39 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas!

Cada gestação é única mas as 39 semanas de gestação, para todas as mulheres, marcam a entrada na reta final da gravidez, visto que o bebê pode nascer a qualquer momento a partir de então.

Para saber um pouco mais sobre essa fase, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê est crescendo com 39 semanas de gestação

Com 39 semanas de gestação o bebê já está pronto para vir à este mundo, se mantendo no útero para acumular gordura para que seja possível mantes a sua temperatura corporal depois do nascimento, lembrando que os meninos tendem a nascer com comprimento e peso maior do que as meninas.

Quanto aos órgãos, eles já estão complemente desenvolvidos e, conforme ele vai acumulando gordura, vão aparecendo as dobrinhas. Além disso, mesmo com o espaço no útero ficando cada vez menor, os movimentos continuarão sendo frequentes até o dia do nascimento.


É sempre importante ressaltar que caso a mulher note que os movimentos pararam, é importante consultar um médico, no entanto, o mais provável é que o bebê esteja apenas dormindo, mas o melhor é não ficar na dúvida e descartar completamente a possibilidade de algo sério.

39 semanas de gravidez sintomas

No entanto, a boa notícia é que o bebê já pode chegar a qualquer momento e muito importante ficar atenta a todos os sinais pois ele já está completamente pronto para nascer.

 

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

A melhor notícia dessa semana é que o grande dia se aproxima e que a ansiedade para segurar o bebê no colo e a curiosidade para conhece-lo irão acabar muito em breve. No entanto, tenha paciência pois não é incomum que o trabalho de parto só se inicie depois da data prevista.

Além disso, é normal que essa última semana pareça maior dos que as outras e que tudo demora mais para passar, mas a dica é se focar nos preparativos para poder se distrair um pouco. A mala da maternidade já está pronta, já foi conferida novamente?

Caso não haja nenhum sinal de parto ate o fim das 39 semanas de gestação, você pode conversar com o médico para entender o que ele pensa sobre a possibilidade de induzir o parto normal antes de tentar uma cesariana, que é um procedimento com recuperação mais demorada.

Certamente na consulta o médico irá fazer um exame de toque para identificar se já há alguma dilatação no colo do útero. Lembre-se de fazer todas as perguntas que quiser e não tenha vergonha e procurar pelo médico caso se sinta insegura ou esteja preocupada.

Outro ponto importante é que somente em 15% dos casos a bolsa estoura antes de iniciar o trabalho de parto, como vemos comumente nos filmes, por isso, não espere por esse sinal.

Os sinais do início do trabalho de parto podem ser mais sutis, tais como a saída do tampão mucoso (que é uma substância gelatinosa), ou um pouquinho de sangue na calcinha, lembrando que a saída do tampão não significa que o parto vai acontecer logo em seguida, podendo levar alguns dias para acontecer ainda.

O nascimento do bebê

Caso essa seja a primeira gestação da mulher, é normal que o trabalho de parto seja mais lento e em certos casos pode ser necessária a ajuda de métodos para acelerar o processo, tanto artificiais como naturais.

Com as 39 semanas de gestação o corpo da mulher também já começa a se preparar, como dito anteriormente, o tampão mucoso pode ter saído e se isso ainda não acontece, deve acontecer em seguida.

As cólicas também são comuns e frequentes nessa etapa, bem como a sensação de que a barriga está dura, sendo importante diferenciar as contrações de treinamento com as verdadeiras.

Para isso, lembre-se de cuidar o tempo entre cada contração, atentando-se para o fato de que as contrações verdadeiras vão diminuindo o intervalo.

Se as contrações apresentarem um intervalo de menos de 10 minutos entre uma e outra, sendo regulares, você está oficialmente em trabalho de parto e o mais indicado é procurar o hospital.

Tamanho e peso do bebê com 39 semanas de gestação

Com 39 semanas de gestação o peso normal de um recém-nato varia entre 2,5 e 3,8kg. E o seu comprimento também varia entre 46 e 54 centímetros.

Dicas para as mães

Com a proximidade da chegada do bebê a principal dica é organizar tudo que for possível. Para que depois você possa só curtir a nova rotina com o bebê. Veja algumas dicas:

39 semanas de gravidez desenvolvimento

  • Visitas

Com a chegada do bebê, diversas pessoas querem visitar e claro que isso é legal. Mas cada mãe pode preferir fazer de uma forma diferente.

Isso porque tem algumas mães que preferem receber todas as visitas logo na maternidade. Enquanto outras preferem que os amigos e familiares esperem para ir conhecer o bebê já em casa. Visto que os primeiros dias requerem mais atenção e cuidados para adaptação.

Então, deixe claro o seu desejo, lembrando que as redes sociais podem ser uma excelente ajuda nessa hora. Bem como para explicar algumas regras de etiqueta que você gostaria que fossem seguidas.

  • Limpeza e preparação

As 39 semanas de gestação pode ser uma fase ideal para dar aquela última limpada. E também organizada no que falta antes do dia do parto.

  • Alimentação

Uma excelente dica é cozinhar e congelar os alimentos, deixando-os prontos, ou quase. Para facilitar sua alimentação quando voltar para a casa com o bebê, ajudando na nova rotina.

Pergunta dos leitores

Com 39 semanas de gestação pode nascer?

Sim, o esperado é que o bebê nasça até o ultimo dia que forma as 39 semanas de gestação.

Com 39 semanas de gestação é normal haver corrimento branco?

Sim, casco o corrimento seja branco e não tenha cheiro, é normal que ocorra um corrimento branco. Visto a quantidade ainda maior de hormônios que estão presentes no organismo. E serve como se fosse uma lubrificação natural para o parto.

No entanto, se o corrimento vier acompanhado de coceira, odor forte, ardência ou apresente outra cor. É imprescindível procurar orientação médica o quanto antes. Para averiguar a possibilidade de uma infecção ou doença.

39 SEMANAS DE GESTAÇÃO

39 semanas de gestação e nada de bebê, é normal?

A regra é que a gestação dure 40 semanas, contando desde o dia da última menstruação. Mas isso é apenas uma média e podem haver variações.

Por isso, uma gestação considerada a termo, ou seja, em tempo. É aquela que acontece contando a partir das 39 semanas de gestação, até as 40 semanas e 6 dias.

Então, não existem problema nenhum esperar até a 41ª semana para o parto. Desde que tudo esteja se desenvolvendo de forma saudável.

39 semanas de gestação da bastante cólica?

Com 39 semanas de gestação é normal que a mulher sinta cólicas. E também dores persistentes nas costas e isso é natural. Visto que organismo está se preparando. No entanto, o mais indicado é ficar atento aos sintomas e caso a dor se torne forte ou muito incomoda. Então o mais indicado é procurar o médico imediatamente.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais dobre as 39 semanas de gestação. Como o bebê está se desenvolvendo, como a mãe se sente e todos os detalhes importantes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *