37 Semanas de Gestação – Sintomas nas Mães, Desenvolvimento, Dicas!

De fato, na gestação cada semana traz uma nova descoberta e representa uma nova fase na vida da mulher, tal como as 37 semanas de gestação, na qual o bebê começa a perder a proteção que trazia no corpo para se preparar para nascer.

Então, para saber um pouco mais sobre essa fase tão importante, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Como o bebê está crescendo com 37 semanas de gestação

Com 37 semanas de gestação o bebê começa a perde uma espécie de penugem que estava recobrindo seu corpo até então, chamada lanugo. Ele também se livra do vérnix, conhecido como verniz caseoso, que é como se fosse uma gelatina que recobria a sua pele como forma de proteção.

Claro que uma patê dessa película gelatinosa ainda estará presente no nascimento.


Tanto esse verniz quando o lanugo são ingeridos pelo feto e são eles que formarão o seu primeiro cocô, que se chama mecônio e é uma mistura de coloração quase preta.

Nessa fase do desenvolvimento, o bebê já possui características semelhantes àquelas que terá no nascimento e já está treinando a sua respiração para sobreviver à vida fora do útero.

Esse treinamento de respiração acontece quando ele inspira o líquido amniótico, aproveitando o oxigênio que chega através do cordão umbilical.

37 Semanas de Gestação desenvolvimento

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Com 37 semanas de gestação a mulher já passa a apresentar um maior desconforto e mais dificuldades para dormir, sendo que a posição mais confortável para isso, normalmente, é quase sentada e fazendo uso de almofadas e travesseiros para dar apoio e ajudar a aliviar a azia.

Existem estudos que mostram que os três últimos meses de gravidez são aqueles nos quais as grávidas tem uma pior qualidade de sono.

Nessa fase a mãe também pode começar a sentir contrações de treinamento, que podem passar a ser tão frequentes que são confundidas com o início do trabalho de parto.

Vale lembrar que o trabalho de parto apresenta contrações regulares e com um intervalo de tempo que vai ficando menor enquanto ao passo que as contrações ficam mais fortes.

Também pode haver um aumento da secreção vaginal, bem como a presença de um pontinho de sangue na calcinha e nada disso é motivo para se preocupar. Já no caso de um sangramento importante o médico deve ser consultado.

A vontade de urinar nessa fase da gestação vai se tornando cada vez mais intensa visto que o peso do bebê sobre a bexiga é cada vez maior.

Mais do que isso, o cansaço e as dores nas costas vão ficando mais intensos, bem como a perda do centro de gravidade.

Por isso é essencial se alimentar bem e buscar ter mais horas de sono, com pequenos descansos durante o dia, a fim de repor as energias necessárias.

Tamanho e peso do bebê com 37 semanas de gestação

Com 37 semanas de gestação o tamanho do bebê é de cerca de 48 centímetros. Contando do seu calcanhar até sua cabeça e ele pesa cerca de 2,9 kg.

Dicas para a mãe

Mamães, com 37 semanas de gestação o cansaço tende a ser maior. Por isso, é importante contar com momentos de descanso estratégico para melhorar o bem-estar durante o dia. Tal como alguns minutos depois do almoço.

Usar travesseiros e almofadas para apoiar o corpo ao se deitar também é uma excelente estratégia. Que ajuda a dar mais conforto e proporcionar um sono mais tranquilo.

Reserve também um tempo para o lazer no fim do dia, nem que seja ler um livro. E durma a quantidade de horas indicada, procurando deitar-se cedo para conseguir isso.

O uso de roupas e sapatos confortáveis também é imprescindível. Visto que o peso faz com que ocorram inchaços com mais facilidade.

37 Semanas de Gestação sintomas

Pergunta dos leitores

37 semanas de gestação são quantos meses?

As 37 semanas de gestação estão compreendidas nos 9 meses de gravidez e é quando tem início o termo. Isso é, a fase em que o bebê já está preparado para nascer, embora o ideal seja às 40 semanas.

Bebê com 37 semanas de gestação mexe muito?

Sim, com 37 semanas de gestação já é possível sentir constantemente a movimentação do bebê. Pois ele se encontra com uma sensibilidade cada vez maior aos estímulos externos.

Isso quer dizer que já é capaz de reconhecer a voz das pessoas mais próximas. E apresenta um comportamento semelhante a um recém-nascido. Ou seja, acorda, dorme, mexe as mãos, fecha e abre os olhos e etc.

Vale lembrar que caso a mãe fique muitas horas sem sentir a movimentação do bebê. Ou caso ocorra uma perda de sangue, o médico deve ser imediatamente consultado.

Um bebê nascer com 37 semanas de gestação é prematuro?

Com 37 semanas de gestação todos os órgãos do bebê já estão formados. E caso ele nasça, será considerado um bebe a termo e não prematuro.

Isso porque a OMS, atualmente, considera a termo aqueles bebês nascidos entre as 37 e as 42 semanas de gravidez. Ou seja, é considerado prematuro até as 36 semanas.

É normal sentir muitas cólicas com 37 semanas de gestação?

Normalmente as cólicas que surgem a partir das 37 semanas de gestação já indicam o início do trabalho de parto. Ainda mais se elas foram ficando mais constantes e acompanhadas de contrações, por isso, atenção.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece nas 37 semanas de gestação. Como está o bebe, como são os sintomas da mãe e tudo mais. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *