38 Semanas de Gestação – Quais os Sintomas na Mãe? Já Pode Nascer?

A cada semana que passa são muitas novidades a medida em que o parto se aproxima, como nas 38 semanas de gestação, as inseguranças tendem a aumentar o que é comum.

No entanto, para que seja possível minimizar essa insegurança, nada melhor do que entender melhor cada fase e conhecer os processos pelo qual o corpo está passando para gerar essa nova vida.

Então, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre as 38 semanas de gestação.

 

Como o bebê está crescendo com 38 semanas de gestação

Ao chegar nas 38 semanas de gestação o desenvolvimento do feto está concluído e a partir dessa etapa até o nascimento tudo que ele fará dentro do útero é ganhar peso.


Essa gordura adquirida irá se acumular sob a pele e o bebê seguirá crescendo se a placenta for saudável e oferecer o que ele necessita.

Essa gordura que ele está adquirindo também vai se acumulando nas bochechas, fazendo com que o rostinho do bebê fique mais redondo.

Embora a aparência do bebê já seja a mesma que ele terá no nascimento, ele ainda está revestido por uma camada branca, que nada mais é do que um verniz gorduroso que o protege.

A essa altura do seu desenvolvimento, o espaço do bebê no útero é um pouco mais limitado, mas os seus movimentos ainda podem se sentidos pelo menos umas dez vezes por dia, sendo importante avisar o médico caso isso não aconteça.

Com 38 semanas de gestação o bebê já tem a capacidade de segurar coisas, como o cordão umbilical, com as mãos e seus pulmões e cérebro já estão com o desenvolvimento concluído.

38 Semanas de Gestação sintomas

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Conforme o fim da gestação vai chegando, parece que o tempo vai demorando um pouco mais para passar, mas esse pode ser um excelente momento para finalizar os detalhes que estão faltando no quarto do bebê ou de fazer coisas como ir ao cabeleireiro, encher a despensa e ir no banco, ou seja, resolver algumas pendências para ficar tranquila depois.

Com 38 semanas de gestação também é comum que as pernas e os pés fiquem bastante inchados, especialmente no calor.

No entanto, fica o alerta para os casos em que a mulher incha muito de um dia para o outro, ganha peso ou quando o inchaço se apresenta nas mãos e rosto pois pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

O cansaço também tende a ser grande nessa etapa, bem como o aumento de peso pois a gestação está na reta final.

Nas 38 semanas de gestação a mulher também pode perceber a barriga um pouco mais baixa e isso significa que o bebê se encaixou nos ossos da bacia e já está em posição de nascimento. Isso normalmente acontece cerca de 15 dias antes do parto.

Participação do pai

Obviamente nessa etapa o pai também está tão ansioso quanto a mãe pela chegada do bebê e pode ser que ele fique um tanto confuso com as alterações frequentes de humor sofridas pela mulher.

Tudo isso pode fazer com que o pai se sinta um tanto impotente ou pouco participativo, mas existem diversas tarefas que ele pode realizar, tais como:

  • Conferir se a bolsa da maternidade está com todos os itens necessários,
  • Ler sobre os primeiros dias do bebê, para entender como pode ajudar e o que deve fazer
  • Buscar informações sobre como fazer o registro para retirar a certidão de nascimento do bebê
  • Tentar criar um clima para uma noite romântica com a mulher antes da chegada do bebê

O fato é que o homem deve participar ativamente da gestação. E também cabe à mulher dar um espeço para que ele realize certas tarefas. E tenha seu papel de forma ativa.

Tamanho e peso do bebê com 38 semanas de gestação

Com 38 semanas de gestação o bebe já possui cerca de 49 centímetros de comprimento. Medidos do calcanhar até sua cabeça, e pesa cerca de 3 kg.

38 Semanas de Gestação desenvolvimento

Dica para as mães

Com 38 semanas de gestação o cansaço é grande, por isso, faça as coisas com calma. No seu tempo, e procure reservar alguns minutos do dia para descansar.

Pode ser um pouquinho depois do almoço, em seguida do lanche da tarde. Afinal, o esforço é grande por causa do tamanho da barriga. E um intervalo estratégico durante a realização das tarefas diárias é fundamental.

Além disso, peça ajuda às pessoas a sua volta. E conte com o auxílio do pai da criança, dos avós e também de amigos pois nesse momento, tudo ajuda.

Procure utilizar sempre roupas e calçados confortáveis e colocar os pés para cima quando possível. A fim de evitar ou aliviar o inchaço.

Pergunta dos leitores

Bebê com 38 semanas de gestação já pode nascer?

Sim, com 38 semanas de gestação o bebê já está com o seu desenvolvimento completo. Sendo que tudo o que ele fará dentro do útero a partir dessa fase é ganhar peso.

Então, sim, ele pode nascer a qualquer momento sem qualquer prejuízo ao seu desenvolvimento. E por isso é sempre bom estar preparada.

Sendo assim, é importante cuidar para não confundir. A secreção vaginal (que aumenta bastante no fim da gestação) com o líquido amniótico.

Isso porque nem sempre a bolsa se rompe de uma só vez. E pode haver a perda gradual do líquido, o que não é bom para o bebê.

Com essa idade gestacional, caso nasça, o bebê não será considerado prematuro e sim “a termo”.

38 semanas de gestação são quantos meses?

A 38ª semana de gestação é considerada a 3ª semana que forma o 9º mês. Ou seja, 38 semanas de gestação correspondem a 9 meses de gravidez.

É normal ficar com a barriga dura com 38 semanas de gestação?

Sim, com 38 semanas de gestação é normal que a barriga fique dura. E que venha acompanhado de uma cólica forte. Sendo assim, é importante cuidar o tempo entre cada contração para ver se elas mantêm um certo ritmo. E estão ficando cada vez mais frequentes pois isso indica o início do trabalho de parto.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *