32 Semanas de Gestação – Como o Bebê está se desenvolvendo? Dicas

Sem dúvida, cada gestação é diferente e traz uma série de novidades, seja para as mamães de primeira viagem ou para aquelas mais experientes com uma nova surpresa a cada semana, tal como nas 32 semanas de gestação, quando o bebê atinge um tamanho que ocupa quase todo o espaço da barriga.

Então, para saber um pouco mais sobre essa fase da gravidez, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Como o bebê está crescendo com 32 semanas de gestação

Com 32 semanas de gestação o bebê já está ocupando quase todo o espaço que há no útero, mas isso não significa que ele ficará menos ativo. Isso quer dizer que é lenda a história de que os bebês ficam menos ativos no fim da gestação, eles apenas mudam o tipo de movimentos que realizam por causa do espaço que possuem.

Além disso, caso a gestação seja de um menino, os testículos já devem estar no caso escrotal. Vale lembrar que pode acontecer de que no nascimento um dos testículos (ou ambos) ainda não tenham chegado à sua posição definitiva, mas não existe motivo de preocupação.


32 Semanas de Gestação desenvolvimento

Isso porque normalmente os casos de testículos que não desceram tendem a se corrigir naturalmente até que a criança complete um ano de idade.

Caso o bebê pareça um pouco quieto demais a dica é comer algo doce e deitar, esperando para vê-lo se movimentar. Caso isso não aconteça por algumas horas, procure o médico para verificar se está tudo bem.

No entanto, o mais comum e que com 32 semanas de gestação o mais comum é que ele se movimente bastante visto que ele já identifica e reage à luz e seus olhos ficam abertos quando ele está acordado, podendo também piscar.

Além da visão, ele também consegue ouvir e diferenciar sons e seu cérebro cresce perceptivelmente nessa etapa.

Os ossos também ganhar maior dureza, com exceção dos ossos do crânio, e as unhas já estão de um tamanho que alcança a ponta dos dedos.

O bebê também já é capaz de engolir o líquido amniótico, que passará pelo estômago e pelos intestinos sendo aos poucos armazenado no cólon do bebê, dando origem ao mecônio, que é o nome dado ao primeiro coco do feto, que é uma pasta de coloração preta.

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Nessa fase a mãe está ganhando cerca de 500 g por semana e a metade disso vai diretamente para o feto que passa a ganhar mais peso por semana do que vinha ganhando anteriormente.

Além disso, com 32 semanas de gestação a quantidade de sangue presente na circulação da mulher está aumentada em cerca de 40% a 50% do que era antes da gestação e tem a função de compensar possíveis perdas que podem acontecer no parto.

Justamente por causa de toda essa quantidade a mais de sangue é que podem ocorrer sangramentos nasais e gengivais durante a gestação.

O centro de equilíbrio da mulher também passa a sofrer e a mulher pode sentir mais dificuldades para se equilibrar, especialmente ao caminhar.

Pode ser que surja, ou piore, também uma dor um tanto incomoda na virilha ou no osso do púbis.

A mulher também pode começar a sentir as contrações de treinamento com uma frequência um pouco maior. Mas se elas ficarem muito frequentes uma boa alternativa é tomar um pouco de água. Ou ir ao banheiro fazer xixi.

Tamanho e peso do bebê com 32 semanas de gestação

Com 32 semanas de gestação o bebê já tem cerca de 41 centímetros de comprimento. Medindo do seu calcanhar até a cabeça e já pesa cerca de 1,1kg.

Dicas para as mães

O inchaço nos pés ao fim do dia pode começar a se tornar mais frequentes. Por isso, uma boa dica é deitar-se com os pés para cima para aliviar a sensação de desconforto. Além de evitar o uso de calçados e roupas apertadas ou desconfortáveis.

Evitar o consumo excessivo de sal também é fundamental para ajudar contra o inchaço e para a saúde. Visto que não faz bem.

Visto que o útero já pressiona um pouco o pulmão pode haver um pouco de falta de ar. E manter a postura ou esticar-se um pouco pode ajudar a diminuir o problema.

Procure não esforçar-se além do possível e mantenha um ritmo de trabalho que não seja estressante. Para que possa ter uma gestação mais plena.

32 Semanas de Gestação sintomas

Pergunta dos leitores

32 semanas de gestação são quantos meses?

As 32 semanas de gestação estão compreendidas dentro dos 8 meses de gravidez.

Um bebê com 32 semanas de gestação pode nascer?

Caso o bebê venha a nascer com 32 semanas de gestação. Existe uma grande chance de que ele sobreviva fora do útero. Sem que seja necessário o auxílio de aparelhos. No entanto, a vida intrauterina é extremamente importante para que ele possa ganhar peso. E para que seu sistema respiratório possa ficar maduro o suficiente.

Vale lembrar que os nascidos até 36 semanas ainda são considerados prematuros.

É normal a barriga abaixar com 32 semanas de gestação?

Normalmente a baixa da barriga acontece porque o bebê encaixou na posição cefálica. Ou seja, já está na posição de nascimento com a cabeça encaixada na pélvis.

Vale lembrar que isso é uma indicação de que o parto se aproxima. Mas não significa que o parto vai acontecer em seguida, apenas que a data de acerca.

O bom é que quando a barriga desce, acaba diminuindo a desconfortável sensação de falta de ar. E a de apetite causada pela pressão do bebê no estômago e pulmões.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece com 32 semanas de gestação. Como o bebê está se desenvolvendo e como a mãe se sente. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *