36 Semanas de Gestação – É Normal Barriga Dura e Cólica? Dicas

Sem dúvidas, cada nova semana traz uma nova descoberta e, como não poderia ser diferente, com 36 semanas de gestação são diversas as novidades que esperam a mamãe e o bebê.

Então, para saber mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê está crescendo com 36 semanas de gestação

Com 36 semanas de gestação pode-se dizer que a formação do bebê está praticamente completa e a maioria dos fetos com essa idade gestacional já se encontra com a cabeça virada para baixo, na posição correta para o nascimento.

O feto também começa a apresentar uma pele mais lisinha e já possui a quantidade de gordura suficiente manter e regular sua temperatura depois do parto.


As bochechas do bebê também já estão um pouco mais cheinhas e a lanuagem vai começar a desaparecer em seguida.

Os seus músculos estão ficando fortes e bem formados e sua cabeça já está cheia de cabelos, bem como as sobrancelhas e cílios estão formados. O bebê também já apresenta reações, tem memórias e suas células cerebrais se desenvolvem plenamente.

Os seus pulmões, no entanto, com 36 semanas de gestação, ainda não estão completamente formados, mas ele já é capaz de produzir cerca de 600 ml de urina, que é liberada no líquido amniótico.

Ele também já reage à luz e pisca, mas passa boa parte do tempo dormindo.

36 semanas de gestacao sintomas

O que a mãe está sentindo (sintomas)

Com 36 semanas e gestação o bebê já está pressionando todos os órgãos da mãe, podendo fazer inclusive, com que ela sinta menos fome do que antes.

Isso pode causar também um pouco de falta de ar, o que pode ser um tanto desagradável. Sendo assim, caso esse sintoma se torne muito incômodo, o médico deve ser avisado, especialmente em casos de gripe, que pode agravar o quadro, visto que grávidas estão mais suscetíveis à infecções.

É a partir dessa etapa que o bebê já pode se encaixar na posição do nascimento e isso oferecerá um pouco mais de alívio para o estômago e pulmões, tornando mais fácil respirar e comer.

A mãe pode começar a sentir um incomodo maior com o peso da barriga, que dificulta um pouco a caminhada e dá a sensação de que a barriga vai despencar a qualquer instante.

Vale lembrar ainda que para as grávidas que estão da segunda gestação e diante, o bebê só costuma descer cerca de algumas horas antes do parto.

O esquecimento é outro sintoma bastante frequente nessa época da gestação, tornando difíceis algumas tarefas como lembrar de compromissos, trabalhar e etc.

Além disso, mais do que as mudanças hormonais, é possível que a gestante esteja com maior dificuldade de dormir pois tem que levantar mais vezes durante a noite par afazer xixi.

O ideal é sempre conversar com o obstetra e guardar ao máximo da licença para depois do nascimento, mas sempre respeitando os limites do seu corpo.

Tamanho e peso do bebê com 36 semanas de gestação

Com 36 semanas de gestação o bebê já mede cerca de 47 centímetros, contando do calcanhar até a cabeça, e o seu peso é de cerca 2,8 kg.

Dicas para as mães

Visto que os hormônios estão a mil, o esquecimento pode se tornar uma frequente no seu dia a dia. Por isso, nada melhor do que adotar o uso de uma agenda. Para anotar o que você precisa fazer e os compromissos que tem, evitando o estresse de esquecer algo sério.

Visto que o nascimento de aproxima é interessante também já começar a pensar sobre a amamentação. Que deve ser a única fonte de nutrientes do bebê durante os primeiros seis meses do seu desenvolvimento. Lembrando que existem fórmulas especiais caso o aleitamento não seja possível.

Reserve um tempo para descansar durante o dia, que pode ser depois do almoço e priorize sempre o uso de calçados e roupas confortáveis para aumentar o bem-estar nessa fase.

Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em procurar o obstetra para uma conversa pois você deve estará tranquila com todas as mudanças que estão acontecendo.

36 Semanas de Gestação desenvolvimento

Pergunta dos leitores

Bebê com 36 semanas de gestação pode nascer?

Com 36 semanas de gestação, que é a última semana dos 8 meses, o desenvolvimento do feto está praticamente completo. Exceto pelos pulmões que podem ainda não estarem completamente maduros.

Sendo assim, com 36 semanas ele ainda é considerado prematuro, mas as chances são bastante altas. Especialmente se isso ocorrer mais para o fim dessa semana.

É normal ficar com a barriga dura com 36 semanas de gestação?

A barriga dura é consequência das contrações de treinamento. Que nada mais são do que contrações que o corpo executa. A fim de se preparar para o momento do parto.

Vale lembrar que essas contrações podem ocorrer tanto na barriga como também nas costas. Podendo ser tão intensas que atrapalham a realização de tarefas simples. Elas também podem ser indolores e caracterizadas por um simples endurecimento da musculatura abdominal.

Obviamente que não existe um padrão e cada mulher pode sentir isso de uma maneira diferente. No entanto, é sempre importante manter o estado de alerta. Pois caso essas contrações venham acompanhadas de dor, dilatação ou passem a ficar frequentes. Em intervalos de tempo cada vez menores, pode ser sinal de início de trabalho de parto.

Nascer com 36 semanas de gestação é prematuro?

36 Semanas de Gestação barriga dura

Sim, com 36 semanas de gestação o bebê ainda é considerado prematuro pela OMS. Somente a partir das 37 semanas é que o feto passa a ser considerado a termo par ao nascimento. Sendo que o ideal é que isso aconteça a partir das 40 semanas.

Bebê com 36 semanas de gestação mexe muito?

Visto que o espaço do bebê dentro do útero já está um tanto reduzido. É possível sentir até mesmo os seus movimentos mais sutis. E se movimenta com frequência, mexe os braços, abre e fecha as mãos e etc.

Caso a mãe fique muitas horas sem sentir a movimentação do feto é interessante procurar um médico imediatamente.

É normal sentir muitas cólicas com 36 semanas de gestação?

Não, as cólicas podem acontecer de uma forma moderada causada por mudanças hormonais. Pelo peso do feto e pelas contrações de treinamento. No entanto, se forem intensas, muito doloridas ou acompanhadas de sangramento o médico deve ser consultado imediatamente.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as 36 semanas de gestação. O que acontece, como está o desenvolvimento do bebê e o use sente a mãe. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *