografia, a fim de verificar se o embrião se encontra dentro do útero ou essa é uma gravidez ectópica.

Vale lembrar que nessa fase o bebê ainda é muito pequeno e nem sempre consegue ser encontrado e visto. Porém isso não significa que a mulher não esteja grávida, isso pode significar que ela está de menos semanas do que imagina, fazendo com que o feto seja menor e ainda mais difícil de ser visto.

Pergunta dos leitores

Gravidez com 6 semanas já cresce a barriga?

O crescimento do útero acontece de forma gradual e com umas 20 semanas de gestação ele já começa a passar da linha media da barriga, que fica na altura do umbigo. É nessa fase que o volume abdominal realmente passa a ser percebido mais acentuadamente.

No entanto algumas mulheres já começam a apresentar uma barriga mais característica de gravides por volta das 12 a 16 semanas,

Sendo assim, com 6 semanas de gestação é muito pouco provável que o abdômen da gestante já esteja se pronunciando a ponto de ser perceptível.

Então, pode-se dizer que o volume do abdômen pode passar a ser percebido entre 3º e o 5º mês de gestação, de acordo com o biótipo da mulher, mas o fato é que com 3 meses a barriga já passa a apresentar as primeiras mudanças, visto que os ligamentos abdominais começas a se afrouxar por causa dos hormônio.

Isso faz com que as dores de crescimento da barriga passe a ser algo um tanto mais comum.

Quais cuidados ter durante a 6ª semana de gestação?

Não fume durante a gravidez

Existem diversos cuidados que devem ser tomados durante o primeiro trimestre de gestação visto que são os mais críticos.

Por isso, e importante que haja a mudança de alguns hábitos que podem ser prejudiciais, tais como:

  • Eliminar o uso de antitérmicos e analgésicos usando somente o que for recomendado pelo médico.
  • Realizar o pré-natal adequadamente, não faltando aos exames e consultas necessários.
  • Mulheres asmáticas, hipertensas, diabéticas e com problemas vasculares devem comunicar o quanto antes ao médico sobre sua condição para adaptação dos tratamentos.
  • Intensificar os cuidados com uma alimentação balanceada e nutritiva
  • Procurar orientação médica a respeito da prática de atividades físicas.
  • Eliminar o quanto antes o consumo de cafeína
  • As fumantes devem deixar o vício o quanto antes ou, ao menos, reduzir a quantidade de cigarros para no máximo 4 por dia.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas durante a gestação, evitando que seu bebê tenha Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)

Foto do feto com 6 semanas de gestação

Tamanho do bebê

Nas 6 semanas de gestação o bebê possui apenas 4 milímetros, que é o tamanho aproximado de um lentilha.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece nas 6 semanas de gestação, os sintomas, como é o desenvolvimento do feto e todos os detalhes necessários. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *