30 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas!

Com 30 semanas de gestação é normal começar a sentir algumas mudanças bastante características, como a falta de ar, especialmente por causa do tamanho do bebê que é cada vez maior e passa a pressionar os órgãos.

Sendo assim, para saber um pouco mais sobre essa importante semana do desenvolvimento da gestação, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê está crescendo com 30 semanas de gestação

Tanto o sistema digestivo como os pulmões do feto já se encontram praticamente prontos e o seu crescimento vai ser menor nas próximas semanas ao passo que o acúmulo de gorduras tende a ser maior, adquirindo gordura até o nascimento.

Com 30 semanas de gestação é possível que o bebê já possa enxergar o que está acontecendo dentro do útero, além de diferenciar o claro do escuro, mexer a cabeça para acompanhar uma luz ou tentar pegar um foco luminoso.


No entanto isso não quer dizer que o feto já tem a visão perfeita e nem que ele à terá no nascimento pois os recém nascidos só enxergam relativamente bem quando estão a uma distância de cerca de 20 a 30 centímetros do objeto.

O bebê também já tem cílios e sobrancelhas e ainda está envolto por cerca de 1 litro de líquido amniótico, que irá diminuir ao passo que ele cresce e o espaço diminui.

30 semanas de gestação bebê

O que a mãe está sentindo (sintomas)

Nessa semana é bastante normal sentir falta de ar pois o tamanho do bebê está pressionando os órgãos internos, inclusive os pulmões, sendo possível que a mulher não consiga respirar fundo, por exemplo.

No entanto, é possível que por volta das 34 semanas a cabeça do bebe encaixe no quadril e essa sensação melhore, tornando a respiração mais fácil.

No decorrer desse mês as gestantes ganham entre 1,5 a 2 quilos e isso é normal visto que o esperado a partir das 30 semanas de gestação é que se ganhe 0,5kg por semana.

As exigências nutricionais do bebê irão aumentar nessa fase para que seja possível se desenvolver, crescer e engordar tudo que for possível antes do nascimento. Por isso, é importante alimentar-se bem para notar a barriga crescendo cada vez mais.

Choro e mau humor

Provavelmente a mulher passou por um período muito sensível e com vontade de chorar no início da gestação e a má notícia é que essa sensibilidade deve voltar por volta das 30 semanas de gestação.

Isso porque as variações de humor são comuns tanto no início quanto no final da gravidez e não tem muito o que fazer, não!

O fato é que são muitas coisas presentes na cabeça da mamãe. Tais como as despesas, a chegada do parto, dúvidas sobre a criação da criança, questões profissionais e muitas outras. Além disso, com as 30 semanas de gestação a qualidade do sono não é das melhores. O que agrava ainda mais esse quadro.

No entanto é importante lembrar que se o mau humor ou a tristeza estiverem influenciando. Muito ou atrapalhando a sua vida, o melhor é conversar com o médico. A fim de evitar ou diagnosticar um possível quadro depressivo. Que é comum em 10% das gestantes que estão na reta final da gravidez.

Tamanho e peso do bebê com 30 semanas de gestação

Com 30 semanas de gestação o bebê já mede cerca de 43 centímetros e pesa entre 1,1 e 1,4 quilos

Dicas para as mães

30 semanas de gestação desenvolvimento

Assim como em qualquer fase, ao chegar nas 30 semanas de gestação a mulher precisa cuidar bem de sua saúde. Alimentação e seguir o programa pré-natal adequadamente.

Descansar também é algo fundamental e é bem possível que o médico esteja insistindo bastante nisso agora, com toda razão. Então, não sinta culpa por ter que reduzir a carga horária. Trocar o ônibus por taxo ou ter que pedir ajuda para as tarefas domésticas.

Além disso, veja algumas outras dicas importantes:

  • Se for viajar: tenha mais cuidado pois o cansaço será maior. E pode ser necessário fazer mais intervalos para trocar a posição e mover as pernas. Já de avião ou barco é possível que haja enjoo.
  • Prepare a mala da maternidade: visto que o parto normal não tem uma data programada. Por isso é importante se preparar com antecedência para ficar tranquila.
  • Fale com a maternidade: pois muitas fornecem uma lista do que é preciso levar. E a maioria das particulares oferecem um kit de higiene completo. Dispensando diversos itens da lista das mamães.
  • Fique tranquila e peça ajuda: você não é obrigada a dar conta de tudo sozinha. O pai, a família e os amigos estão aí para isso mesmo.

Pergunta dos leitores

30 semanas de gestação são quantos meses?

30 semanas de gestação estão compreendidas dentro dos 7 meses de gravidez.

O bebê mexe muito com 30 semanas de gestação?

Sim, com 30 semanas de gestação é possível sentir o bebê bastante ativo no útero. Mas vale lembrar que ele alterna isso com períodos de sono, o que é normal. Pode acontecer também de ele dormir mais durante o dia, ficando menos ativo. E estar bem desperto à noite, o que atrapalha um pouco o sono da mãe.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as 30 semanas de gestação. O que acontece, como o bebê está se desenvolvendo, como a mulher se sente. E também algumas dicas ótimas para passar por essa fase de forma mais tranquila. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *