29 Semanas de Gestação – Como Está o Desenvolvimento do Bebê?

A gestação é uma fase da vida na qual ocorrem diversas mudanças para uma família e a cada semana que passa o feto se desenvolve mais e vai desenvolvendo novas funções, tal como nas 29 semanas de gestação, na qual o desenvolvimento do cérebro está acontecendo depressa.

Então, para saber um pouco mais sobre essa semana tão importante no desenvolvimento do feto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê está se desenvolvendo na 29ª semana de gestação

As 29 semanas de gestação são marcadas são marcadas para as mamães de meninos com a semana em que os testículos descem do local que estavam, perto dos rins, para a virilha, indo a caminho do saco escrotal.

Já para as mamães de meninas, o clitóris se torna mais saliente pois ainda não está coberto pelos lábios da vagina, que passarão a crescer mais nas semanas que estão próximas ao nascimento.


A cabeça do bebê também está se crescendo e seu cérebro se desenvolve rapidamente, sendo que quase todos já conseguirão reagir à sons a partir da semana seguinte.

As conexões neurais se tornam cada vez mais complexas e ele já consegue controlar a temperatura do corpo, a respiração e já pode reagir à dor tal como um recém-nascido.

É nessa fase também que as necessidades nutricionais do bebê irão chegar ao seu ponto máximo no terceiro trimestre e a mamãe terá que ter bastante cuidado para ingerir tudo aquilo que é importante para o desenvolvimento do bebê.

Já os ossos do feto estão casa vez mais fortes e rígidos enquanto seus músculos, pulmões e cérebro seguem o processo de amadurecimento.

31 Semanas de gestação

O que a mãe está sentindo (sintomas)

Ao chegar nas 29 semanas de gestação o tamanho do bebê e do útero já exercem uma certa pressão sobre a bexiga. Que pode levar à ocorrência de incontinência urinária ou mesmo algumas idas ao banheiro com maior frequência.

Mesmo assim as mamães devem continuar a praticar os exercícios que irão fortalecer cada vez mais a área do períneo. Que é a área de músculos que fica entre o ânus e a vagina e ajuda muito no momento do parto, lembrando que são exercícios simples que consistem na contração da área pélvica de uma forma firme e sequencial.

Com as 29 semanas de gestação, o coração da mãe já está absorvendo cerca de 20% mais de oxigênio para que seja possível alimentar o bebê.

Já os rins e o coração trabalham fortemente para que se possa normalizar a circulação sanguínea. Visto que o volume de sangue no corpo da mulher aumenta em cerca de 50% durante a gestação.

É entre a 28ª e a 32ª semana que deve-se realizar a 5ª consulta do acompanhamento pré-natal com a realização da 3ª ecografia da gestação, na qual se avaliará o desenvolvimento do feto, a placenta e a quantidade de líquido amniótico.

A mulher também pode começar a notar um aumento da secreção vaginal e perceber algumas novas alterações no funcionamento do seu corpo, tal como a saída do colostro, que é o primeiro leite materno. Isso é normal!

Tamanho e peso do bebê com 29 semanas de gestação

Com 29 semanas de gestação o bebê já possui cerca de 38 centímetros de comprimento. E já está pesando por volta de 1,1 quilo.

Dicas para as mães

Os estímulos são extremamente importantes para o desenvolvimento do feto. Por isso, como ele já está sensível à luz, aproveite para estimulá-lo. Aproximando e afastando a barriga de um foco de iluminação.

Você sabia que, através do útero, ele já consegue até mesmo distinguir a luz artificial da luz solar?

Nessa fase a mamãe também já deve começar a comprar os primeiros produtos de higiene para o filho. Dar início ao preparo do enxoval. O mais indicado é lavar as roupinhas do bebê à mão. Ou sem que elas sejam misturadas com roupas dos adultos. Sempre com detergentes neutros a fim de minimizar o risco de irritações e alergias.

31 Semanas de Gestação

Visto que as necessidades nutricionais do bebê estão no seu ponto máximo a partir do terceiro trimestre. É importante também que a mãe passe a dar mais atenção para a ingestão de proteína. Como vitamina C, ferro, cálcio e também do ácido fólico, preferindo sempre alimentos que sejam ricos nesses nutrientes.

Pergunta dos leitores

29 semanas de gestação são quantos meses?

As 29 semanas de gestação representam a 3ª semana do 7º mês de gravidez. O bebê tem 27 semanas de idade.

Com 29 semanas de gestação o bebê pode nascer?

Sem dúvidas, o ideal é que o bebê nasça com 40 semanas para ser considerado a termo. Ou seja, antes disso ele ainda é considerado um bebê prematuro e seu desenvolvimento não está completo. No entanto, com 29 semanas de gestação, se o bebê vier a nascer ele já está quase formado. E suas chances de sobrevivência estão perto de 90%.

Com 29 semanas de gestação o bebê mexe muito?

Sim, com 29 semanas de gestação já é possível sentir o bebê se mexendo bastante. E brincando coma s costelas da mãe. Vale lembrar que caso a mamãe fique por mais de 3 horas sem notar qualquer movimentação do feto. O mais indicado é buscar ajuda médica.

Pronto, agora você já sabe o que acontece com o bebê com 29 semanas de gestação. O que acontece com a mãe, como é o desenvolvimento fetal e diversos outros detalhes importantes. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *